Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Microsoft lança campanha anti-trust contra o Google na Europa

Avalie este Post de Blog
A Microsoft é uma das empresas campeãs em processos anti-trust (principalmente na Europa) como réu. Quer seja quando ela adicionou o Internet Explorer ao Windows 98 (e matou a Netscape), quer seja as campanhas de marketing agressivas que excluem os concorrentes das lojas, por várias vezes os órgãos de regulação de mercado tem entrado contra a Microsoft, muitas vezes obrigando-a a mudar de estratégia.

No entanto desta vez surgiu algo diferente: a Microsoft está agitando o mercado, buscando apoio de outros concorrentes do Google para entrar na Europa com uma ação contra o Google. O alvo é mecanismo de anuncio do Google (Adwords) que segundo a Microsoft não permite a entrada de concorrentes.

É verdade que a Microsoft vem sofrendo para promover o seu site de buscas Bing. Segundo o site Alexa, o Bing (no mundo todo) tem um volume de tráfego menor do que o Google tem somente na Índia. Com isso a Microsoft está tendo muitas dificuldades em conseguir anunciantes e - conseqüentemente - tornar o site lucrativo.

Agora o que mais me chama atenção nessa história é a mudança de perfil. Existe uma regra básica em marketing que é a seguinte: "quem está em primeiro lugar nunca ataca". Isso quer dizer que apenas o segundo colocado em diante (em qualquer mercado) que deve realizar ataques. Isso significa que a Microsoft está definitivamente assumindo seu lugar como "segunda colocada" nesse corrida.

Que a Microsoft considera o Google um potencial concorrente, isso todo mundo sabe (inclusive no mercado de sistemas operacionais), mas será que a coisa está chegando a um nível tão crítico a ponto dela estar já assumindo a postura de "segundinha"?

Para saber mais

[1] Reuters: Microsoft says Google acts raise antitrust issues

Atualizado 04-03-2010 em 14:01 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de Não Registrado(s)
    Essas grandes empresas tem diversas áreas de atuação. Não gengeralize como "segunda" uma empresa lider em vários desses setores. Na questão de ferramentas de busca com certeza a microsoft é irrelevante, e passou a época onde admitir isso publicamente era vergonhoso.... é apenas a realidade... nada mais comum que um processo sem jurisprudência como esse pra agitar as coisas por lá....

    É jogar verde...

    Mesmo achando que não vai colar.
  2. Avatar de Jockerman
    Quem tem um blog, ou um site movimentado pode ganha dinheiro com anuncios do Google. Quem quer anunciar pode utilizar o AdWords.

    Uma engenhosidade do Google para ganhar dinheio e fazer os outros também ganharem. Sóe esta incomodando a Micro$oft.

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L