Ver Feed RSS

Negócios & TI

O Pote de Maionese e as Duas Cervejas

Avaliação: 3 votos, 5,00 média.
Bom pessoal, estou escrevendo aqui novamente para dividir uma lição de vida com vocês. Não é um livro de auto-ajuda nem nenhum milagre, mas uma simples história que ocupa não mais que uma página, sem autor atribuido, que eu carrego sempre comigo.

Eu tenho esta mesma história pendurada em minha sala no escritório e também em minha casa, para que eu possa sempre estar ciente quais são os reais valores da vida, e que eu nunca os esqueça. Por que não postá-la aqui também?

O Pote de Maionese e as Duas Cervejas

Quando as coisas em sua vida parecerem demais pra aguentar, quando as 24 horas do seu dia não forem o suficiente, lembre do pote de maionese e as duas cervejas.

Um professor, diante de sua turma, prepara-se para uma aula de filosofia. Tem diante dele alguns itens, e quando a aula começa, sem dizer uma palavra, o professor pega um grande pote de maionese vazio o começa a enchê-lo com bolas de golfe. Ele então pergunta aos alunos se o pote está cheio. Todos concordam que está.

Em seguida, o professor pega um punhado de pedrinhas bem pequenas e as despeja no pote. As pedrinhas rolam por entre as bolas de golfe e preenchem seu espaço. Mais uma vez, o professor pergunta à classe se o jarro ficou cheio. Sim, todos concordam.

O professor então pega um punhado de areia e a despeja no pote. A areia foi então se ajeitando por entre os espaços deixados pelas pedrinhas, e os preencheu completamente. Em resposta à pergunta do professor, a classe finalmente assente que desta vez o pote está completamente cheio.

Aí então o professor se abaixa e retira duas latas de cerveja que estavam debaixo da mesa e as derramam no pote, dessa vez efetivamente preenchendo todo e qualquer espaço vazio. Os estudantes riram.

'Agora', disse o professor, 'enquanto a turma ria, quero que vocês considerem esse pote como uma representação de suas vidas. As bolas de golfe são as coisas importantes: família, seus filhos, sua saúde, seus amigos, suas paixões. Coisas que mesmo se tudo fosse perdido, sua vida ainda estaria repleta de alegrias.

As pedrinhas são as outras coisas que importam: seu trabalho, sua casa, seu carro.
E a areia representa todo o resto, ou seja, as coisas pequenas de menor importância.'

'Se você colocar a areia no jarro primeiro', continuou ele, 'não haverá espaço para as pedrinhas ou as bolas de golfe.

O mesmo vai para sua vida.

Se você gastar toda sua energia com as coisas pequenas, você nunca terá espaço para as coisas que lhe são realmente importantes. Preste sempre atenção nas coisas que realmente lhe fazem feliz.
  • Passe um tempo com seus filhos.
  • Passe um tempo com seus pais.
  • Visite seus avós.
  • Economize algumas horas ao longo do ano para fazer seu check-up médico.
  • Leve sua esposa para jantar fora.
  • Nunca se esqueça de sempre repetir tudo citado a cima.'

'Sempre haverá tempo para limpar a casa e arrumar o carro. Sempre cuide das bolas de golfe primeiro, elas são o que realmente importa. Defina suas prioridades! Todo o resto é somente areia.'

Um dos alunos então levantou sua mão e perguntou ao professor o que as cervejas representavam.

'Fico feliz que tenha perguntado!', respondeu o professor.

'Ela mostra que não importa o quanto sua vida lhe pareça completamente cheia, sempre existe espaço para tomar algumas cervejas com seus amigos'.

Atualizado 05-02-2010 em 19:29 por Fernando

Categorias
Negócios

Comentários

  1. Avatar de alamdias
    Conheço e assino em baixo.

    Como alguns sabem meu pote estava cheio de areia, que se chamava provedor.

    Inverti as coisas e hoje tem um pouco de cada, mas a família, sempre alí.

    Abraços

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L