Ver Feed RSS

acris

UEADSL: os melhores do dia 19

Avalie este Post de Blog
A comissão fechou a lista. Foram escolhidos 3 artigos dentre os mais movimentados do dia 19 (mais visitas, mais leituras do texto completo e maior número de comentários). São eles:

O uso de software livre no ensino e aprendizagem de língua estrangeira

RESUMO: No presente artigo, mensuramos os benefícios do uso de softwares livres no processo de aprendizagem de língua estrangeira. Quais são os recursos que podem ser utilizados pelo professor para facilitar o acesso do aluno à lingua estrangeira? E quanto ao aluno, quais são os softwares que podem auxiliá-lo em suas habilidades de compreensão e produção em língua estrangeira? O uso do computador pode ser visto como um incentivo ao estudo, à medida em que foge dos métodos tradicionais? Além de debater tais questões, apresentamos uma análise de softwares livres voltados para a área, como o Open Teacher e o Dictionarist. Um breve panorama do impacto do uso de softwares livres no ensino e aprendizagem de Francês e Alemão também é apresentado, por serem as línguas lecionadas pelas autoras.

Palavras-chave: software livre, língua estrangeira, ensino e aprendizagem, francês, alemão
Autores: Carlota Kapp Silva, Lívia Cristina Lopes Chaves

Vozes do Vale: o uso do Audacity na produção de podcasts

RESUMO: O Vozes do Vale é um projeto de extensão que integra o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. Seu objetivo é incentivar o protagonismo juvenil por meio da produção de podcasts sobre diversos temas. O objetivo deste trabalho é discutir como o uso do software livre Audacity possibilita que jovens do Vale expressem suas ideias, opiniões e cultura, por meio da produção de podcasts veiculados na internet.

Audacity, juventude, podcasts
Autora: Fabíola Carolina de Souza

O Praat e o ensino de línguas estrangeiras

RESUMO: O Praat é um software livre geralmente utilizado em pesquisas nas áreas de fonética e fonologia. Entretanto, este trabalho tem como objetivo demonstrar que o software também pode ser utilizado como ferramenta no ensino de línguas estrangeiras, principalmente no que diz respeito às questões relativas à entonação.

Palavras chaves: Software livre, ensino de línguas, Praat, entonacão
Autora: Kícila Ferreguetti de Oliveira

Parabéns aos autores!
Encerramos assim as atividades do evento. Durante esta semana será concluída a avaliação da Comissão Científica dos quatro melhores trabalhos apresentados (avaliação exclusivamente qualitativa) e publicaremos também um balanço geral das atividades. Agradecemos a todos pela participação!


---------------------------------------------------------------------------------
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e pelo Laboratório SEMIOTEC com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L