Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

Lançado o Groovy 1.7

Avalie este Post de Blog
Este parece ser o "mês dos lançamentos" no mundo open source. O Groovy 1.7 [2], a linguagem dinâmica de código aberto para Java, acaba de ser lançado após dois betas e dois release candidates. Anunciando o lançamento do Groovy via desenvolvedores e pela própria SpringSource, Guillaume Laforge afirma que o desenvolvimento do Groovy vem sendo moldado por projetos como o Grails, o framework Griffon Swing, e outros desenvolvimentos baseados no próprio Groovy. Planejando já para 2010, Laforge disse que os desenvolvedores devem esperar "um Groovy mais modular e mais rápido, capacidades adicionais para DSLs mais legíveis e expressivas, e muitas novas características!".


A nova versão inclui um maior suporte para construções em Java, como as classes internas anônimas e classes aninhadas, além de melhorias nas anotações, que permita que as mesmas sejam adicionadas às importações, pacotes e declarações de variáveis, e uma saída mais legível das afirmações.

Dentre as outras melhorias, podemos destacar a reescrita do GroovyScriptEngine, um GroovyConsole melhorado, que permita mostrar as numerações das linhas, batch updates e transações no suporte SQL do Groovy, além de melhorias no Grape, o módulo de sistema do Groovy. Detalhes completos dessas e de todas as outras alterações do Groovy 1.7, você encontra nas notas de lançamento [3], as quais você encontra a disponibilidade de um plugin para o desenvolvimento Groovy no Eclipse. O Groovy está sob a licença tipo BSD/Apache e já pode ser encontrado para download [4].


Saiba Mais:

[1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...al-891840.html
[2] Site Oficial do groovy: http://groovy.codehaus.org/
[3] Notas de Lançamento do Groovy 1.7: http://docs.codehaus.org/display/GRO...+release+notes
[4] Download do Groovy 1.7: http://groovy.codehaus.org/Download

Atualizado 28-12-2009 em 20:06 por tuxdahora (Adicionando imagem.)

Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L