Ver Feed RSS

acris

Iniciou ontem o UEADSL2011.2

Avalie este Post de Blog
O Universidade, EAD e Software Livre 2011.2 já começou movimentado, com mais de 1300 visitas no primeiro dia.
Os temas mais procurados no primeiro dia foram o software livre na universidade, graduação a distância e emprego de software livre em empresas.
Os trabalhos convidados, agendados para o encerramento no dia 20, já começaram a ser visitados.
A dinâmica deste evento é bem diferente dos eventos presenciais ou online sincrônicos. Se uma palestra num evento presencial tem 40 pessoas numa sala de aula, coisa aliás raras nos grandes eventos acadêmicos brasileiros, onde o público das comunicações fica entre 10 e 20 pessoas, em média, a sensação de sala cheia é imediata, mesmo que todos os presentes estejam completamente desinteressados em relação à apresentação que está acontecendo. Na maioria das vezes, a reação ao "Está aberto para perguntas" alcança de zero a 2 comentários.
No UEADSL você não vê a sala cheia, no máximo é aqui, por essas notícias, que poderá saber como foi a movimentação, já que não vai passar pelo burburinho dos corredores típicos dos eventos presenciais no momento de troca de palestras.
Mas, embora eu sinta falta de poder oferecer-lhe um cafezinho no intervalo, o que tenho visto em todas as edições do UEADSL e também nesta, já no primeiro dia, é uma participação muito maior. Posso falar, sim, em salas cheias: as comunicações previstas para os dois primeiros dias tiveram, em média, e só no primeiro dia, 20 visitas, com as mais concorridas passando muito de quarenta e até de 50 no caso das propostas mais comentadas.
Comentários? Sim: está aberto para perguntas e a reação é também muito interessante. Além do fato de que, no dia 13, antes mesmo do evento começar, já termos registro de comentários em alguns posts, a média de comentários girou em torno de 3 e os posts mais comentados chegaram a 8 intervenções só no dia 14 (sem contar as que foram feitas antes), sendo possível esperar um aumento de pelo menos 50% nesse número, pois todos os posts ficam em cena durante dois dias seguidos. Hoje à noite, seguindo a prática inicada semestre passado, publicaremos notícia mais específica dos posts mais acessados e comentados.
Por enquanto, fico aqui lembrando, feliz por ser um tempo passado, daquele tempo em que dizíamos: "alguma pergunta? Não? Muito obrigada a todos pela presença!"
E muito obrigada a todos pela presença, mais presente impossível! Um ótimo evento a todos.

---------------------------------------------------------------------------------
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e pelo Laboratório SEMIOTEC com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L