Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Lista de comandos Linux para administração e monitoramento

Avaliação: 2 votos, 3,00 média.
O Linux possui uma série de comandos que permitem ao administrador monitorar o que está acontecendo com seus processos, usuários e periféricos.

Aqui vai minha lista de comandos preferidos, com alguns comentários.

ps - processos em execução

Como qualquer sistema operacional moderno, o Linux executa vários processo simultaneamente. Alguns ficam apenas esperando requisições, como o Apache ou MySQL. Outros como o Cron realizam tarefas ativamente.

Se você trabalha com Linux a mais de 2 semanas, já deve conhecer o ps, então vai aqui a minha sintaxe preferida:

ps auxw

Esse comando mostra todos os processo que estão sendo executados, inclusive os serviços que o servidor disponibiliza como HTTP e FTP (alguns serviços podem ser disparados através de INETD ou XINETD, que nesse apenas esse super-serviço irá aparecer).

Nesse comando, o que mais gosto é a opção "w" que aumenta o espaço disponível para cada linha. Alguns processos tem sintaxe muito longa e saem cortados sem o "w". Sofri muito até descobrir essa opção.

top

O comando top mostra os processo em tempo real, ordenados pelos que consomem mais recursos (o comando possui opções para outras ordenações, mas a default para mim é a melhor).

O servidor está lento? O top pode te dar uma boa pista de quais processos estão comendo processamento (coluna %CPU) e memória (coluna %MEM).

Acima da lista de processo, o comando mostra algumas informações sobre as CPUs (linha "Cpu(s):") aonde, entre outra coisas, temos o tempo livre (%id de idle), tempo gasto com programas (%us) e tempo gasto com processos internos de sistema (%sy).

w

O comando w (cuidado para não ter câimbra nos dedos para digitar esse comando "tão" longo) lista os usuários conectados (inclusive eventuais hackers invadindo o sistema podem ser vistos por aqui).

uptime

Bem conhecido, mas vale ser lembrado: indica quanto tempo o servidor está no ar, ou seja, quanto tempo desde o último boot se passou.

Um linux com uptime baixo sem nenhuma razão óbvia (por exemplo, não é desligado) é sinal de problema (sobreaquecimento por exemplo).

Ele também mostra a carga média dos processadores.

ngrep

Trabalha sobre o tcpdump para se transformar em um sniffer de pacotes. Ideal para identificar aqueles problemas mais complexos dentro da rede.

ifconfig -a

Lista todas as interfaces de rede do Linux, juntamente com informações detalhadas de seu estado, dados de camada de enlace (por exemplo MAC das placas Ethernet), camada de rede (IP), etc.

route

Lista todas as rotas, ou seja, indica como o Linux está roteando os pacotes.

Esta é a minha lista de comandos de administração preferidos, mas creio que você deve ter a sua também. Se você conhece algum outro comando interessante, por favor compartilhe com o resto da comunidade Under-Linux, com seu comentário abaixo.

Atualizado 11-04-2010 em 20:43 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de alexrock
    Esse w não conhecia não...
  2. Avatar de Não Registrado(s)
    [QUOTE=alexrock;bt7342]Esse w não conhecia não...[/QUOTE]

    pior que eu tambem nao conhessi nem o ngrep
    o ps eu fazia assim para aparecer a linha toda:
    ps aux | cut -c1-
    POG, mais funcionava... :P
    kkkkkkk
  3. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s)
    pior que eu tambem nao conhessi nem o ngrep
    o ps eu fazia assim para aparecer a linha toda:
    ps aux | cut -c1-
    POG, mais funcionava... :P
    kkkkkkk
    O interessante da opção w do comando ps é que para cada w acrescenta uma linha, assim se houverem linhas muito, muito, muito grandes, pode-se usar vários w´s:

    ps auxwwww

    Isso vair permitir várias e várias linhas para o comando.
  4. Avatar de Franzinha
    esse do w no ps também não conhecia, gosto de usar "ps aux" e também "netstat".
    ótimo post
  5. Avatar de edufenix
    Não conheço muitos mais gostei desses , são bem fáceis de usar ! Só não deu muito certo o ngrep !
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L