Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org

Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Você sabe o que é tecnologia celular 4G?

Avalie este Post de Blog
O ITU-R (International Telecommunication Union Radiocommunication), que define regras e normas para o setor de telecomunicações sem fio, deu uma notícia que pode ser definida como bombástica: eles só irão considerar 4G (próxima geração de celular) apenas sistemas capazes de fornecer 100Mbps de banda para equipamentos móveis e 1Gbps para comunicação fixa.

Assim as tecnologias atuais e concorrentes, LTE e WiMAX, não serão consideradas 4G pelo ITU. Ou seja, ao contrário do que pregam os fabricantes de tecnologia de celular, a próxima geração de celulares serão, no máximo 3,5G (ou 3,9G ou o que o marketing inventar).

O ITU não patenteia nomes, não força ninguém a usar sua nomenclatura, mas devido a sua importância (e importância dos informativos e documentos por eles gerado) tem papel significativo em definir os termos técnicos usados pelo mercado. Sendo assim oficialmente, pelos padrões do ITU, 4G só seriam consideradas as tecnologias como a LTE-Advanced e 802.16m (WiMAX 2).

Além disso isso significa que a disponibilidade de telefones 4G, que estavam sendo anunciados por muitas operadoras brasileiras para 2011-2012 só devem realmente surgir por aqui entre 2015-2017.

O que seria possível com uma conexão 4G

A tecnologia para 100Mbps+ de conexão efetiva via tecnologia celular já está disponível para testes. Já podem ser vistos, em feiras e eventos pelo mundo, apresentações aonde até 4 vídeos full-HD são transmitidos através de um único modem 802.16m. Realmente um feito.

Em termos de tecnologia fixa, 1Gbps+ de banda faz sentido, considerando a enorme demanda de tráfego gerada pelos acessos de 100Mbps. No entanto em ambas especificações: 100Mbps para tráfego móvel (que usa tipicamente antenas de baixo ganho nos terminais) como 1Gbps (para conexões fixas com antenas de maior ganho) o desafio tecnológico é grande.

Como comparação, a tecnologia LTE e WiMAX apresentadas hoje como evolução do 3G, permitem taxas de transmissão efetivas na 2 a 8 Mbps, muito inferior aos 100Mbps exigidos pelo ITU.

Para saber mais

[1] WiMax and LTE Not Technically 4G by ITU Standards: http://wifinetnews.com/archives/2010...standards.html
[2] Clearwire: http://www.clearwire.com/shop/
[3] What is WiMAX2 (802.16m): http://www.samsung.com/global/busine...b2b_prd_id=553

Atualizado 24-10-2010 em 19:03 por mlrodrig

Tags: Nenhum Adicionar / Editar Tags
Categorias
Noticias

Comentários

  1. Avatar de cytron
    Infelismente uma realidade distante para o Brasil, será preciso mudar muitas coisas por aqui para que possa estar acessível a todos. Um grande exemplo é a adsl de 100 Mbps que está muito restrita e só agora está começando a chegar em áreas mais comuns.

    3G apesar de muito difundida, ainda não chega em todos os lugares e quando chega, não funciona como deveria. Sem falar que existe muita "enganação" por parte dos vendedores para que os clientes assinem contratos de um ano e se arrependam pro resto da vida.

    Devemos agradecer muito aos pequenos provedores piratas de internet a rádio, pois essa grande avalanche que levou internet a "todos" os lugares fez uma pressão enorme nas grandes teles para melhorar e expandir o serviço.

+ Enviar Comentário