Ver Feed RSS

mktguaruja

Iniciantes em JavaScript

Avalie este Post de Blog
Pessoal, estou aos poucos postando no meu blog o Tutorial SQL. Agora eu esto com um projeto de JavaScript e achei interessante dividir o pouco que sei.

Bem o JavaScript é um linguagem interpretada, diferente das linguagens compiladas como por exemplo o C++, C# entre outras. O JavaScript é uma linguagem que permite injetar lógicas em códigos HTML. As páginas HTML pode ser ser escritas em bloco de notas, frontpage entre outros software.

O JavaScript é ferramenta para desenvolver páginas dinamicas na Web, que foi desenvolvido pela NetScape, que no começo do projeto foi chamada LiveScript. Um pouco antes do lançamento em 1995 a NetScape fechou um contrato com a Sun MicroSystem, para desenvolver a nova linguagem juntos. A partir disso a linguagem passou a ser chama de JavaScript.

Para inserir o código JavaScript na sua página html, tem que ser identificado da seguinte maneira:
Código:
 <html>
<body>
<script type="text/javascript">
   // instruções
      </script>  
 </body>
</html>
Este procedimento pode ser inserido em qualquer parte do arquivo HTML dependendo da função que esse script esteja exercendo, pois tem funções que podem ser inseridas antes da tag body, ou ate mesmo antes da tag head. Mas para facilitar a manutenção podemos seguir um padrão de sempre inserir o código no começo do HTML.

Lembrando que a linguagem JavaScript é uma linguagem interpretada, sendo assim são sensíveis ao tipos de caracteres(maiúsculo e minúsculo). Portanto vamos obedecer a forma de escrever os comandos de acordo com esse pequeno tutorial.

Para se comentar um script dentro da página HTML usamos a seguinte comando /*conteudo*/ , lembrando que temos que ta dentro das tags <script> </script>.

Vamos deixar um pequeno exemplo de JavaScript

Exemplo:
Código:
<html>
<body>
  <script type="text/javascript">
      document.write("Portal Under-Linux!")
      </script>  
</body>
</html>
Concluindo, pessoal fiz esse pequeno texto em JavaScript principalmente para quem esteja ingressando hoje nas linguagem de programação, mostrando um pouco dessa grande ferramenta para Web.

Atualizado 24-05-2010 em 16:58 por code

Categorias
Artigos

Comentários

  1. Avatar de osmano807
    Seguinte, não sei onde li, mas o padrão da W3C seria assim:
    Código PHP:
    <script type="text/javascript">
          
    document.write("Hello World!")
          
    </script> 
    Com o mime-type, ao invés de language. Conforme o site: HTML 5 script Tag

    Teria vários tipos de mime-type, para suportar os vários tipos de Javascript que existem.
  2. Avatar de mktguaruja
    Obrigado Osmano, vo fazer com o padrão w3c, pois aprendi e desenvolvo desse jeito, mais se tempos um padrão vamos respeita-lo. Obrigado pela dica.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L