Quantcast
O fim do IP está próximo

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org

Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

O fim do IP está próximo

Avalie este Post de Blog
Até meados do ano que vem a IANA (que controla a distribuição dos endereços no mundo) deve entregar o último lote. Depois disso existe o estoque local dos RIR (associados regionais de cada continente) deve durar mais uns 6 meses.

Isso significa que, muito provavelmente, a partir do começo de 2012 qualquer novo link, enlace ou conexão Internet, quer seja com IP válido ou inválido, quer seja com IP fixo ou dinâmico, vai ser obrigatoriamente IPv6. Isso também vale para conexões ADSL, cable modem, link dedicado, etc, etc.

Eu já falei em vários artigos (veja no Saiba Mais abaixo alguns deles) sobre o fim do IP tradicional e como as empresas e provedores estão despreparados.

Já faz mais de 2 anos desde que eu comecei a me interessar e acompanhar a evolução do IPv6 no Brasil, e praticamente nada mudou nesse período. A vasta maioria dos gerentes de TI, coordenadores de informática e administradores ainda tem uma vaga idéia do que seja IPv6.

Podemos falar que as operadoras ainda não oferecem esse tipo de conexão (normalmente as menores estão oferecendo alguma coisa, mas ainda muito insignificante), mas a grande verdade é que os clientes não estão se interessando. As operadoras, por sua vez, estão apenas aguardando a demanda surgir (e essa demanda nunca vem).

Também não podemos culpar a FAPESP (que cuida da Internet no Brasil), pois eles tem se esforçado muito em fazer palestras e conscientizar os responsáveis por TI dessa realidade nova.

Muitos estão achando que o fim do IP tradicional vai ser como o bug do ano 2000: algo que vem, não muda nada. Isso não é verdade, ao contrário do bug do ano 2000 (quer era teórico e - acima de tudo - houve muito trabalho de desenvolvimento para corrigir as aplicações) o fim do IP tradicional é muito real e não tenho visto grande trabalho nesse sentido.

Outros acham que IPv6 vai ser algo transparente: o Windows XP (em diante) e Linux (a muito tempo) suportam IPv6, o resto da rede será transparente. Isso também é erro, pois não basta os clientes e servidores suportaram IPv6, a rede também precisa estar estruturada.

Os firewalls tradicionais não reconhecem IPv6, o IPv6 tem criptografia nativa que não pode ser interceptada pelos firewalls (afinal de contas, se o firewall corporativo pudesse interceptar, os hackers também poderiam), irão surgir aplicações que exijam que os clientes tenham IP válidos (e assim sejam visíveis diretamente pela Internet), os switchs L2 irão transformar o multicast/anycast (que o IPv6 usa aos montes) em broadcast e entupir a rede de tráfego inútil, aplicações web irão parar de funcionar (principalmente as de webcommerce e aquelas que fazem o acompanhamento de usuários via IP).

E tem mais: em IPv6 cada computador, equipamento ou servidor terá milhares de IP diferentes (que poderão ser usados a vontade pelas aplicações), não existe mais "IP fixo" (apesar de que alguns sistemas operacionais permitem essa configuração, isso está fora do planejamento do IPv6 e vai causar mais confusão do que benefícios), serviços como DNS, OSPF e ICMP passam a ser transportados via multicast/anycast.

Dessa forma o IPv6 será uma grande mudança na vida técnica das empresas, mas a grande maioria dos responsáveis (imagino que isso inclui você leitor) não tem feito nada de efetivo para conhecer e - mais importante - testar na prática como o IPv6 funciona.

O que você vai fazer? Vai esperar o IPv6 cair como uma obrigação e sair correndo atrás do prejuízo ou vai se preparar, fazendo laboratórios? Mais do que estudar a teoria, a montagem de laboratórios de teste é essencial pois apenas lá você vai ver como IPv6 possui muitas diferenças em relação ao IP tradicional (por exemplo, como configurar o servidor de DNS para IPv6?).

Saiba Mais:

[1] O fim do IPv4: IANA anuncia o uso de mais 2 blocos de IPv4 : http://under-linux.org/blogs/mlrodri...-de-ipv4-2027/
[2] IPv6 e VoIP: http://under-linux.org/blogs/mlrodrig/ipv6-e-voip-1643/
[3] Campanha IPv6 'How to Act Now' do RIPE NCC: http://under-linux.org/blogs/mlrodri...ripe-ncc-1614/
[4] O medo do IPv6: http://under-linux.org/blogs/mlrodri...-do-ipv6-1400/

Atualizado 04-09-2010 em 11:06 por mlrodrig

Categorias
Artigos , Noticias

Comentários

  1. Avatar de pedrovigia
    mal do brasileiro de deixar tudo para ultima hora, ai sempre sofre mais do que devia ....
  2. Avatar de edcomrocha
    Puts cara imagina a dor de cabeça que muitos vão ter com isso, as pessoas tem costume de correr so quando a bomba explode (Incluo eu aqui).
    Ainda to aprendendo sobre ipv4 e ja vem outro, acho que vai dar tempo de pelo menos pegar o basico de tudo isso e ver se consigo chegar la.

    Abraços
  3. Avatar de denismarcellino
    Vamos estudar logo pessoal!!!!!!! o tempo é curto, muito curto!
  4. Avatar de pabloferretti
    Quero aproveitar esse tópico e solicitar que colaborem com a pesquisa elaborada pelo nic.br sobre a utilização de IPV6:

    IPV6 - | A Internet precisa se adaptar para continuar crescendo - IPv6.br

    Eles estão querendo entender o que está dificultando a utilização do mesmo
    solicitão que administradores de AS ou de Provedores colaborem.
  5. Avatar de RaposaNoturna
    Me digam uma coisa, por que a internet cresceu tanto? Tecnologia wireless? Obrigado pessoal.
  6. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por RaposaNoturna
    Me digam uma coisa, por que a internet cresceu tanto? Tecnologia wireless? Obrigado pessoal.
    Segundo os especialistas, os principais motivadores desse crescimento foram dois:
    • Os smartphones criaram uma enorme demanda por endereçamento IP. Não é viável fazer NAT de 10.000 equipamentos em cima de um único IP.
    • O continente africano está passando por um processo de entrada na Internet muito forte, com um crescimento muito grande.
  7. Avatar de RaposaNoturna
    Opa, vamos para o continente africano estrurar redes estão pessoal rs
  8. Avatar de edsoncsouza
    Preciso estudar mais sobre o assunto... estou totalmente por fora =/
    Mais... Rodrigo
    Qual vai ser o impacto do IPv6 para intranets?
    Principalmente para os administradores que forem pegos "de surpersa" ?

+ Enviar Comentário