Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Roteadores Wi-Fi abertos estão se tornando um problema legal

Avaliação: 3 votos, 5,00 média.
Ainda hoje é muito comum encontrar redes sem fio abertas (sem criptografia) ou com proteção fraca (autenticação por endereço MAC ou WEP). Isso está deixando de ser um incomodo do dono do roteador (que passa a compartilhar com outros a banda que ele paga) para se tornar um problema legal sério.

Os crimes de pedofilia, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e terrorismo usam cada vez a Internet como meio de comunicação. Por outro lado polícia e os investigadores estão cada vez mais sofisticados em seus métodos de busca e combate a esses crimes e assim os cyber-criminosos estão buscando novas formas de se esconder.

Uma das mais eficientes tem sido o uso de conexões WiFi que são deixadas abertas pelos seus proprietários. Sem nenhuma proteção, ou com proteção fraca (fácil de ser quebrada) essas redes acabam sendo utilizadas pelos criminosos para realizar suas tarefas. Quando a polícia faz o rastreamento das conexão, chega até a casa do infeliz proprietário da rede aberta, que acaba tendo que responder pelo crime.

Em um artigo recente a Fierce Broadband Wireless conta a história de um desses infelizes usuários que deixaram sua rede Wi-Fi aberta. Ele passou 3 dias na cadeia, acusado de pedofilia, até conseguir provar que era inocente e os investigadores descobrirem que na verdade seu vizinho era o criminoso. O artigo pode ser lido na integra aqui: http://bit.ly/hQDUha

Devido a grande quantidade de redes sem fio abertas, os criminosos estão adotando a técnica de sair pela cidade de carro, buscando cada vez uma rede aberta diferente para realizar suas transações sem correrem o risco de serem descobertos.

Vale também lembrar que se a polícia for compreensiva com quem tem redes sem fio abertas, podemos ter o efeito inverso: cyber-criminosos deixarem suas redes sem fio abertas e, quando forem descobertos, alegarem que são inocentes vítimas.

O grande problema aqui é que a maioria dos usuários são leigos nesses aspectos de segurança e, para simplificar o seu trabalho, acabam instalando as redes sem fio de maneira aberta sem compreender os riscos e problemas decorrentes.

Aqui no Brasil existe um agravante legal. Enquanto o Marco Regulatório Civil da Internet no Brasil não decola, os juízes tem criado suas jurisprudências em relação ao assunto. Em muitos casos, quando o criminoso não pode ser identificado (por exemplo por ser uma rede sem fio aberta), o proprietário da rede assume a responsabilidade. Em um caso recente, uma redes sem fio aberta foi utilizada para postar mensagens difamatórias em sites de redes sociais, como o real autor das mensagens não pode ser identificado, o dono da rede sem fio foi obrigado a pagar a indenização, por dano moral, que seria devida pelo criminoso.

Assim, deixar redes sem fio abertas ou com proteção fraca não é apenas correr o risco de compartilhar a banda com vizinhos, mas é também se arriscar a sofrer processos nas áreas civil e criminal, além de muita dor de cabeça.

Me acompanhe no Twitter: http://twitter.com/mlrodrig

.

Atualizado 28-04-2011 em 08:35 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de paulocwb2003
    Agora, será preciso fazer um curso de segurança de redes para poder ter uma minúscula rede wireless residencial, sem se preocupar com a polícia batendo à sua porta. Bem vindo ao maravilhoso mundo da tecnologia...
  2. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por paulocwb2003
    Agora, será preciso fazer um curso de segurança de redes para poder ter uma minúscula rede wireless residencial, sem se preocupar com a polícia batendo à sua porta. Bem vindo ao maravilhoso mundo da tecnologia...
    Já existem alguns fabricantes colocando WPA por default e só permitindo a configuração da rede aberta ou WEP no modo avançado (ou seja, o usuário tem que, propositadamente, querer usar essa insegurança).

    Eu acho que isso faz parte da evolução de qualquer tecnologia. Eu tenho certeza que, quando surgiram os primeiros carros, muita gente foi atropelada porque não estava acostumada a olhar para os dois lados da rua antes de atravessar.
  3. Avatar de fssfilipe
    Os fabricantes acho que apenas por questões de compatibilidade ainda não baniram o WEP.
    Achei bem interessante o sistema que gera chaves aleatórias do D-Link DIR-600. Acho que uma ótima opção de roteador doméstico.
  4. Avatar de farias
    Um dos problemas são as empresas de informática que acabam configurando sem um minimo de segurança, pura e simplesmente falta de conhecimento.
  5. Avatar de lemke
    Acontece que certas pessoas acham o seguinte: "ah o WEP nunca me deu problemas até hoje, não vai ser agora que dará". Ou seja, teimosia, a tecnologia avança, as técnicas de cracker estão cada vez mais audaciosas, mas tem gente que prefere correr riscos. Difícil entender essas coisas...
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L