Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Meu primeiro celular com Android - Parte II

Avalie este Post de Blog
Dando continuidade ao tema, vou falar sobre o acesso aos programas.

O Android Market

O Android Market é um verdadeiro parque de diversões de geeks. Quando não tenho nada o que fazer (o Android é um ótimo companheiro no "toilete") fico vagando pelo Android Market procurando novos programas.

A quantidade de programas grátis é enorme, para uma enorme quantidade de aplicações. Instalar é muito simples, você autoriza a instalação (o Android te avisa de tudo que o programa em questão vai querer fazer, como acessar a rede, acessar a camera, gastar banda, etc.) e o próprio Android se preocupa em baixar e instalar. Quando termina ele te avisa e isso tudo ocorre em background (você pode fazer outras coisas enquanto ele instala).

Eu tenho uma lista de programas favoritos, mas na verdade quero falar dos programas que eu acho mais interessante. Não são necessariamente os programas que eu uso mais, mas são aqueles que me permitem fazer coisas curiosas:

Document Scanner

Usa a câmera do aparelho para tirar uma foto, transforma em PDF e permite, entre outras coisas, enviar por email. No Gmail você pode criar subcontas usando o sinal de + e uso isso, junto com os filtros, para organizar papelada.

Eu sei, misturei um monte de coisas, mas o interessante é isso mesmo. A função do Document Scanner era só capturar (scanear) um documento, mas misturei com alguns recursos do Gmail e virou um sistema automático de organização pessoal de documentos e comprovantes.

Eu explico melhor, vamos por partes. Primeiro, a parte do Gmail: se você tem uma conta do Gmail, por exemplo, under123@gmail.com, você também vai receber email se ele for enviado para under123+recibos@gmail.com, under123+docs@gmail.com ou under123+ticket@gmail.com. É como se você tivesse múltiplas contas.

Então eu crio filtros (os filtros são outro recurso do Gmail) que usam esses endereços de destino para mover automaticamente esses emails (com anexos PDF criados pelo Documento Scanner) para pastas apropriadas.

Se eu passo o cartão de crédito, uso o programa para enviar uma foto para minha "pasta" de comprovantes (meumail+compro@gmail.com). Se eu passo um cheque, tiro uma foto e envio para minha pasta de cheques enviados (meuemail+cheques@gmail.com) e assim por diante.

Assim, no futuro, se precisar, consigo achar facilmente aquele comprovante ou cópia do cheque que não lembro que passei. Tudo isso criado usando dois sistemas que, a principio, não tinham nada que ver um com o outro: o Gmail com o Document Scanner.

Google Sky Map

Para quem gosta de astronomia, é o máximo. Ele pega as coordenadas GPS de onde você está e o horário atual (automaticamente), casado com a inclinação do aparelho e desenha para você o céu que estaria atrás dele.

É mais fácil entender vendo do que explicando, então vou tentar esclarecer com um exempo: você ve uma estrela mais brilhante no céu e quer saber qual é seu nome, você liga o Google Sky Map, coloca o seu aparelho na direção da estrela (como se o aparelho fosse transparente) e você vai ver o nome da estrela e sua constelação. Se você move o aparelho pelo céu, a imagem do Google Sky Map acompanha.

AndroidVNC

Não precisa de muita explicação: um cliente VNC no seu Android, para você controlar seu computador remotamente.

RemoteDroid

A princípio a descrição parece com um cliente VNC, mas é diferente. Neste você instala no seu computador um cliente e o seu Android vira apenas o teclado e mouse.

No RemoteDroid o touch screen do seu celular vira o mouse touch pad e o teclado do Android o teclado do seu computador.

Quando vou fazer apresentações, não preciso mais levar mouse sem fio. Com o RemoteDroid, via WiFi, eu controlo totalmente o meu computador (e não apenas avançar ou retornar slides como era no mouse sem fio).

PdaNet

Não preciso mais de modems 3G. Com o PdaNet (aplicativo no Android e software cliente no meu PC) eu consigo navegar com meu computador, na Internet, usando a conexão 3G do Android.

A conexão do computador com o Android é feita usando o próprio cabo USB.

Outros

A lista de aplicativos é grande, tem um Nível de Pedreiro (Bubble), Cliente FTP, Cliente SSH, detector de metais usando a bússola eletrônica do telefone, medido de decibéis (volume do som ambiente), detector de redes sem fio, gerador de sons de alta freqüência (para incomodar os adolescentes) e mais.

Eu ainda estou em busca de mais aplicativos interessantes, se você conhece algum, por favor compartilha com a comunidade sua experiência colocando um comentário.

Atualizado 14-10-2010 em 22:40 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de SyNysTrOw
    Realmente o Android é espetacular! Também adiquiri o meu há pouco tempo (Agosto), mas já é tempo suficiente para não pensar em outro SO qualquer para smartphones.
    Estou com um Sony Ericsson Xperia X10, cujo o hardware é bem mais forte que o seu e por isso não senti o delay na tela informado na primeira parte do seu artigo, mas como você mesmo citou, isso é compensado pelas várias vantagens que o Droid oferece em comparação com a concorrência.

    Bem, segue alguns aplicativos interessantes:

    Android Lightsaber: Indispensável para qualquer Geek. Tenha um sabre de luz em suas mãos.

    3G WatchDog: Controle o tráfego do seu plano 3G para não ter uma surpresinha no final do mês.

    ASTRO File Manager: Gerenciador de arquivos com várias funções. Indispensável para hard users.

    gReader: Gerenciador de RSS. Excelente para ler as notícias dos seus blogs favoritos em um único app.

    Retro Camera: Tire fotos com efeitos nostalgicos das antigas máquinas fotográficas.

    TweetDeck (Lançamento no Market): Um dos mais famosos clients para Twitter agora para o Droid.

    Bem, tem muito mais coisas que daria para fazer um artigo só falando sobre apps para o SO da Google, mas aí estão alguns que utilizo bastante e recomendo.

    Abraço.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L