Ver Feed RSS

Novidades do Mundo Open Source

Google Speed Tracer: descobrindo os gargalos das páginas web

Avalie este Post de Blog
O Google lançou uma extensão para o seu navegador que permite identificar claramente as causas de atrasos na abertura de páginas web. Essa ferramenta vai ser muito util para desenvolvedores de sites otimizarem o seu trabalho e para provedores de acesso Internet descobrirem as causas de problemas enfrentados pelos seus usuários.

Uma página não é algo simples

Uma página web não é apenas "uma coisa". Ela é composta de muitos objetos (dezenas deles) que, além do texto, incluem imagens, style sheets (css), scripts em diversas linguagens, animações, etc. e, para complicar, as vezes a mesma página possui objetos vindos de sites diferentes.
[PIC=right]http://under-linux.org/wiki/images/e/ec/Speedtracer.JPG[/PIC]
Tudo isso precisa ser carregado para que o usuário veja a página. Depois esse material todo precisa ser renderizado e processado: as imagens precisam ser dimensionadas e formatadas, os scripts processados e os eventos (cliques de mouse, digitação) interpretados.

É comum um provedor de acesso Internet receber reclamações de usuários sobre o tempo de carga de um site. Se o provedor não consegue reproduzir o problema no seu computador, sabe que é algo na máquina do usuário, mas o que fazer quando o problema ocorre também no seu computador? Como encontrar o ponto de atraso?

O mesmo vale para desenvolvedores de sites, que as vezes se deparam com atrasos misteriosos no processamento das páginas. Uma página que deveria carregar rapidamente acaba demorando demais (a ponto de causa reclamação por parte do cliente).

Uma opção é usar um sniffer como o Wireshark, mas o resultado é um monte de pacotes que precisa ser interpretado e as vezes não dá pistas significativas do problemas.

O Google Speed Tracer é uma maneira de resolver essas questões, pois ele indica claramente todas as tarefas desempenhadas pelo navegador e quanto tempo cada uma dessas tarefas tomou.

Para saber mais

http://googleblog.blogspot.com/2009/...=Google+Reader

Atualizado 09-12-2009 em 07:27 por LinuxN

Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L