Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Novas oportunidades de negócios com soluções wireless

Avalie este Post de Blog
----

Aqui no Under-Linux um dos tópicos mais quentes são aqueles relacionados a wireless e em sua grande maioria, voltado para provedores de acesso Internet sem fio (os WISPs). Com isso se deduz claramente que existe aqui na comunidade uma grande quantidade de profissionais capacitados com wireless, utilizando seus conhecimentos para criar serviços de Internet em suas regiões.

A minha ideia deste post é fomentar o uso de conhecimento para outras oportunidades de negócios. Os mesmos profissionais que usam a tecnologia de wireless para criar acessos Internet podem utilizar esse conhecimento para outros tipos de projetos e - creio eu - poucos estão fazendo isso.

A diversificação de negócios é excelente para qualquer profissional ou empresas, pois aumenta as fontes possíveis de renda, o que significa um faturamento maior como também uma proteção maior (se uma fonte de negócios se tornar escassa, haverão as demais para salvar o faturamento).

Então vão aqui algumas sugestões de negócios para os provedores de acesso wireless.

Acessos intranet corporativos

Muitos clientes corporativos tem, na mesma cidade, mais de uma unidade. Pode ser uma fabrica na periferia com um escritório comercial no central, pode ser uma rede de concessionárias de veículos em diversos bairros, um grupo de postos de gasolina, etc.

Em todos esses casos, a empresa talvez já tenha um link de Internet de uma operadora, porém mesmo assim necessita de uma comunicação entre suas unidades.

A opção mais comum das empresas é contratar um link de Internet em cada localidade, instalar um firewall em cada uma e criar uma VPN entre elas.

Um link wireless no entanto seria uma solução muito melhor. A empresas não precisaria ter vários firewalls, pois toda a saída para a Internet ocorreria através do site central. Muito mais econômico, melhor performance e mais fácil de gerenciar.

Gravação cruzada entre condomínios

Hoje em dia está se tornando comum ladrões entrarem em condomínios, roubaram os moradores e depois levarem os vídeos de gravação (provavelmente se reúnem depois no final de semana para verificar quem foi mais atuante e quem fez corpo mole na ação).

Para evitar dois condomínios próximos podem se conectar via wireless e utilizando câmeras IP monitorar um ao outro. Assim se houver uma invasão, seria necessário invadir os dois condomínios ao mesmo tempo, algo muito mais complexo e arriscado aos ladrões.

Comunicação de voz rural

Existem muitas fazendas e unidades de agronegócios que necessitam de telefonia, porém não dispõem de serviço da operadora. Com um gateway VoIP na cidade e outro na fazenda, interconectados por um link de rádio (as vezes, com repetidora) é possível levar a linha telefônica convencional da cidade para ser usada remotamente.

Resumo

Estes são apenas alguns exemplos de negócios relacionados com wireless, mas que não dependem de Internet ou de um backbone específico.

São serviços que um profissional com conhecimentos de rede sem fio pode oferecer. E não é apenas a oportunidade de negócio com a venda dos equipamentos, mas também a venda de contratos de suporte e manutenção, que vão garantir uma renda recorrente e permanente.

E você, tem mais alguma sugestão criativa de oportunidade de negócios dentro do mercado de wireless?

Apenas um lembrete importante: se a homologação Anatel dos equipamentos wireless já é um item obrigatório para os provedores, para o mercado corporativo então nem precisamos falar.

Twitter

Se você quiser me acompanhar no Twitter: http://www.twitter.com/mlrodrig

.

Atualizado 16-04-2012 em 15:02 por mlrodrig

Categorias
Artigos

Comentários

  1. Avatar de kleberbrasil
    É isso ai mesmo, focar somente em Internet é aceitar um declínio no faturamento da empresa. Somente esse produto no mercado que consegue ser reajustado anualmente para baixo, mas as despesas da empresa sobe todos os anos...
  2. Avatar de peritinaicos
    Colocar as cameras em um bairro e gravar em outro... Isso é interessante.
  3. Avatar de ynoma
    Fizemos recentemente um webtreinamento sobre a tecnologia de vigilância IP para provedores de acesso Internet. Quem se interessar pode ver a gravação no Youtube: Vigilância IP Como Negócios para ISPs - Parte I - Ynoma (11) 3743-3737 - YouTube
  4. Avatar de tumbalasso
    Intranet corporativa na maioria dos casos se torna inviavel devido o nivel de interferencia das grandes cidacidades para isso somente banda lcenciada agora querer trabalhar com 5.8 sem chance

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L