Ver Feed RSS

Desvendando o Arch Linux

Desvendando o Arch Linux: Instalação do Sistema – Parte 1

Avalie este Post de Blog
Olá! Agora já conhecemos as idéias do ArchLinux, e como funciona basicamente o seu sistema de inicialização. Então chega de blá-blá-blá e vamps pốr a mão na massa! A instalação do sistema não é complicada, apesar de parecer assim a primeira vista. São algumas telas e alguns dados importantes que devemos nos atentar para deixar o sistema bem legal.
Esta é a parte 1 do tutorial de instalação. Instalação esta que vamos fazer para que tenhamos um ambiente estável e funcional do sistema básico, e nesta primeira parte vamos abordar os seguintes pontos:


  1. Download das Midias
  2. Configurar Teclado para Instalar
  3. Iniciar a Instalação
  4. Select source
  5. Set clock


Mídia
Então tá. Vamos iniciar com o download da mídia para a instalação. Lembre-se que o Arch Linux é compilado para rodar com processadores i686 ou mais novos, tanto 32 como 64 bits.

Na página de downloads (Arch Linux - Downloads) do Arch temos dois tipos de imagens para instalação: core image e netinstall image. A diferença entre as duas é que com a core vem tudo que é necessário para uma instalação completa e offline e com o netinstall, como o nome já sugere a instalação é feita baixando os pacotes diretamente dos servidores do arch. O bom da instalação netinstall é que quando concluirmos o processo nosso sistema estará com os pacotes completamente atualizados, e já com o core teremos que baixar as atualizações de completar a instalação.

Outro detalhe importante é que a imagem que vamos utilizar é chamada de imagem híbrida, por podermos utilizar tanto em uma instalação para 32 quanto para uma instalação 64 bits, e além disto esta imagem pode ser gravada tanto em uma mídia de CD normal quanto em um pendrive. Interessante né! Vale para tudo...

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         download.jpg
Visualizações:	2388
Tamanho: 	41,8 KB
ID:      	14461


Download: Baixe a imagem hibrida (Dual Architecture) do netinstall.

Uma dica aqui é que podemos baixar a imagem com o aplicativo aria2c no Linux, que é multifuncional, efetuando um download mais ágil, para ele podemos informar mais de uma fonte para que ele baixe paralelamente o arquivo, acelerando assim o processo, e além disto podemos baixar pelo torrent também com ele. Porém deixo que você escolha a melhor forma de download, fique a vontade!
Veja o exemplo:
Código:
aria2c http://mirror1/archlinux.iso http://mirror2/archlinux.iso http://mirror2/archlinux.iso
OBS: Você pode testar todo este processo dentro de uma VM do Virtualbox para depois passar a instalar em seu computador. Assim você pode testar bem o processo e tirar suas dúvidas. Ok !

Gravação
Agora que temos a imagem iso na mão (ou no HD! Hehe) podemos gravá-la no CD ou no Pendrive, como preferir.
OBS: Se você for testar no VirtualBox não precisa garvar, basta apontar o drive de CD/DVD da VM para este arquivo.

Instalação - Início
Agora vamos colocar o a mídia no drive ( ou o pendrive na USB se seu micro tiver suporte ) e vamos reiniciar.

Quando a instalação iniciar, vamos ver esta imagem:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tela1.png
Visualizações:	2598
Tamanho: 	59,8 KB
ID:      	14462


Selecione "Boot Arch Linux" e dê [ENTER]. Neste momento ele vai iniciar o boot para o ambiente de instalação, portando aguarde alguns momentos até entrar parar no terminal pedindo usuário e senha. Entre com root e tecle [ENTER], assim, sem senha mesmo.

A primeira coisa que temos a fazer é configurar o teclado para uma boa experiência na instalação, sem que precisemos ficar procurando principalmente pelas barras no teclado :-). Para configurar o teclado vamos invocar o comando "km".

Entrando neste aplicativo, busque pela opção "i386/qwerty/br-abnt2.map.gz", dê um [TAB] e um [ENTER] para passar para a próxima tela. Nesta segunda tela pode selecionar "Skip" pois esta é somente a seleção da fonte do console, sendo que se você está conseguindo ler tudo normalmente não necessita alterar nada.

Ok ! Estamos prontos para instalar de fato o Arch, agora digite no terminal "/arch/setup" e tecle [ENTER], você verá a tela de boa vindas.

Você já notou que o instalador do Arch não é uma janelinha bonita, com ícones, imagens e barras de progresso bonitinhas, porém ele é um ótimo instalador, que vai direto ao ponto, não consome quase nenhum recurso ( claro que não estamos muito preocupados com isto agora! ) e faz o que se propõe a fazer: instalar o Arch! Simples e funcional.
Outra dica para quem não está acostumado com este estilo de janelas para terminal: a navegação é feita através da tecla [TAB] e para selecionar um item em uma lista use as teclas direcionais e para "apertar um botão" navegue até ele e tecle [ENTER].
Voltando, na tela de Boas Vindas vocês simplesmente aperta em "Ok" e seguimos adiante.
Esta tela é o nosso guia da instalação, temos que completar todos estes passos para que tenhamos um ambiente completo e funcional rodando. É simples de entender:


  • Select Source – Informar de onde virão os pacotes de instalação
  • Set Clock – Informar configurações de data/hora/região
  • Prepare Hard Drive – Particionamento de Disco
  • Select Packages – Seleção dos pacotes iniciais
  • Install Packages – Instalação dos pacotes, buscando do source configurado.
  • Configure system – Configurações mais avançadas do sistema.
  • Install Boot Loader – Instalação do Grub
  • Exit Install – Conclusão!


Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tela2.png
Visualizações:	2575
Tamanho: 	31,2 KB
ID:      	14463


Aí, selecione "Select Source" e tecle [ENTER].

Aqui outro detalhe importante, você deve saber como funciona sua rede, se tem proxy ou não se é DHCP ou não. Nota: Se você utiliza ADSL residencial, possivelmente você poderá utilizar DHCP nesta opção, pois seu modem ADSL deve ter roteador. Se não souber, consulta a configuração do seu sistema atual para saber como está funcionando. E no caso de uma VM no virtualBox, utiliza a rede como "Interface do Hospedeiro", assim, vai funcionar como seu computador físico funciona!
Aqui escolha entre "cd" para utilizar os pacotes da mídia ou "net" para baixar os pacotes mais atuais diretamente dos repositórios. Aconselho você a escolher "net" somente se tiver banda larga! Nossa opção será "net".

O instalador solicitará que você configure a rede, aperte o botão "Ok" e depois escolha "Setup Network", na próxima tela selecione a interface que será configurada, geralmente "eth0", escolha a mais correta para você. Logo, escolhe se esta utilizará DHCP, apertando o botão "Yes" ou "No". Se "Yes" ele vai fazer a busca das configurações no servidor DHCP da rede e tudo estará ok em instantes. Senão, você precisara informar os dados manualmente para funcionar a rede.

Depois deste passo voltaremos ao menu, de devemos escolher o item "Choose Mirror", onde informaremos de qual espelho do repositório vamos baixar os pacotes. Inclusive aqui é informado que geralmente o archlinux.org estará sobrecarregado, e pede que você escolha um mirror diferente, então escolheremos um servidor ".br", como : archlinux.c3sl.ufpr.br ou las.ic.unicamp.br, já que nosso sistema será pt_BR, nada mais justo que utilizar um mirror brasileiro né! Hehe

Ok, agora que concluimos o primeiro menu vamos para o próximo, lá da primeira tela: "Set Clock", selecione e tecle [ENTER]. No primeiro Item "Select region and timezone" procure pelos items "Americas->Sao_Paulo", nesta ordem, depois volte e escolha "Set time and date", informe a hora atual, ou somente confirme caso esteja correto.


Terminado ? Legal.. este tutorial de instalação do Arch Linux ficará por aqui. Esta é a primeira parte da instalação que tem vários itens importantes.

Nos próximos posts vamos mostrando estes outros pontos para que você possa concluir a instalação.

Ah, e se você já fez uma instalação de Arch ou testou estes passos em algum lugar, e quer compartilhar conosco, esteja a vontade e comente!
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de osmano807
    Só uma coisa, se você baixou o CD inteiro, não precisa usar a opção do mirror, use a do CD, depois de instalado atualize.
    Bem, sobre a instalação não tenho muito o que falar, KISS ao extremo.
  2. Avatar de berlotto
    Citação Postado originalmente por osmano807
    Só uma coisa, se você baixou o CD inteiro, não precisa usar a opção do mirror, use a do CD, depois de instalado atualize.
    Bem, sobre a instalação não tenho muito o que falar, KISS ao extremo.
    Bem citado ! Obrigado pela lembrança...

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L