Ver Feed RSS

acris

Dia da Cultura Livre 2011 e Dança Contemporânea: Debate Performático

Avalie este Post de Blog
Começa hoje na UFMG o Seminário Nacional de Dança Contemporânea, que este ano abraçou o Dia da Cultura Livre (este ano é amanhã, 9/11) como uma de suas expressões.
No dia 9 de novembro, das 9 às 17:30h, como parte das atividades do Dia da Cultura Livre, um grupo de artistas estará montando um Debate Performático com música, dança, literatura e tecnologia, espetáculo a ser apresentado às 17:30 como encerramento das atividades do Dia da Cultura Livre 2011.
O conceito de Debate Performático nasceu no Seminário de Dança Contemporânea de 2010, quando Ana Cristina Fricke Matte transformou sua palestra sobre dança e semiótica em uma performance chamada Elogio ao corpo que dança, com a participação das bailarinas contemporâneas e semioticistas Isabel Coimbra, coordenadora do evento, e Carol Konzen. A palestra transformou-se num roteiro com música, dança e poesia e foi muito bem recebida pelo público.
Em junho passado o formato foi aperfeiçoado pelo grupo Texto Livre para apresentação no FISL 12. A mesa redonda "Deu pulga no meu tutorial e o software livre saiu pulando", que discutiu a importância da documentação para a liberdade de software juntamente com Alexandre Oliva, da FSF, e Frederico Guimarães, do SLEducacional, foi o palco do debate performático Liberdade Já!, que abordou o tema do papel da divulgação e da tecnologa nos movimentos sociais, associando Diretas Já, o movimento das Mães da Praça de Maio e o movimento 15M Democracia Real Ya!, da revolução espanhola do semestre passado. Juntou-se ao grupo a também membro do grupo Texto Livre Elizabeth Guzzo, que declamou letras em espanhol sobre o movimento latinoamericano.
Este semestre, sob a direção de Iúna D'Ascenzi e com material previamente montado por ela com os músicos Remo Pellegrini e Luiz Gayotto e a participação do escritor Anderson Henrique, o Debate performático ganha, no Dia da Cultura Livre e no Seminário de Dança Contemporânea, um espaço dedicado à montagem da performance pelos artistas citados, integrantes do Grupo de Dança Experimental da UFMG e participantes do Seminário que se cadastraram para participar da performance.
Os Debates anteriores estão disponíveis no endereço http://www.acris.pro.br/videos, onde também será publicada a performance que coroa o evento do grupo Texto Livre este ano.
Para quem não pode vir à UFMG (escola de Educação Física), a participação é garantida pela internet, confira na programação e sinta-se convidado a interagir no blog do UEADSL (links na programação)ou no chat (acesso pela secretaria do UEADSL).
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L