Quantcast
Configurando corretamente um GPS

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org

Ver Feed RSS

alvarocsfilho

Configurando corretamente um GPS

Avaliação: 2 votos, 5,00 média.
Ola colegas do Under-Linux.

Hoje, vou postar um auxílio na configuração do GPS. Muitas vezes a medição feita por vcs e pela Anatel dá uma diferença e, quem sabe, pode ser o erro da sua medição, por não ajustar o equipamento para a mesma configuração que a ANATEL utiliza.

A configuração que eu vou passar é para o GPS Garmin Etrex, mas serve para qual quer modelo da Garmin ou outro equipamento.
Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img.jpg
Visualizações:	4928
Tamanho: 	10,2 KB
ID:      	28416






Uma perfeita configuração, mesmo para este equipamento que não é o mais preciso dos GPS, vai atender as suas necessidades e o erro padrão estará dentro do aceitável pela Anatel, além do que, vai evitar gastos desnecessários, pois se a ANATEL fiscalizar a sua estação estiver com as coordenadas erradas, vai solicitar a correção e com isso, você vai pagar nova TFI(R$1.340,80) + mais o serviço de um engenheiro.

Configurações:

Na tela MENU PRINCIPAL, clicar em Definições -> Unidades.
Nesta tela tem dois campos para serem ajustados.
  • Formato da Posição
  • Datum do Mapa
Formato da Posição:
O formato de posição que Anatel utiliza para georeferenciar as estações de telecomunicações é do tipo GRAUS MINUTOS SEGUNDOS. Não adianta tirar as medições em UTM ou em Graus Decimais. Tanto é que os formulários já são feitos para preenchimento no formato que a ANATEL quer.
Para isso configure o GPS no campo Formato da Posição selecione o tipo hddd mm’ss.s”.

Datum do Mapa:
Para isso configure o GPS no campo Datum do Mapa selecione o tipo WGS 84.

DAAtum", do latim dado, detalhe, por menor (plural data) em cartografia refere-se ao modelo matemático teórico da representação da superfície da Terra ao nível do mar, utilizado pelos cartógrafos numa dada carta ou mapa. Devido a existência de vários Datum em utilização simultânea, na legenda das cartas deverá estar indicado qual o Datum utilizado.

A forma de nosso planeta (formato e dimensões) é um tema que vem sendo pesquisado ao longo dos anos em várias partes do mundo. Muitas foram as interpretações e conceitos desenvolvidos para definir qual seria a forma da Terra. Pitágoras em 528 a.C. introduziu o conceito de forma esférica para o planeta, e a partir daí sucessivas teorias foram desenvolvidas até alcançarmos o conceito que é hoje bem aceito no meio científico internacional. A superfície terrestre sofre frequentes alterações devido à natureza (movimentos tectônicos, condições climáticas, erosão, etc.) e à ação do homem, portanto, não serve para definir forma sistemática da Terra.

A fim de simplificar o cálculo de coordenadas da superfície terrestre foram adotadas algumas superfície matemática simples. Uma primeira aproximação é a esfera achatada nos pólos (elipsóide). Segundo o conceito introduzido pelo matemático alemão Carl Friedrich Gauss (1777-1855), a forma do planeta, é o GEÓIDE que corresponde à superfície do nível médio do mar homogêneo (ausência de correntezas, ventos, variação de densidade da água, etc.) supostamente prolongada por sob os continentes. Essa superfície se deve, principalmente, às forças de atração (gravidade) e força centrífuga (rotação da Terra).



Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GPS 2.jpg
Visualizações:	5074
Tamanho: 	41,8 KB
ID:      	28419




É preciso buscar um modelo mais simples para representar o nosso planeta. Para contornar o problema que acabamos de abordar lançou-se mão de uma figura geométrica chamada Elipse que ao girar em torno do seu eixo menor forma um volume, o Elipsóide de Revolução, achatado nos pólos. Assim, o elipsóide é a superfície de referência utilizada nos cálculos que fornecem subsídios para a elaboração de uma representação cartográfica. Muitos foram os intentos realizados para calcular as dimensões do elipsóide de revolução que mais se aproxima da forma real da Terra, e muitos foram os resultados obtidos. Em geral, cada país ou grupo de países adotou um elipsóide como referência para os trabalhos geodésicos e topográficos, que mais se aproximasse do geóide na região considerada.
Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GPS 3.jpg
Visualizações:	4598
Tamanho: 	29,4 KB
ID:      	28420




A forma e tamanho de um elipsóide bem como sua posição relativa ao geóide definem um sistema geodésico (também designado por datum geodésico). No caso brasileiro adota-se o Sistema Geodésico Sul Americano - SAD 69.

Porém este Datum já esta caindo em desuso (porém a maioria das Cartas Geográficas esta neste Datum) e a ANATEL esta utilizando é WGS84, que é o mesmo utilizado pelo Google Earth.

Conclusão:
Fazendo estas simples configurações (Formato da Posição e Datum do Mapa) no seu equipamento GPS já vai evitar muitos aborrecimentos com fiscalização da ANATEL quanto a localização da sua estação.
Caso o seu equipamento não seja um Garmin, procure no manual do equipamento como proceder estes dois ajustes.

Abs

Álvaro Cunha da Silva Filho
Engenheiro Eletricista - CREA 7.914D/MS
Registro Nacional: 130062054-4


67 8401-6704 (OI) / 8180-2252 (TIM)
Email: alvaroeng@ig.com.br
MSN: alvaroeng_ms@hotmail.com
Skype: alvarocsfilho
http://www.engenheiroalvaro.com.br
Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GPS 2.png
Visualizações:	103
Tamanho: 	302,9 KB
ID:      	28417   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GPS 3.png
Visualizações:	100
Tamanho: 	25,5 KB
ID:      	28418  

Atualizado 09-10-2011 em 21:37 por alvarocsfilho

Categorias
Artigos , Noticias , Dicas , Reviews , Negócios , Tutoriais

Comentários


+ Enviar Comentário