Ver Feed RSS

acris

Último dia de UEADSL: mesas redondas sobre universidade, EAD e Software Livre

Avalie este Post de Blog
Enquanto a Comissão Científica fecha a avaliação dos melhores do dia 19, gostaria de falar um pouco sobre as mesas do dia 20, as quais encerram hoje as atividades do evento.
A Mesa 1 trata do futuro da EAD na universidade brasileira. Conta com os convidados:
ANA BEATRIZ GOMES CARVALHO
Professora da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação a distância, redes sociais, hipertexto, inclusão digital, aprendizagem em rede e o uso de tecnologias na formação de professores.
Marcelo Pires Dias

Com formação em Licenciatura plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), atuou como bolsista de iniciação cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e como bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará . Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Linguística e Sociolinguística, com enfoque em estudos variacionistas na região da Amazônia paraense. Atualmente é mestrando em estudos linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará e professor-tutor do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (UFPA/Universidade Aberta do Brasil)
Sthenio Magalhães

Obteve graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), atualmente é aluno do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da mesma Universidade, integrante do grupo de pesquisa GENTE - Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (CNPq) e tem experiência na área de Educação, com interesse, principalmente, nos seguintes temas: educação online, didática, games em educação, aprendizagem em rede.
Telma da Silva Barbosa
Mestre em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Especialista em Arquivologia e novas tecnologias e, como Especialista em Educação a Distância para docentes da Universidade do Estado da Bahia, participa do Grupo de EAD da UNEB desde sua organização em 2008. Atualmente, Professora orientadora de artigos-TCC do Curso Especialização Gestão Pública Municipal/UNEB/UAB. Professora Formadora da rede estadual de ensino, participa do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE 01 Salvador-BA
e pode ser acessada aqui: http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=1747

A Mesa 2 trata dos efeitos da utilização de software livre na universidade pública brasileira a cruto, médio e longo prazo e o debate foi animado por:
Alexandre Guelman Davis

Alexandre Davis é aluno do curso de Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais. Envolvido em atividades de iniciação científica desde 2010, sempre utilizou Ubuntu e várias ferramentas de código aberto para auxiliar em sua pesquisa. Além disso, participa desde 2009 na empresa júnior UFMG Informática Jr., que sempre defendeu e divulgou o movimento do software livre. Atualmente, entusiasmado com os avanços de dispositivos móveis, está estudando sobre possibilidades e oportunidades desse movimento nesta nova área da computação.
Débora Rossini Martins Cardoso

Graduanda em Matemática pela Universidade Federal de Lavras. Possui interesse também em computação, software livre e desenvolvimento de novas tecnologias.
Gustavo Luiz Fernandes de Morais

Acadêmico do Curso de Redes de Computadores, Líder da Comunidade LibreOffice em Goiás, atualmente Responsável/Colaborador da Documentação de Tradução LibreOffice Base, Certificado em Software Livre, Palestrante em eventos de Software-Livre e Open-Source como Dia Debian, Flisol, Desenvolvedor/Colaborador de Planos de Migração BrOffice/LibreOffice, Colaborador do Sistema Rau-Tu Unicamp LibreOffice (Writer, Impress, Base, Calc), Ativista do Software Livre
Patrícia Lopes Ferreira França

Pedagoga, Especialista em Educação a Distância pelo Senac, Especialista em Produção para Mídias Digitais pela Puc Minas. Designer Instrucional na Universidade Corporativa do Serpro e Professora Tutora no Núcleo de Educação a Distância do Senac Minas.
e pode ser acessada no blog do evento: http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=1748


A terceira e última mesa discute a relação entre software livre e EAD a partir da noção de programa de computador e páginas online. Os convidados são:
Frederico Guimarães

Fundador e coordenador do SLEducacional, funcionário da PRODABEL (prefeitura de Belo Horizonte) e professor de biologia.
Tania Lucia Maddalena

Possui bacharelado em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina (2010). É estudante do programa virtual de pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), Argentina (2011). Tem experiência em ensino a distância e especial interesse na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas praticas educativas, produção de conteúdo digital interativo e ambientes virtuais de aprendizagem.
Wilkens Lenon Silva de Andrade

Graduado em LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Funcionário de carreira do Ministério Público do Estado da Paraíba na área de TI. Também desenvolve pesquisa e produção de materiais didáticos-pedagógicos no âmbito educacional focando a aprendizagem mediada por tecnologias digitais trazendo sempre, para o centro do debate, o valor pedagógico do Software Livre. É mestrando em Educação Tecnológica no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Departamento de Educação e pesquisador do Projeto Amadeus no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.
O acesso a este debate pode ser feito pelo link http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=1749

Eu propus as 3 mesas e entrei como moderadora, meu currículo:
Docente da FALE/UFMG, coordenadora do Laboratório de Linguagem e Tecnologia, fundadora e Coordenadora Acadêmica do grupo de pesquisa Texto Livre, membro da ASL. http://www.letras.ufmg.br/profs/anamatte

Além destas, devemos citar a palestra do prof. Woodson Fiorini sobre um caso na prefeitura de Belo Horizonte: “Diário de Sobrevivência dos Professores” relato de experiência de Lista e blog coletivos


Participe!



---------------------------------------------------------------------------------
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e pelo Laboratório SEMIOTEC com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.
Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L