Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Como otimizar a refrigeração em um data center - parte II

Avaliação: 3 votos, 5,00 média.
A algum tempo atrás escrevi o artigo sobre como otimizar a refrigeração em um datacenter http://under-linux.org/blogs/mlrodri...atacenter-2549, no entanto na época - para não deixar o artigo muito complexo - deixei alguns detalhes de fora. Mas como houve um grande interesse por parte do artigo, tanto através de mensagens como também pelos comentários no próprio artigo, estou complementado o assunto com outras dicas úteis de refrigeração para quem cuida e gerencia data centers:
  • garantir boa ventilação do condensador do ar-condicionado e protege-lo do sol. O condensador é a unidade externa do ar-condicionado (ou o lado do ar-condicionado que fica no lado externo quando o ar-condicionado não é do tipo split). É bem sabido o fato que essa parte externa do ar-condicionado tem que ficar em um local bem ventilado, mas pouca gente sabe que ele dever ficar protegido contra o sol direto. Se possível, ter um pequeno telhado, cobertura ou toldo para proteger o ar-condicionado contra o sol direto garante uma maior eficiência do equipamento. Outra possibilidade ainda é posicionar o equipamento em um corredor entre paredes que o protejam do sol direto.
  • melhorar a isolação térmica das paredes e janelas. Por volta das 12:00 de um dia quente (que é o horário normalmente de maior calor externo) de uma volta pelo data center colocando a mão nas paredes e janelas. Se estiver quente, é porque está entrando calor por ali. Mesmo paredes grossa começam a trazer calor para dentro depois de algum tempo recebendo sol. Usar tinta branca do lado de fora ajuda, assim como isopor e outros isolantes térmicos apropriados como lã de vidro, ajudam. O melhor é deixar o calor do lado de fora, antes de entrar. Assim, pode ser que não seja a opção mais elegante, mas pintar o vidro da janela com tinta branca pelo lado de fora é eficiente.
  • evitar janelas no data center. Exatamente por conta do que foi dito no item anterior, pois janelas deixam o calor entrar mais rapidamente do que paredes. Se possível escolha para o data center um local com poucas janelas e de preferência na área mais interna do edifício.
  • verificar a isolação térmica dos canos de cobre, quando for usado ar-condicionado split. Eu já havia comentado sobre este assunto no artigo anterior que escrevi, porém é tão importante (e normalmente tão ignorado, até mesmo pelos técnicos de instalação de ar-condicionado) que achei interessante repetir. Nos modelos de ar-condicionado do tipo split existem dois canos (normalmente de cobre) um que "leva" o calor para fora e outro que "trás" o ar frio para dentro. Eles devem estar isolados por uma espuma (que parece um spaguetti que as crianças brincam na piscina) e cada um deve ter sua própria espuma. O problema é que muitas instalações são feitas com espuma de baixa qualidade então a parte exposta ao sol se deteriora em poucos meses e cai, expondo os canos. O cano que trás o ar-frio é o mais crítico e deve estar sempre bem isolado. Sugestão: pelos menos duas vezes por ano verifique o estado dessa espuma e corrija imediatamente qualquer problema que encontrar. Como saber qual é o cano de ar frio? Quando está exposto, acaba aparecendo gotas de água condensada por toda sua superfície, como um copo de água gelada fora da geladeira, além disso quando você toca ele está... gelado.
  • apagar a iluminação do data center quando não houver ninguém no local. Mesmo as luzes frias geram algum calor.
  • quanto menos gente no data center, melhor. O corpo humano gera calor e o "abre-e-fecha" da porta do data center trás calor para dentro. O ideal é usar mecanismos de acesso remoto como VNC, RDP (terminal server), KVMs over IP, no-breaks inteligentes (que permitam ligar ou desligar equipamentos remotamente) e outros recursos que permitam o gerenciamento remoto.
  • usar diretamente o ar externo, em dias frios. Principalmente no sul do Brasil, aonde temos dias bastante frios durante alguns períodos do ano, é boa ideia ter mecanismos de ventilação forçada que tragam o ar externo diretamente para dentro do data center, sem uso do ar-condicionado.
  • fazer o data center o menor possível. Quanto maior a área do data center, maior a quantidade de paredes que ele terá e consequentemente maior a transmissão de calor vindo do exterior. Tente colocar o máximo possível de equipamentos em cada rack e diminuir o tamanho do data center para facilitar o trabalho do ar-condicionado.
Você tem alguma outra dica ou ideia de melhoria para compartilhar? Por favor coloque nos comentários abaixo.

Me acompanhe no Twitter: http://www.twitter.com/mlrodrig

.

Atualizado 31-01-2012 em 11:25 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L