Ver Feed RSS

Lançamentos Under-Linux

Mikrotik RB800 (e outros anuncios Mikrotik)

Avalie este Post de Blog
No seu newsletter número 22 a Mikrotik detalha a linha RB800, novas features além de dicas. Nessa newsletter (a versão original pode ser acessada clicando aqui) é detalhada também os recursos de BFD e Analisador de Espectro.

RB800

A RB800 que possui 4 slots miniPCI, 3 portas Gigabit além de um slot miniPCI-e e um slot compact flash. Ela também possui 2 conectores para placas extras (chamadas de daughterboards) que serão lançadas futuramente e permitirão expandir a quantidade de portas Gigabit ou wireless.
Ela suporta até 276.000pps, o que é essencial para tráfego de VoIP (grande quantidade de pacotes pequeno por segundo) e já vem com licença ilimitada de RouterOS Level6.

BFD

As versões de RouterOS 4.4 e superior terão como novidades o protocolo BFD e um analisador de espectro (por enquanto, este último recurso está disponível apenas nas RouterBOARD R2N e R52N).

O protocolo BFD (Bidirectional Forwarding Detection) esta sendo padronizado pelo IETF e sua função é permitir com que seja detectado rapidamente uma falha de comunicação entre dois equipamentos (independente da origem da falha).

A ideia é que um problema de comunicação (independente de sua causa) seja detectado rapidamente (mesmo antes da ação dos protocolos de roteamento). Esse protocolo é interessante para redes que possuam redundância de enlaces.

Analisador de espectro

O recurso de Analisador de Espectro permite fazer uma varredura das interferências e encontrar o melhor canal de operação. Essa funcionalidade ainda é experimental e é experado que surjam modificações significativas em breve, mas já está claro que essa funcionalidade vai muito além dos analisadores de espectro encontrados em outros equipamentos.

Muita gente pensa que basta ter um equipamento wireless ligado para causa interferência. Isso não é verdade, pois os equipamentos normalmente só geram interferência quando existe tráfego. Dessa forma o nível de interferência em uma região muda de acordo com o horário do dia e dia da semana e o ideal é ter um relatório da variação da interferência no tempo.

Um dos recursos interessantes do analisador de espectro é que ele permite visualizar a variação da interferência em um grande período de tempo dando uma visão melhor da realidade.

Outro recurso interessante é a capacidade de identificar a fonte dessa interferência: bluetooth, forno de microondas, wifi, etc.

Tudo isso faz desse recurso uma funcionalidade interessante para quem precisa instalar o Mikrotik em ambientes com interferência.


Para saber mais

[1] http://www.mikrotik.com/pdf/newsletter22.pdf
[2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Spectrum_analyzer

Atualizado 05-12-2009 em 22:52 por UnderNovidade

Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L