Ver Feed RSS

cristianoribeiro

Interferência

Avalie este Post de Blog
Quando trabalhamos com ondas, um mais um não é necessariamente igual a dois. O resultado pode até ser nulo.
Isto é fácil de entender quando você desenha duas ondas senoidais e soma as amplitudes. Quando os picos acontecem simultaneamente, você tem o resultado máximo (1 + 1 = 2). Isto é chamado de interferência construtiva.
Quando um pico acontece em conjunto com um vale, você tem a completa aniquilação (1 + (-1) =0), ou a interferência destrutiva.
Você pode tentar isto na prática na superfície da água, usando duas varetas para criar ondas circulares - você verá que onde as ondas se encontram existirá áreas de picos maiores, enquanto outras ficarão praticamente calmas.
Para que trens de ondas possam ser combinados, cancelando perfeitamente um ao outro, eles necessitam ter exatamente o mesmo comprimento de onda e uma relação fixa de fase, ou seja, posições fixas entre os picos de uma onda e a outra.

Em tecnologia wireless, a palavra interferência é, tipicamente, usada em um sentido mais amplo e diz respeito à perturbações causadas através de outras fontes de rádio-freqüência, como canais vizinhos, por exemplo. Assim, quando técnicos de redes falam sobre interferência, eles podem estar referindo-se a todo o tipo de perturbação causado por outras redes e outras fontes de microondas. A interferência é uma das principais fontes de problemas na construção de conexões sem fio, especialmente em ambientes urbanos e espaços fechados (como uma sala de conferências) onde muitas redes podem competir pelo uso do espectro.
Em qualquer lugar em que ondas de amplitudes iguais e fases opostas cruzem seus caminhos, a onda é aniquilada e nenhum sinal poderá ser recebido. O caso mais comum é o de ondas que combinam-se em uma forma de onda completamente embaralhada que não poderá ser efetivamente usada para a comunicação. As técnicas de modulação e o uso de múltiplos canais ajudam a lidar com problemas de interferência, mas não os eliminam completamente.
Categorias
Dicas

Comentários

  1. Avatar de naldo864
    interferencia pode ser gerada a qualquer segundo por qualquer um e ate sem querer as vezes a pessoa compra um ap liga e não tem ideia de nada e acaba atrapalhando completamente uma rede inteira ,infelismente temos que conviver com ela

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L