Ver Feed RSS

acris

Mais um dia movimentado no UEADSL

Avalie este Post de Blog
O dia 17 manteve a média de movimentação dos dias anteriores no Universidade EAD e Software Livre 2011.2. A maioria dos participantes já acostumou-se à dinâmica para muitos inusitada do evento online e os poucos casos ainda não resolvidos são rapidamente liberados na secretaria do evento, que começa a preparar-se para o encerramento no dia 20.
Por falar em encerramento, prometi falar da segunda mesa de encerramento: trata-se da controvérsia a respeito da utilização do software livre nas instituições públicas. Os funcionários dividem-se entre os que temem uma adoção autoritária desse tipo de software e os que defendem que o software livre deve ser implementado, seja pela economia que se apregoa ser inerente a esse uso, seja por propriedades características desses softwares, de diversas naturezas. O espaço para comentários já está disponível (clique aqui para ter acesso ao debate).
A Comissão Científica também já traz para nós os melhores, escolhidos entre os posts mais movimentados segundo a relação entre leitura dos artigos completos, número de comentários no dia e número de visitas no dia. São eles:

Software livre como subsidio em pesquisas na área de Ciência da Computação

Resumo: A construção do conhecimento envolve o uso de ferramentas adequadas para cada tipo de estudo. Encontrar ferramentas com o nível de adequação correto nem sempre é possível em tempo hábil ou em alguns casos, como o de grande especialização do estudo, não existe uma ferramenta pronta para isso. Nesse cenário a utilização de softwares livres permite que ferramentas com adequação próxima do objetivo possam ser adaptadas para atender as demandas da produção científica e esse artigo apresenta algumas dessas ferramentas.
Foram colhidas informações sobre softwares livres utilizados nos laboratórios do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, apontando como o aspecto de liberdade do software foi utilizado em cada projeto.
Palavras-chave: Software Livre, pesquisas, computação.
Autores: João Paulo Souza Reis, Luis Guilherme Silva Pena, Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, André França Braga

Uso do software livre aplicado à Engenharia Química

Resumo: O objetivo do presente artigo consiste na apresentação dos tipos de softwares livres disponíveis na área de Engenharia Química, ressaltando as opções mais conhecidas e utilizadas. Dentro desse contexto, serão discutidas as vantagens e desvantagens do uso desses softwares em relação a softwares proprietários de uso comum na área. E será feita, ainda, uma análise do potencial e da viabilidade de substituição desses softwares pagos pelas suas versões análogas livres.
Palavras-chave: Engenharia Química, Software Livre, R, BrOffice, OpenFOAM®.
Autores: Ana Paula Salum Duarte, Renato Prates de Oliveira Campos, Manolo Horta Barbosa Orellana

Portal Escolar: educação sem distância com o uso de software livre

Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma análise do Portal Escolar: Educação sem Distância do Estado do Pará, com o objetivo de verificar se a sua utilização, por meio do software livre Moodle, possibilita a educadores e educandos uma maior eficiência em termos de dinamização e qualidade no processo ensino-aprendizagem da educação básica.
Autora: Agleice Marques Gama


Destaque para o artigo da Agleice, que é doutoranda da UFMG.

Parabéns aos autores!



---------------------------------------------------------------------------------
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e pelo Laboratório SEMIOTEC com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L