Ver Feed RSS

ninjaquitite

Servidor Mikrotik para Clientes Corporativos Windows

Avalie este Post de Blog
Nos últimos tempos instalei alguns clientes que necessitavam de mais banda e mesmo assim não era nunca o suficiente, pois o compartilhamento feito na guerra deixava alguns chefes aborrecidos. Criei então uma solução que foi muito boa. Vamos ao cenário.

Um cliente corporativo, com 18 máquinas na rede e sem um técnico em Linux tinha o problema e me ligava direto, reclamando da internet. Testava, mandava e estava tudo ok. O problema era que a máquina 12 baixava de tudo o dia inteiro e travava todo mundo. Sugeri a colocação de um servidor, uma máquina exclusiva, mas houve relutância do técnico da empresa em adotar um Linux, além de não disponibilizar o "faz me rir" para a compra do server. Para eliminar o problema e não brigar com o bom cliente fiz o seguinte:

  1. Peguei a máquina que eles chamavam de servidor (WIndows XP com Freeproxy) e coloquei mais uma placa de rede. Mantive o windows xp de 4 gb de mémória e hd de 320, processador 2.8 e tudo mais.

  2. Instalei na máquina o "Virtual Machine" da Microsoft (Free) e criei a seguinte máquina virtual: 1Gb de memória - 100GB de HD. O programa é intuitivo e meu filho de 11 anos instala.

  3. Instalei o mikrotik no "virtual machine", coloquei o arquivo no "inicializar" do windows e fiz tudo como já sabemos no Mikrotik. Hotspot, Controle de banda, bloqueio de P2P, webproxy com 90GB de HD, guardando arquivos de até 50MB, cache full.


Personalizei a página do hotspot com a logo da empresa e tudo mais. 1 hora de trabalho. Resultado: A internet local melhorou consideralvente, passou a haver um controle e a máquina 12 ficou com a menor banda na rede ( o chefe mandou) e todo mundo feliz. Mas quem ficou mais feliz ainda foi eu, que tive uma redução de 30% de consumo de banda neste link.

Assim fiz com mais dois telecentros comunitários que atendo na cidade e ficou muito bom e principalmente mais barato. Sei que do AP para dentro, mas valeu a pena a criação da rede local com mikrotik.

Detalhe: fiz o backup deste sistema e usei nos demais, mudando de 1 hora, para 15 minutos de trabalho.

Atualizado 02-03-2010 em 01:54 por code

Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de Claudio
    interessante, teria como montar uma super maquina, tipo phenom x4 com 4 gb de memo e usar o thunder cache no mesmo computador pessoal ??? rsrs, economia seria muita heim
  2. Avatar de ninjaquitite
    Sim, mas precisamos pensar nisso somente para clientes com muitas máquinas em uma rede e que a super-máquina está sendo desperdicida só com o windows e tal - Os servidores do provedor sempre serão dedicados. Mas, ja fiz sim, com ubuntu rodando squid+thunder e mikrotik, tudo na mesma por máquina virtual linux. Ficou até bom, bastou particionar na instalação uma para cada sistema. Falando em Thunder, vamos testar aqui agora um proxy regional. Estamos interligados em 4 cidades, com aproxidamente 800 clientes - Eu e mais dois amigos do ramo - Colocamos 4 tera de hd e 8 GB de memória com dois processadores independentes. Estamos em fase final de testes, assim que tiver na ativa posto o desempenho. A idéia é boa - 800 clientes tem muita coisa em comum em suas navegações. Até mais e um abraço.
  3. Avatar de Gabriel123
    aqui eu estou fazendo isso tmb... estou instalando RB xxx coloco nela um cartao bom e uso ela como servidro de rede para varios clientes....

    tmb estou trocando as APs em condominios com mais de 4 clientes... e ateh agora é so aleggria ...
  4. Avatar de ninjaquitite
    Funciona bem e reduz banda
  5. Avatar de Claudio
    Cheguei ha pouco, instalei o Virtual PC, instalei o MK pra testar e fiquei de boca aberta kara, funciona redondinho, vo mete mais uma placa de rede nele pra testar.. agora to instalando o ubuntu server 9.04 pq to tendo dor de cabeça pra rodar o thunder 3, se rodasse numa maquina apenas o MK + Ubuntu + Squid + Thunder eu ia pra galera... vc disse q testou como se comportou, atendo na média de 50 clientes aki to usando para testes MK com cache full e ta show de bola, mas quero melhorar ainda mais a qualidade de atendimento aos clientes. Abraço e Muito bom seu post, acendeu uma luz sobre minha cabeça !!!
    Atualizado 28-02-2010 em 15:54 por Claudio
  6. Avatar de ninjaquitite
    Sim. Roda filé. A máquina tem de ser boa, uns 4 GB memória e um hd grande devido ao thunder. Na instalação do Ubu, particiona com em 4 ou 5 partes e considera "/" para o sistema e squid, "/thunder" para o tunder na outra partição ( na maior e exclusiva para ele - 50 clientes 200GB) coloca para escrever as url's de orkut que trafega auto todos os dias, youtube, youporn, videos uol, terra, globo e tudo mais que o thunder vai te dar. Na outra, cria a "/Virtual pc linux - mikrotik. Detalhe importante, na conf do webproxy, seta para parent normal, buscando no Squid/thunder e não se esqueça de deixar o objeto do MK pequeno para o hd, se não vc vai guardar duas vezes muitas coisa. Coloca com 1024 no lugar 4096 - 1 MB, já que tudo vai sair do Squid/thunder, praticamente ele passa direto no webproxy.
    Na prática fica assim - Ubu=1GB e part. sistema + squid/thunder = 2GB e part. dedicada + virtual Linux = 512 MB + Mikrotik= 512 MB, tudo somado a um bom processador ou dois de preferência + dua placas de rede 100/1000 e servidor completinho com os atuais melhores recursos de aceleração e economy de banda. Mais um detalhe - Manda tudo via cachefull.

    Valeu gente! Isso se chama cooperar...
  7. Avatar de sergio
    Leia o FAQ e notará que o portal Under-Linux é TOTALMENTE contra a pirataria, então por favor edite seus comentários e remova qualquer alusão à software pirata.
  8. Avatar de Claudio
    Citação Postado originalmente por sergio
    Leia o FAQ e notará que o portal Under-Linux é TOTALMENTE contra a pirataria, então por favor edite seus comentários e remova qualquer alusão à software pirata.
    Boa tarde Sergio, ja vi muitos posts seus contra a pirataria, mas instalei a versao 2.9.27 com cache full pra testes, mas em momento algum no post disse " MK Pirata ", uso uma 600A na torre, to tentando montar uma maquina só pra rodar thunder e MK... reli agora meu post, e vi q ta dando duplo entendimento mesmo... deixa editar ele
    Atualizado 28-02-2010 em 15:35 por Claudio
  9. Avatar de Claudio
    Bom voltando ao foco do Post principal, tentei instalar o ubuntu server 9.04 no Virtual PC e não deu certo a tela fica toda riscada, conflito, to baixando o Virtual Box agora pra testes...

    ninjaquitite - Pra rodar essa Super Maquina 3 em 1 o q recomenda , instalar o XP, depois Virtual Box + Ubuntu + MK (Licençiado) ou usar o virtual box para linux direto, pois nao tenho nenhuma distro linux desktop, apenas o ubuntu server mesmo, quanto ao pc to pensando no x4 955 phenom 3.2 ghz com 4 gb de memo e um HD de 750 G
  10. Avatar de ninjaquitite
    Citação Postado originalmente por sergio
    Leia o FAQ e notará que o portal Under-Linux é TOTALMENTE contra a pirataria, então por favor edite seus comentários e remova qualquer alusão à software pirata.
    Atualizado 01-03-2010 em 00:54 por ninjaquitite
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário