Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Mais um prego no caixão do WiMAX

Avalie este Post de Blog
Em vários artigos (e a muito tempo) venho divulgando os problemas enfrentados pelos WiMAX e como seu concorrente (LTE) está ganhando terreno. Sempre que escrevo algo assim, também surgem uma enorme quantidade de comentários desaprovadores ou contrários (a grande maioria, infelizmente, sem embasamento).

Nome:      wimax.png
Visitas:     2094
Tamanho:  7,4 KB

Esta semana surgiu mais uma notícia a favor da minha teoria de que o WiMAX tem um pouco futuro. Um importante executivo da Alcatel-Lucent anunciou que também tem a mesma opinião (LTE irá dominar o mercado):

Alca-Lu exec: WiMAX has lost to LTE

Como o próprio artigo cita, o comentário não é insignificante como os meus. Vem de um dos principais fornecedores de equipamentos WiMAX.

Saiba Mais:

[1] FierceWireless: Alca-Lu exec: WiMAX has lost to LTE
[2] ZDNet: WiMax lost against LTE, says Alcatel Lucent
Categorias
Artigos

Comentários

  1. Avatar de kleberbrasil
    A comparação do LTE com o Wimax você inclui o Nomádico também ou só o Móvel?
  2. Avatar de mlrodrig
    Nomadico, na minha opinião, é o nome que se dá a todo equipamento baseado em uma tecnologia wireless inacabada, aonde o fabricante tenta faturar algum antes mesmo de terminar o desenvolvimento da tecnologia.
    Dessa forma, como o WiMAX tentou correr para ganhar mercado antes do LTE, criou esses tipo de conceito. No caso do LTE, a mobilidade é completa, assim eu nunca vi nenhum equipamento LTE tido como nomádico (houveram alguns anuncious, mas não se concretizaram até onde eu sei).

    Assim, ao meu ver, o conceito de nomádico (agora que ambas tecnologias estão desenvolvidas como móvel "full") vai ficar apenas como uma curiosidade histórica (como Betamax, FDDI ou Token Ring).

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L