Ver Feed RSS

acris

EAD na Universidade foi o tema preferido no segundo dia de UEADSL2011.2

Avalie este Post de Blog
O UEADSL foi movimentado no feriado na maioria em posts vinculados à EAD na Universidade. Dos 7 mais visitados, 3 em especial chamaram a atenção da Comissão Científica:

Ensino de Computação à Distância

O artigo traz uma pesquisa original sobre a opinião de alunos de computação sobre a educação a distância:

RESUMO: Neste trabalho, falaremos sobre o ensino à distância no curso de Ciência da Computação da UFMG e apresentaremos um panorama das disciplinas que estão sendo oferecidas online no curso e das razões pelas quais ele ainda não é totalmente ministrado à distância. Será apresentada, também, uma perspectiva do ensino à distância para esse curso da UFMG.
AUTORES: Raquel Brandão Rodrigues Duarte, Gabriel Almeida, Ronalu Augusta Nunes Barcelos, Fernando Calazans Lopes, Leticia Lana Cherchiglia e Samir Palumbo Khalifa.

Editoração eletrônica de periódicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação: a utilização de software livre

Este artigo focaliza um importante software livre, utilizado em diversos periódicos científicos nacionais e internacionais:
RESUMO: Este artigo apresenta um diagnóstico sobre a utilização de um software livre na editoração eletrônica de periódicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. O responsável pela difusão do software, no Brasil, é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Este, também foi responsável pela tradução da plataforma Open Journal System (OJS), dando-lhe o nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Dessa forma, os resultados apontam que a grande maioria dos periódicos em Biblioteconomia e Ciência da Informação é de acesso livre e utiliza o SEER, além disso, o primeiro periódico brasileiro que utilizou essa tecnologia foi a revista Ciência da Informação. Palavras-Chave: Periódicos científicos; Software livre; SEER; Ciência da Informação.
AUTORES: Eliane Apolinário Vieira, Priscila Marylin de Almeida, Arlete Inocência Menezes, Fernanda Rodrigues Pereira e Roni Batista da Silva


Ferramenta para auxilio ao EAD baseada em código livre

Já este trabalho traz dados da opinião de alunos de computação sobre o software LearnLoop, um ambiente online de aprendizado:
RESUMO: Este trabalho apresenta a ferramenta LearnLoop no domínio dos softwares de auxí­lio ao ensino a distância. O LearnLoop é um projeto de código livre que visa o suporte a um ambiente colaborativo entre alunos e professores. Com o objetivo de mensurar a aceitação da ferramenta por parte dos alunos, foram feitas entrevistas com estudantes do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Por fim, os resultados coletados foram analisados. Palavras-chave: EAD; Educação a Distância; LearnLoop; Software Livre.
AUTORES: Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira, Rafael Salvio Martins e Geraldo Ribeiro Franciscani Júnior


O processo de avaliação segue as normas divulgadas no blog (aqui). A Comissão enfatiza a qualidade não só destes, mas de vários dos trabalhos publicados no evento e parabeniza os autores pelo trabalho em destaque.

Parabéns aos autores!


---------------------------------------------------------------------------------
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e pelo Laboratório SEMIOTEC com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.
Categorias
Noticias

Comentários

  1. Avatar de Genis
    mais como que fica para estudar com os nossos ADSL, que nunca funciona 50%, sempre sai do ar no horario de transmissão.
  2. Avatar de acris
    Boa pergunta, Genis, minha internet tb é muito ruim. Temos que conseguir pressionar as empresas que fornecem internet para que a qualidade do serviço seja exatamente aquela que nos vendem quando fechamos o contrato.
  3. Avatar de Genis
    lembrando que o nosso bom pais, é rico tem dinheiro para fazer grandes investimentos, e ficamos bem a traz de outros países pequeno como o japão.
  4. Avatar de khalifa
    [COLOR=#222222][FONT=Tahoma][SIZE=2]Fico honrado em ver que o artigo do qual participei despertou o interessedos participantes. As discussões geradas foram muito relevantese foi realmente prazeroso debater as ideias que surgiram.[/SIZE][/FONT][/COLOR]
    [COLOR=#222222][FONT=Tahoma][SIZE=2]Congratulaçõesa todos pelo esforço na democratização do conhecimento.Continuemos com animo revigorado.[/SIZE][/FONT][/COLOR]
  5. Avatar de acris
    Parabéns, Khalifa! E obrigada pelo comentário.
    Tirando a falta da hora do cafezinho... o evento é muito animado
    E a comissão tem comentado muito sobre a melhora geral dos trabalhos desde a primeira edição.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L