Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

OLPC XO-3 Será um Tablet

Avalie este Post de Blog
De acordo com uma entrevista concedida com Yves Behar, o fundador do fuseproject, que é a companhia que projetou o portátil OLPC XO-1 original, o próximo portátil XO-3 será um Tablet minimalista com dimensões de 8,5 por 11 polegadas, incluso com uma tela touchscreen. Esse é exatamente o tamanho do papel Carta, que é o "padrão" norte-americano em uso (aqui no Brasil a preferência é pelo formato A4). Por ser exclusivamente um Tablet, o XO-3 virá apenas com um teclado virtual e uma câmera embutida. Behar afirma que deseja "trazer a identidade do OLPC para a vida nesta nova forma", e para ele isso significa "jogar fora toda a complexa identidade visual dele. trazendo tato, simpatia, toque e cor". O novo dispositivo terá "praticamente nenhuma estrutura de armação".


Behar informa que, assim como Nicholas Negroponte, fundador da OLPC (One Laptop Per Child) [2] e atual presidente da dessa mesma companhia, deseja que o dispositivo não possua nenhum "buraco". Provavelmente o XO-3 utilizará o processo de indução para recarregar sua bateria, através de sua casca de plástico. Como previamente confirmado com Negroponte, o lançamento do XO-3 é esperado para 2012, e o mesmo deverá custar US$75. Porém, antes do lançamento do XO-3, Negroponte quer lançar as versões XO-1.5 e XO-1.75. Ambas são baseadas no design da versão XO-1.0. O primeiro, o XO-1.5, será vendido por US$200 a partir de janeiro de 2010. O segundo, o XO-1.75, deve ser lançado em 2010 e não tem preço sugerido. Seu único diferencial marcante será no uso de um processador ARM.

O projeto OLPC é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é a de fornecer laptops de baixo custo para todas as crianças ao redor do mundo, com o intuito de contribuir para a auto-educação das mesmas.


Saiba Mais:

[1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ed-892125.html
[2] OLPC: http://laptop.org/en/vision/project/index.shtml

Atualizado 29-12-2009 em 12:32 por tuxdahora (Adicionando imagens.)

Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L