Ver Feed RSS

acris

EAD na Universidade foi o tema preferido no segundo dia de UEADSL2011.2

Avalie este Post de Blog
O UEADSL foi movimentado no feriado na maioria em posts vinculados à EAD na Universidade. Dos 7 mais visitados, 3 em especial chamaram a atenção da Comissão Científica:

Ensino de Computação à Distância

O artigo traz uma pesquisa original sobre a opinião de alunos de computação sobre a educação a distância:

RESUMO: Neste trabalho, falaremos sobre o ensino à distância no curso de Ciência da Computação da UFMG e apresentaremos um panorama das disciplinas que estão sendo oferecidas online no curso e das razões pelas quais ele ainda não é totalmente ministrado à distância. Será apresentada, também, uma perspectiva do ensino à distância para esse curso da UFMG.
AUTORES: Raquel Brandão Rodrigues Duarte, Gabriel Almeida, Ronalu Augusta Nunes Barcelos, Fernando Calazans Lopes, Leticia Lana Cherchiglia e Samir Palumbo Khalifa.

Editoração eletrônica de periódicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação: a utilização de software livre

Este artigo focaliza um importante software livre, utilizado em diversos periódicos científicos nacionais e internacionais:
RESUMO: Este artigo apresenta um diagnóstico sobre a utilização de um software livre na editoração eletrônica de periódicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. O responsável pela difusão do software, no Brasil, é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Este, também foi responsável pela tradução da plataforma Open Journal System (OJS), dando-lhe o nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Dessa forma, os resultados apontam que a grande maioria dos periódicos em Biblioteconomia e Ciência da Informação é de acesso livre e utiliza o SEER, além disso, o primeiro periódico brasileiro que utilizou essa tecnologia foi a revista Ciência da Informação. Palavras-Chave: Periódicos científicos; Software livre; SEER; Ciência da Informação.
AUTORES: Eliane Apolinário Vieira, Priscila Marylin de Almeida, Arlete Inocência Menezes, Fernanda Rodrigues Pereira e Roni Batista da Silva


Ferramenta para auxilio ao EAD baseada em código livre

Já este trabalho traz dados da opinião de alunos de computação sobre o software LearnLoop, um ambiente online de aprendizado:
RESUMO: Este trabalho apresenta a ferramenta LearnLoop no domínio dos softwares de auxí­lio ao ensino a distância. O LearnLoop é um projeto de código livre que visa o suporte a um ambiente colaborativo entre alunos e professores. Com o objetivo de mensurar a aceitação da ferramenta por parte dos alunos, foram feitas entrevistas com estudantes do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Por fim, os resultados coletados foram analisados. Palavras-chave: EAD; Educação a Distância; LearnLoop; Software Livre.
AUTORES: Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira, Rafael Salvio Martins e Geraldo Ribeiro Franciscani Júnior


O processo de avaliação segue as normas divulgadas no blog (aqui). A Comissão enfatiza a qualidade não só destes, mas de vários dos trabalhos publicados no evento e parabeniza os autores pelo trabalho em destaque.

Parabéns aos autores!


---------------------------------------------------------------------------------
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e pelo Laboratório SEMIOTEC com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.

Comentários

  1. Avatar de Genis
    mais como que fica para estudar com os nossos ADSL, que nunca funciona 50%, sempre sai do ar no horario de transmissão.
  2. Avatar de acris
    Boa pergunta, Genis, minha internet tb é muito ruim. Temos que conseguir pressionar as empresas que fornecem internet para que a qualidade do serviço seja exatamente aquela que nos vendem quando fechamos o contrato.
  3. Avatar de Genis
    lembrando que o nosso bom pais, é rico tem dinheiro para fazer grandes investimentos, e ficamos bem a traz de outros países pequeno como o japão.
  4. Avatar de khalifa
    [COLOR=#222222][FONT=Tahoma][SIZE=2]Fico honrado em ver que o artigo do qual participei despertou o interessedos participantes. As discussões geradas foram muito relevantese foi realmente prazeroso debater as ideias que surgiram.[/SIZE][/FONT][/COLOR]
    [COLOR=#222222][FONT=Tahoma][SIZE=2]Congratulaçõesa todos pelo esforço na democratização do conhecimento.Continuemos com animo revigorado.[/SIZE][/FONT][/COLOR]
  5. Avatar de acris
    Parabéns, Khalifa! E obrigada pelo comentário.
    Tirando a falta da hora do cafezinho... o evento é muito animado
    E a comissão tem comentado muito sobre a melhora geral dos trabalhos desde a primeira edição.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L