Ver Feed RSS

root@blog:/# chmod o+r *

Steam para Linux?!

Avalie este Post de Blog
Hoje vendo algumas notícias vi uma bem curiosa e promissora, se ela se concretizar! Eu como um gamer (porém atualmente sem tempo) fiquei com esperanças ao ler essas notícias.

O site Photonix a um tempo atrás estava seguindo duas pistas sobre a possibilidade de Valve estar planejando lançar a plataforma Steam para linux. A primeira pista foi referente a um anuncio de emprego na Valve visando a contratação de especialistas em portar aplicações windows para Linux. A segunda pista eles informaram que receberam uma confirmação que a Valve está realmente portando sua plataforma para Linux.

Agora eles encontram uma outra pista. No seu mais novo jogo, Left4Dead foram encontradas algumas bibliotecas para Linux dentro da pasta do jogo como: steamclient_linux.so, studiorender_i486.so, vstdlib_i486.so, libsteam_api_linux.so, e engine_i486.so. O que reforça, e MUITO, a teoria deles sobre o lançamento da plataforma Steam para Linux. Muito provavelmente esse port não será para todos os jogos e com certeza não será somente para servidor dos jogos.

http://izaak.jellinek.com/tuxes/images/zombie%20tux.png
Primeiras imagens do Left4Dead rodando no Linux!

Para quem não sabe, alguns dos jogos que utilizam a plataforma Steam:

  • Counter-Strike: Source
  • Day of Defeat: Source
  • Half-Life: Source
  • Half-Life 2 (Episodes/Deathmatch)
  • Portal
  • Team Fortress 2

Acho que se isso realmente se concretizar será "um pequeno passo para a Valve mas um grande passo para os Linuxeiros". Teremos argumentos contras as afirmações de que não há bons jogos no Linux! E dependendo do resultado desse lançamento outras empresas podem seguir esse exemplo o que poderia ajudar na difusão do Linux muito mais!

Sonhos a parte, só por poder jogar um jogo como left4dead no meu Linux sem ter que brigar com o wine eu já fico feliz!! Ultimamente só tenho jogado os clássicos (entenda por SuperNintendo, MegaDrive e etc), jogos de DOS (sim, sou saudosista! eles são os melhores!!!) e outros como Warcraft 3, NeverWinter Nights... Isso quando teno tempo!!

Fonte: blog.tadeucruz.com e phoronix.com
Tags: jogos, linux
Categorias
Linux , Jogos

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L