Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Google TV - o Começo do Fim da TV como Conhecemos

Avalie este Post de Blog
Creio que, entre todos os usuários que tem um blog regular aqui no Under-Linux, acho que sou aquele que causa mais polêmicas. Basta dar uma olhada nos comentários que recebi sobre meus artigos sobre o fim do Wi-MAX ou meus lamentos pelo fato do Brasil ter sido escolhido como sede da Copa (apesar disso, ainda continuo firme nas minhas opiniões iniciais sobre estes assuntos).

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         googletv.jpg
Visualizações:	1204
Tamanho: 	25,1 KB
ID:      	11698

Este artigo não deve ser diferente. Estou aqui, neste momento, anunciando o começo do fim da TV como conhecemos. Quando digo "o começo do fim", quero dizer que a partir de agora haverá uma tendência gradual de declínio de tudo associado com o mercado de TV, na forma como é hoje.


A TV como é hoje

Mas como é a TV hoje? Basicamente um negócio que movimenta milhões, dividido em dois grandes grupos de fornecedores. Não importa em que país você esteja, você sempre vai ter:

  • TVs locais, de grandes gupos de mídia.
  • Canais "pasteurizados", como Discovery Channel, Fox, HBO, etc com abrangência global.


Ambos requerem grandes volumes de investimento e, assim, acabam sendo sempre controlados por uma minoria. Associado ao seu poder de convencimento do público, esta situação sempre gerou grandes críticas por parte daqueles que defendem os direitos de expressão e liberdade.


Google TV muda isso tudo

Através do Google TV isso muda tudo. Irão surgir na Internet milhares e milhares de canais dessa nova TV. Assim como qualquer um pode criar um site (e alguns desses acabam ganhando grande fama, mesmo com quase nenhum investimento) o Google TV dará a mesma chance para quem tiver uma boa idéia e uma câmera na mão.

O Google TV não é igual a aqueles equipamentos de "Internet TV", que permitiam navegação na Internet direto no televisor e que surgiram (e se foram) a alguns anos atrás. Esses pioneiros tinham tudo contra eles (por isso não deram certo): televisores com baixa resolução, Internet de baixa velocidade e falta de conteúdo.

Hoje as TVs são HDTV, a banda larga permite vídeo em tempo real e o Google TV resolve a questão do conteúdo (tanto geração, hospedagem e divulgação).

Repare que não é apenas um "Youtube para TV". O Google TV também inclui o Youtube, mas vai muito além. Por exemplo, eles estão fazendo acordos com estúdios e, gradualmente, mais e mais produtores irão aceitar divulgar seus conteúdos via Google TV (até mesmo pela força da Internet, porque se não fizerem, irão perder mercado para quem fizer).

No que isso muda a TV? Isso significa o fim da TV financiada por propaganda (ou "reclames") na forma como é hoje. A forma de anunciar (e ganhar dinheiro) para as emissoras de TV terá que mudar.

Neste momento o Google (que já conhece muito bem o mercado de anúncios voltados ao perfil do consumidor) deve conseguir uma vantagem competitiva muito interessante (que tal oferecer raquetes para quem assiste partidas de tênis, ou camisa do seu time quando estiver assistindo a um jogo de futebol?).

E você, como pretende ganhar dinheiro com o Google TV?


Links de Interesse:

- Announcing Google TV: TV meets web. Web meets TV

Atualizado 21-05-2010 em 16:06 por code

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de mlrodrig
    Nota adicional: para quem acha que o TV via Internet não funciona, que tal assistir ao Vídeo do lançamento do Google TV no evento Google I/O (que reúne os principais desenvolvedores Google). Mas assista no site do Youtube (se você assistir dentro de alguma página, não terá o recurso de tradução de legenda em tempo real, pelo menos não encontrei como fazer):

    YouTube - Google I/O 2010: Google TV Keynote - Introducing Google TV

    Sugestão: coloque em alta resolução 720p (no canto inferior à direita, o default é 360, mude para 720p) e coloque tela cheia no seu computador. Mas não continue ainda, em CC (também no canto inferior esquerdo) escolha "Traduzir legendas" e coloque em português.

    Impressionante...
    Atualizado 21-05-2010 em 14:49 por mlrodrig
  2. Avatar de code
    Sim! Muito impressionante :-D O Futuro da TV pode ser o Google...
  3. Avatar de mktguaruja
    Caramba, quando pensei que a google não tinha mais o que dominar, chegou essa Google Tv. Sempre superando obstaculos.
  4. Avatar de Thais
    O Google no final vai dominar TUDO..rsrsrs
    Em todos os setores está dominando e quebrando as pernas de gente que faz um serviço mais ou menos e cobra por isso, como exemplo os gráficos de análise de visitação de site e alcance de publicidade, onde alguns pacotes de registro oferecem tal serviço tarifado e não tão eficiente.
    Agora veio a Tv, que, depois de um tempo razoável (leia-se demora de aceitação de pessoas como donas-de-casa e afins) irá dividir e talvez até sucumbir o espaço da TV de hoje.

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L