Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

O Fim do Futuro: Watson da IBM + ASIMO + Google Goggles

Avaliação: 2 votos, 4,50 média.
Creio que podemos dizer que o futuro acabou em 2011, e olha que ainda estamos no começo do ano.

O que quero dizer é que o conceito de futuro que tínhamos (pelo menos, o conceito de futuro que eu tinha), já está acontecendo. Tudo aquilo que eu imaginava que seria o futuro, já está - de certa maneira - disponível. Ainda faltam alguns acertos para serem feitos, mas o core da tecnologia, já está disponível e provada.

Digo isso porque, do conceito de "futuro" que eu tinha, desde de criança, a unica coisa que faltava eram os robos androids-humanóides. Eu nunca considerei teletransporte ou viagem no tempo como algo viável, mesmo no futuro, então de tudo que eu tinha, na minha infância, como expectativa para o futuro, já foi implementada pela tecnologia (e em alguns pontos, excedida), então para mim, definitivamente, o futuro chegou, é hoje.

ASIMO

Vou começar pelo ASIMO, da Honda. Um robô autônomo com movimentos perfeitos e com com percepção de ambiente. Ele, sozinho, consegue subir escadas, manipular objetos e desviar de obstáculos.

Na sua versão mais atual, consegue também correr e interagir com seres humanos. Para quem quiser vê-lo em ação, aqui vai um vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=1Klf3...eature=related

O ASIMO realiza tarefas mas não possuí uma grande inteligência, ou seja, faz tarefas para o qual foi programado, mas não conversa nem tem um conhecimento genérico (não tem cultura). Isso foi resolvido pela IBM com o Watson.

Watson

A IBM já havia batido o maior enxadrista da história (Kasparov), de uma maneira tal que restou apenas ao Kasparov demonstrar seu lado mal perdedor e declarar que nunca mais jogaria com um adversário virtual.

Agora a IBM fez algo ainda mais impressionante: derrotou os seres humanos em um outro campo ainda mais complexo, o de conhecimentos gerais.

O Watson é um sistema que foi programado para responder a qualquer pergunta em relação a qualquer campo do conhecimento humando. A IBM estava tão confiante no seu trabalho, que criou um desafio, através do programa Jeopardy da TV dos EUA (e que é retransmitido em vários outros países).

Para quem não conhece o Jeopardy, é uma competição de perguntas e respostas, aonde três competidores escolhem os temas entre os propostos pelos organizadores (que pode ser história, ciências, atualidades, moda, geografia, cinema, etc.). Na sua vez, cada competidor escolhe um tema, o apresentador lê a pergunta para esse tema, o competidor mais rápido aperta um botão e tem o direito de tentar responder, se acerta ganha um valor em dinheiro, se errar, pode perder.

Repare que os organizadores não dão uma lista de perguntas, não é uma questão de decorar as respostas, mas sim uma competição para ver quem sabe mais. É como se fosse um vestibular sobre tudo.

Para essa edição especial do Jeopardy a IBM desafiou os dois maiores ganhadores de todos os tempos do Jeopardy. Ou seja, desafiou os melhores que já apareceram nesse popular programa americano. Foram três rodadas, em três dias diferentes.

O Watson massacrou os concorrentes. O Youtube tem vários vídeos sobre a disputa, como este:
http://www.youtube.com/watch?v=3E88iAoRCs4&feature=fvst

Reparem que o Watson interpretava a linguagem humana livre, como uma pessoa. Não havia nenhuma vantagem ou chance dada a ele. Para piorar, o Watson não escuta, um operador era obrigado a digitar a pergunta, mas esse operador escutava a pergunta ao mesmo tempo que os outros competidores, ou seja, o Watson tinha a desvantagem de alguns segundos até que o operador digitasse a pergunta para que eles processasse e, se soubesse a resposta, apertar o botão.

O Watson ganhou USD 36.681,00 sendo que seus concorrentes humanos ficaram com USD 10.400,00 e USD 4.800,00. Uma lavada.

Ou seja, já é possível criar um sistema computacional capaz de responder a praticamente qualquer pergunta de qualquer área do conhecimento humano. O Watson cometou alguns poucos erros graves, mas provavelmente nada que não possa ser corrigido e, de qualquer maneira, muito menos erros que faria um humano.

O único problema do Watson é sua incapacidade de escutar e obter as questões a partir de uma forma mais humana (ver, ler, escutar, etc.). Para isso o Google Googles já provou haver tecnologia.

Google Goggles

O Google Goggles é um app para equipamentos Android e iPhone que permite fazer buscas não apenas digitando ou falando a pergunta, mas também tirando fotos do objeto em questão.

Se você fotografa com o Goggles um cartão de visita, ele lê as informações e adiciona aos seus contatos. Se você fotografa um rótulo de garrafa de vinho, ele busca dados sobre a enologia desse vinho, busca preços e faz comparações.

Assim, o Google já tem tecnologia para escutar e ver, mas além disso, reconhecer e identificar o que foi escutado ou visto.

Juntando tudo

Pronto, temos um robô android completo, que pode se locomover livremente, conversar, ver e ainda por cima responder perguntas e reagir baseado em conceitos humanos.

OK, o Watson é um sistema da IBM com 10 racks de computadores que não cabem dentro do ASIMO. Além disso o Google Goggles usa toda a base de conhecimento da Google para tirar suas conclusões sobre o que está sendo ouvido ou fotografado. Para piorar, são empresas diferentes, cada uma querendo ganhar dinheiro (justo) com suas criações. No entanto isso tudo são temas que um pouco mais de tempo (para desenvolver a tecnologia e a aplicação), resolve.

Ao meu ver, o grande mérito do ano de 2011 foi provar que isso tudo era possível. Havia dúvidas se seria possível criar esses tipos de sistemas, porém ASIMO, Watson e Goggles comprovaram definitivamente que é possível imitar essas capacidades humanas e supera-las.

O que sobra para nós humanos? Neste momento, apenas a critividade e os sentimentos nos colocam acima das máquinas, de resto já apanhamos delas em todos os demais aspectos...

Me siga no Twitter: http://www.twitter.com/mlrodrig

.

Atualizado 24-10-2011 em 07:26 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de LeandroAlves
    Skynet está chegando =O
  2. Avatar de caicarabruno
    Imagine, este cenário, IBM, GOOGLE e HONDA, os dois maiores em suas áreas de atuação e umas das maiores, agora pense nesta união que hoje em dia é possível isso se já não conversaram rss.
    Imagine isso nos carros, :|, em nossos computadores, nano robôs cirurgiões diminuindo a probabilidade de erros, tudo quase perfeito e digo quase por que são os humanos que tem o controle sobre esta impressionante capacidade de processamento e principalmente a IBM e GOOGLE.

    ótima matéria.
  3. Avatar de SLIPPERY
    Alguém tem o endereço do abrigo nuclear?
  4. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por SLIPPERY
    Alguém tem o endereço do abrigo nuclear?
    Sei lá. Os romanos já mostraram como se faz: na época áurea eles tinham três escravos para cada habitante (se os escravos se rebelassem todos ao mesmo tempo, seria um massacre para os romanos). No entanto os romanos tiveram a vida mais mansa que já existiu na história da humanidade: trabalhavam duas horas por dia e passavam o resto do dia nas saunas ou em banquetes...
  5. Avatar de SempreOnLine
    Sinto que voce não tem uma imaginação criativa! Para mim o futuro ainda está longe, acho que a física quântica está engatinhando e a nano-tecnologia ainda não explorou as potencialidades dos processadores moleculares. A sociedade ainda não atingiu os níveis de desenvolvimento social que imagino, um nível de desenvolvimento social em que a solidariedade, o respeito ao próximo e o trabalho comunitário sejam as premissas de vidas bem realizadas.... imagino equipamentos que nos possibilitem construir órgãos e até mesmo um corpo inteiro através da engenharia genética, robos androids-humanóides são coisa do passado. Tudo bem que sou muuuiiiittto criativo, mas imagino que teremos o poder de deuses, "pois quando a tecnologia é muito avançada parece mágica!"
  6. Avatar de guushar4
    robos androids-humanóides são coisa do passado. Tudo bem que sou muuuiiiittto criativo
    what you mean?
  7. Avatar de aleoracle
    Trabalho é para os escravos. Escravos perfeitos são as máquinas pois sempre existirão máquinas com desejos consequentes do desejo humano. Esta é a garantia de continuidade da humanidade sobre as máquinas: o desejo anterior. Isso não significa que os desejos surgem em nós, mas sim que surgem antes em nós. Essa é a única e suficiente garantia nossa sobre as máquinas. É também isso que nos coloca na posição de criador e as máquinas na posição de criatura.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L