Ver Feed RSS

Linux: Código e Desenvolvimento em um Mundo Livre

Criando um Blog no Under-Linux: Parte 1

Avaliação: 2 votos, 5,00 média.
Seja Bem Vindo! Este é o primeiro de uma série de posts, que tem como meta ajudar todos os interessados em começar sua carreira como blogueiro, aqui no Under-Linux! Diariamente o Under-Linux é visitado por milhares de internautas ávidos por informações sobre Tecnologia da Informação e Linux. Sabemos que muitos de vocês tem potencial para expressar e passar seu conhecimento para o próximo em nossa comunidade. Vemos isso principalmente nos Fóruns do Under-Linux onde muitos comparecem diariamente, não somente atrás de informações úteis para o seu dia-à-dia, mas também para ajudar ao próximo em suas dúvidas relacionadas a tecnologia e informação. E por que não, começar a ter desde já o seu próprio Blog?


O Mote

Você sempre teve vontade de criar um Blog, mas achava que o caminho a percorrer sozinho é muito longo, frio e tenebroso? Quer ter um público grande e fiel aos seus posts logo de início, sem ter que começar do zero? Não sabe o que, e nem como postar em um Blog, mas tem conhecimento de sobra que gostaria de compartilhar? Pois você está no lugar certo. O Under-Linux possui uma ferramenta embutida em seu Portal que permite que todos os seus usuários registrados possam ter o seu próprio Blog, inteiramente grátis e com um grande público visitante todos os dias. Todos da mesma área de informática que você.

A Comunidade do Portal Under-Linux é formada, em sua maioria esmagadora, por profissionais da área de TI que trabalham em diversas empresas de todos os tamanhos espalhadas por todo o Brasil. Alguns são funcionários, alguns são os próprios donos das empresas, e alguns são profissionais autônomos de altíssimo gabarito que prestam serviço para pessoas físicas e/ou jurídicas na área. Se juntarmos todos os profissionais que nos visitam diariamente, preencheríamos todo o leque de atividades na área de informática que você possa imaginar. Aqui você encontra profissionais de rede, administradores de sistemas, desenvolvedores de software livre, programadores de alto nível em várias linguagens de programação, especialistas em servidores Linux e os vários sabores de Unix, Web Developers, Administrators e Designs, além de profissionais certificados de todos os níveis nas certificações LPI, Java, Cisco, Microsoft, e por ai vai.

Por sinal, no meio de tantos profissionais capacitados, o Under-Linux também é visto como um ótimo ponto de relacionamento profissional. Se você possui uma empresa e está em busca de um profissional qualificado para o seu quadro de funcionários, aqui é o seu lugar. Se você é um profissional qualificado e está em busca de oportunidades de trabalho, parcerias ou colaboração, aqui também é seu lugar. E uma das melhores maneiras de mostrar a comunidade a sua volta seus conhecimentos, área de atuação e foco de seu trabalho é criando um Blog. Muitos de nossos usuários possuem excelentes Blogs. Alguns chegam a marca de mais de 1000 visitantes em um único dia, para cada post publicado!

IMPORTANTE: Utilizem os seu Blogs apenas para disseminar o conhecimento e ampliar a comunidade a sua volta. Anúncios de empregos e outros pontos relacionados tem seu lugar no nosso Fórum. Qualquer um que desrespeite essa regra, terá seu post deletado e seu usuário apagado do Portal.

Na dúvida, esteja atento a nossa FAQ: http://under-linux.org/wiki/UnderLinux_Wiki:FAQ
Mas não pense que só os profissionais top-de-linha tem Blogs aqui no Under-Linux. O Under-Linux incentiva o uso do seu sistema de Blogs para seus usuários independente de seu nível profissional ou de conhecimento. Nossa comunidade está cheia de pessoas querendo ensinar e cheio de pessoas querendo aprender. E você pode ser novato em uma determinada área, mas para muitos usuários vocẽ poderá ser visto como um especialista em outras áreas. Se você tem algum conhecimento para passar, use o Blog do Under-Linux. Você vai se surpreender inclusive com a receptividade de nossa comunidade.


Criando Seu Usuário

O primeiro passo, principalmente para os novatos ao Portal under-Linux, é a criação de um usuário. Não se assuste. Se você está aqui pela primeira vez e se interessou em criar seu Blog, tudo o que você precisa fazer agora é criar uma conta de usuário no Portal. Com essa conta, você poderá ter seu Blog, participar de chats com outros usuários logados, fazer parte das milhares de comunidades criadas no Portal, enviar mensagens para outros usuários, ser integrante ativo de nossos Fóruns, e muitas outras vantagens. Se você é um usuário antigo do Under-Linux e já possui uma conta ativa no Portal, pule essa etapa e vá direto para a seção "Criando Seu Blog", logo abaixo. E não se preocupe que é tudo de graça. É a comunidade Linux e de tecnologia da Informação investindo nela mesma. Essa é a nossa força!

Como começar? Na página inicial do novo Portal Under-Linux (http://under-linux.org), você verá uma enorma caixa de texto amarela, logo abaixo do menu principal (Figura 1). Nela você verá instruções específicas de como proceder para criar seu novo usuário. De início o texto incentiva a leitura da FAQ (Frequently Asked Questions, ou no Português, Perguntas Mais Freqüentes) do Under-Linux. Nós recomendamos! Lá você encontrará todas as informações referentes ao funcionamento do Portal Under-Linux, e como você deverá se comportar como novo usuário.

Caixa de texto amarela com informa%u00E7%u00F5es %u00FAteis para visitantes que ainda n%u00E3o possuam conta de usu%u00E1rio no Portal Under-Linux, mas desejem cri%u00E1-las.

Figura 1 - Link para a criação de uma conta no Portal Under-Linux.

A seguir você verá o link "Registrar" que permitirá a criação de sua nova conta de usuário. Clique nesse link. Uma nova janela (ou aba, dependendo da configuração de seu navegador) será aberta. Esta é a página de criação e configuração de seu novo usuário. No primeiro campo, denominado "Nome do Usuário", preencha com o nome de usuário que você gostaria de utilizar. E não se preocupe que o sistema sempre lhe informará caso o usuário escolhido já exista. Se isso acontecer, você poderá trocar o nome de seu usuário quantas vezes precisar, até conseguir utilizar um que esteja disponível no sistema de cadastros de usuário do Portal (Figura 2).

O segundo campo é referente a senha de seu novo usuário. Preencha ambos os campos com a mesma senha e lembre-se de criar uma senha forte. Uma senha forte pode ser obtida pela utilização simultânea de caracteres maiúsculos, caracteres minúsculos, números, e toda essa nova senha com um mínimo de 8 a 12 dígitos (Figura 2).

Para evitar o uso de bots no sistema de cadastro do Portal, foi implementado o ReCAPTCHA. Preencha o campo disponível sempre com as duas palavras apresentadas pelo ReCAPTCHA, para dar continuidade ao processo de cadastramento.

Campos de preenchimento obrigat%u00F3rio de nome de usu%u00E1rio, senha, e a confirma%u00E7%u00E3o via reCAPTCHA.

Figura 2 - Preenchendo os dados de seu novo usuário na seção de cadastro do Portal Under-Linux

Ainda na mesma página você verá muitos outros campos com informações úteis para você se integrar com a comunidade do Under-Linux. Você pode alterar essas informações para melhor se adequar as suas necessidades. E não se preocupe! Você poderá voltar a esta etapa no futuro, sempre que precisar alterar alguma informação.

A seguir role a página até o final. Lá você encontrará uma caixa de texto xontendo as Regras do Under-Linux. Leia as regras com atenção (Figura 3). Para dar continuidade a criação de seu novo usuário, marque a caixa de confirmação "Você leu e CONCORDA em seguir as regras do Under-Linux". A seguir, clique no botão "Completar Registro".

Leia todas as regras do Portal Under Linux, CONCORDE com as mesmas, e ent%u00E3o, clique no bot%u00E3o "Completar Registro" para finalizar a cria%u00E7%u00E3o de seu novo usu%u00E1rio.

Figura 3 - Regras do Under-Linux. Leia-as, aceite-as, e confirme seu cadastro de usuário.


E pronto! Seja muito bem vindo ao Portal Under-Linux. Nós temos muito a contribuir com sua formação e profissão, assim como você também tem muito o que contribuir para os outros usuários desse Portal.


Criando seus Avatares

No Under-Linux, você tem a oportunidade de ter dois tipos de avatares: o avatar que representa a sua conta no Portal, e o avatar que representa o seu Blog. Na página principal do Under-Linux, clique no item de menu "Configurações", localizado no canto superior direito do Portal (Figura 4).



Item de menu "Configura%u00E7%u00F5es" d%u00E1 acesso ao usu%u00E1rio logado no Portal Under-Linux, %u00E0s configura%u00E7%u00F5es de sua conta.

Figura 4 - Link "Configurações" no canto superior direito da página principal do Portal Under-Linux.

Uma nova página será carregada e todas as opções do Painel de Controle de sua conta no Under-Linux irão aparecer. No canto esquerdo da página você encontrará a opção de menu "Minhas Configurações" em uma caixa de opções. Lá, você terá duas opções para cadastrar seus avatares. A primeira é o item de menu "Editar Foto do Perfil" e a segunda é "Editar Avatar". Clique na opção "Editar Foto do Perfil" e uma janela será aberta (Figura 5).


Edi%u0025u00E7%u00E3o de seu avatar pela op%u00E7%u00E3o de menu "Editar Foto de Perfil" localizado no conjunto de itens de menu "Minhas Configura%u00E7%u00F5es", no canto esquerdo da tela.

Figura 5 - Edição de avatar pela opção "Editar Foto de Perfil".


Siga todos os procedimentos para a escolha da sua Foto de Perfil e clique no botão "Salvar Mudanças" localizado no canto inferior direito dessa janela de configuração. A seguir, acesse o item de menu "Editar Avatar" nas mesmas opçõe4s de configurações do menu "Minhas Configurações". Nesta nova janela (Figura 6), escolha o seu avatar. Para finalizar, clique no botão "Salvar Mudanças" localizado no canto inferior direito dessa janela de configuração.

Criando seu avatar no Portal Under-Linux.

Figura 6 - Escolhendo uma imagem para ser o seu avatar.

Lembrem-se que vocês podem ter imagens diferentes de avatares para cada opção. Porém, caso queiram ter apenas uma única imagem representativa, selecione a mesma opção em ambos os cadastros de avatares do Portal Under-Linux.


Use Seu Blog

Depois de criar seus avatares, está na hora do ponto-chave deste tutorial: a utilização de seu Blog. Ao criar sua conta no Under-Linux, seu Blog já vem pronto para uso. Estando logado no Portal, você poderá acessar seu Blog de diversas maneiras. Uma delas é clicar no item de menu principal "Blogs" localizado no menu principal de qualquer página do Portal. Após clicar nesse item, vários sub-itens iráo aparecer abaixo do item "Blogs" (Figura 7). Selecione a opção "Meu Blog" e a página principal do seu blog será aberta.

Menu Blog aparecendo todos os sub-menuis. Para acessar seu Blog, clique no item "Seu Blog".

Figura 7 - Menu "Blogs" e seus sub-menus.


Caso esse seja o primeiro acesso ao seu Blog, você verá uma página sem nenhum post publicado. No canto superior direito da tela, logo acima das informações de seu usuário, você verá um botão denominado "Criar Novo Post" (Figura 8). Ao clicar nele você será lançado para a área de criação de um novo post no seu Blog.


Bot%u00E3o de acesso r%u00E1pido a cria%u00E7%u00E3o de novos posts em seu Blog.

Figura 8 - Botão "Criar Novo Post" no seu Blog.

Para quem já tem experiência com postagens de conteúdos em outros sistemas de Blogs, não vai ver aqui nada de muito diferente por aqui. Todos os sistemas de postagens nos mais variados Blogs encontrados pela Internet são muito parecidos com o do Under-Linux. Para aqueles em que esse é o primeiro contato com um Blog na vida, por favor acompanhe a segunda parte publicada nessa série de tutoriais.


Dúvidas?

Caso você tenha tido alguma dúvida até aqui, por favor deixe registrado nos comentários que responderei o mais rápido possível. Separei esse tutorial em várias partes para que o mesmo não fique muito cansativo para os leitores. Na segunda parte desse tutorial explicarei como efetuar seu primeiro post em seu novo Blog.


Links de Interesse

Para não perder a ordem dos posts do Tutorial "Criando um Blog no Under-Linux", segue abaixo a lista e os links dos posts existentes sobre o assunto:

[1] Parte 1: Criando sua Conta no Portal Under Linux
[2] Parte 2: Noções Básicas sobre a Criação de Posts em um Blog
[3] Parte 3: Formatação Básica de seus Posts<qtlend></qtlend>
Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         8378-novo-under-linux-pagina-principal-indicando-em-uma-caixa-de-texto-amarela-informacoes-neces.png
Visualizações:	290
Tamanho: 	43,3 KB
ID:      	8389  

Atualizado 07-01-2010 em 08:58 por code (Atualizando o Tutorial para o Novo Portal Under-Linux.)

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de PEdroArthurJEdi
    Você fez um verdadeiro Under-Linux HOW TO, huahuahua

    Abraço!
  2. Avatar de code
    Citação Postado originalmente por PEdroArthurJEdi
    Você fez um verdadeiro Under-Linux HOW TO, huahuahua

    Abraço!
    E já tem a segunda parte pronta! :-D

    Você confere ela aqui: Criando um Blog no Under-Linux: Parte 2
  3. Avatar de saryshagan
    Muito bom! Meus parabéns!
  4. Avatar de cesarasilva
    Alguém roubou o botão "Criar Novo Posts", chamem a Perícia!!!

    kkkkkkkkkk

    Falando sério, ouve alguma mudança? Aonde foi parar o link para criar novos posts no meu blog?

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L