Ver Feed RSS

flavioleonel

A Evolução do Wi-Fi 802.11s

Avalie este Post de Blog
Conheça o 802.11s.
O protocolo 802.11s veio dar uma nova vida ao padrão 802.11, mais conhecido como WiFi, acrescentando a cada nó "node" a capacidade de estabelecer ligações diretas (peer-to-peer) e rotear o tráfego entre eles (multi-hopping) usando modo ad-hoc. Isto permite criar redes WiFi que crescem automaticamente com o número de nós, essa rede tem a capacidade de se auto configurar e também se reparar sozinha.
Imagine que você quer dar cobertura Wi-Fi para uma área relativamente grande, como um campus universitário. Hoje em dia é necessário instalar vários pontos de acesso (AP), levando um ponto de rede cabeado (ethernet) a cada um deles. Com o11s não é preciso levar cabos para cada um ponto de acesso, a rede pode ser ampliada simplesmente adicionando-se mais APs.
Esse tipo de rede são denominadas mesh, elas não são novas. O que temos de novo é que finalmente a tecnologia foi padronizada pelo IEEE, permitindo que fabricantes diferentes comecem a comercializar nodos mesh interoperáveis entre si.
A redes mesh realmente estão inovando as redes wi-fi, em algumas cidades da Europa como Berlin existem redes baseadas neste protocolo que operam com mais de 3000 nós sendo abrangente em uma enorme extensão da area metropolitana disponibilizando acesso móvel de qualidade.
As “wmns” redes sem fio mesh devido a sua praticidade de implantação estão emergindo como uma tecnologia promissora com um rico conjunto de aplicações e vem atraindo consideráveis pesquisadores do meio tecnológico.
Definições: O que é rede Mesh.
Uma rede mesh wireless e qualquer rede sem fio onde os dados são transferidos através de pontos de acessos que trabalham em forma de relés onde cada nó da rede colabora na propagação e expansão da rede.

Terminologias que podem ser confundidas com mesh:
WDS - Sistema de distribuição wireless
Um sistema de distribuição wireless (WDS) é um sistema que permite a interligação sem fio de pontos de acesso em um IEEE 802.11 rede. Ela permite que uma rede sem fio para ser expandida usando múltiplos pontos de acesso sem a exigência tradicional para um backbone com fio para ligá-los. A vantagem notável do WDS sobre outras soluções é que preserva os endereços MAC dos frames do cliente através de ligações entre pontos de acesso. [1]


Bridge wireless repeater “popular wds”
Uma ponte sem fio repetidora e um sistema muito usado hoje para interligar pontos de acessos de baixo custo e que por sua vez tem baixo desempenho.
Usando o wds baseando-se no BSSID basic servisse sets os dispositivos se conectam por endereço físicos MAC e assim criando pontos de acesso como extenders wireless “extensores wireless” mas isso e uma rede infraestrutura.

Atualizado 18-10-2011 em 19:31 por flavioleonel (link imagem errada)

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de caicarabruno
    Ótima postagem, e finalmente a IEEE definil a MESH desta forma começarão a surgir anuncios por partes das empresas sobre produtos wireless para esta finalidade.

    Abraços
  2. Avatar de Roberto21
    Demorou...

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L