Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

KDE SC 4.4 Beta 1 Adiciona Abas as Janelas

Avaliação: 2 votos, 5,00 média.
Os desenvolvedores do projeto KDE liberaram o primeiro beta da versão 4.4 do KDE Software Compilation (KDE SC), codinome "Kompilation". Essa primeira pré-versão 4.4 vem embarcada com uma quantidade importante de mudanças, assim como, correção de bugs e muito trabalho de estabilização desse desktop livre. A mais importante dessas inovações está na adição de abas para as janelas, via gerenciador de janelas KWin. Essa nova funcionalidade permitirá que o usuário agrupe diferentes janelas de aplicação juntas, de modo similar a como o Firefox permite a organização de suas abas.

Já nesta versão 4.4 beta 1, encontramos melhorias no framework Nepomuk Semantic Search, assim como um novo backend de armazenamento e uma nova interface para o usuário. Além disso, temos mudanças no Plasma Desktop, que agora inclui elementos de interface atualizados pelo usuário, um novo widget de exploração, e a habilidade de compartilhar widgets com outros usuários na rede. O gerenciador de janelas KWin também ganhou a habilidade de dar um "tapa" nas extremidades das janelas, permitindo assim alinha-las lado-a-lado.

Entre as novas aplicações, destacam-se a ferramenta de blog Blogilo e duas aplicações científicas para matemática avançada e teoria de gráficos: Cantor e Rocs. Outras aplicações já existentes, como o Gwenview e o Dolphin, receberam melhorias. O framework de autorização KAuth foi adicionado a plataforma de desenvolvimento do KDE (KDE Developer Platform) para que seja possível o uso do escalonamento de privilégios de forma "fácil e segura". A plataforma de desenvolvimento também ganhou suporte a impressão frente e verso, suporte a scanners para a plataforma Windows, e as primeiras peças de integração do popular motor de renderização Webkit.


Para saber maiores detalhes sobre a versão, inclusive como obter os binários ou compilar o código-fonte, e saber a lista de problemas conhecidos, veja o anúncio da versão 4.4. e os seus planos para implementação. O desktop KDE é licenciado sob uma combinação grande de licenças: LGPLv2, BSD, MIT e X11 para as bibliotecas do núcleo, e GPLv2 ou GPLv3 para os aplicativos. A versão final do KDE 4.4 está agendada para ser liberada em 9 de fevereiro de 2010.


Saiba Mais:

[1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ws-878528.html
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L