Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

O fim do IPv4: IANA anuncia o uso de mais 2 blocos de IPv4

Avalie este Post de Blog
O IANA é o organismo internacional que controla, entre outras coisas, a distribuição dos mega-blocos de endereços IP. Haviam 11 e este mês foram requisitados mais 2 (inclusive um deles para o LACNIC, que cuida da região ao qual o Brasil está incluido) sobrando, agora, apenas 9.

Nome:      ipv6.jpg
Visitas:     2791
Tamanho:  23,3 KB

Foram os blocos 31/8 e 176/8. Isso quer dizer que, até agora, nenhuma rede tinha seu IP iniciado com 31 ou com 176, mas agora irão surgir as primeiras (por exemplo, 31.10.5.100).

Com o crescimento da Internet na Africa e a alta demanda por equipamentos móveis inteligentes (PDAs, smartphones, etc) o consumo de endereços IP aumento significativamente. Infelizmente não é possível fazer NAT sobre NAT sobre NAT, assim os IP verdadeiros estão sendo consumidos a uma taxa nunca antes vista.

O consumo atual está em pelo menos 1 bloco desses por mês. Ou seja, todo mês o IANA recebe pelo menos uma requisição válida de mais IPs (eu digo válida, porque o IANA tem regras claras de quem pode pedir IPs e quando esse organismo pode faze-lo). Fazendo as contas, temos de 6 a 9 meses para que o último bloco seja distribuído.

A partir desse dia (quando o último bloco IPv4 for distribuído) será o inicio de um novo mundo, mas também o inicio de uma nova época de mudanças, que com certeza irão gerar uma grande quantidade de novas oportunidades de negócios.

Você está preparado para o novo mundo IPv6?

Para saber mais

[1] Site IPv4 Depletation: http://ipv4depletion.com/?p=390
[2] Lista dos RIRs e suas áreas de atuação: https://www.arin.net/knowledge/rirs/countries.html
[3] Como será a entrega do último lote de IPv4: http://ipv6-pt.ning.com/profiles/blo...o-e-exatamente

Atualizado 19-05-2010 em 16:30 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de mktguaruja
    É galera ipv6 vai vim com força total !

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L