Ver Feed RSS

acris

Debates EAD e liberdade no UEADSL2012.1

Avalie este Post de Blog
O primeiro dia de UEADSL neste semestre ainda não terminou e já passamos de mil visitas às páginas do blog, só nesta sexta feira. A porta de entrada para o evento é a programação.
O número de visitas no mês que antecede o evento praticamente dobrou do mesmo mês em 2011 e esperamos muito mais para esta semana.
A partir de amanhã começamos a divulgar, dentre os trabalhos mais lidos, visitados e comentados, os 3 melhores a cada dia, conforme a avaliação da Comissão Organizadora.
Todos os posts do encerramento já estão disponíveis também, para comentários. Hoje damos destaque a dois deles, dos quais ainda não falamos.
O primeiro deles, "Liberdade na internet e aprendizagem: o que compartilhamento de conhecimentos na rede possibilita em termos de aprendizagem?", traz reflexões sobre o conhecimento disponível na internet e seu uso para o aprendizado individual, com especial foco na questão da liberdade.
  • Em "A gente quer comida, diversão e arte", Ana Matte (ops, alguém falou em mim?) discute a questão dos buscadores online, fazendo uma breve comparação entre buscas feitas no Google e no DuckDuckGo.
  • Carlos Castro, em "Somos livres na escolha da informação que consumimos?", discute o monopólio da informação na rede por grandes agências e possíveis consequências desse monopólio para a liberdade.
  • Já Daniele de Oliveira discute os pŕoprios princípios geradores do UEADSL, no texto "A disciplina UNI003 e a produção colaborativa de textos".

O outro debate trata da relação interpessoal na internet. Em "Liberdade na internet e aprendizagem: relações dentro e fora da sala de aula quando a aula está na rede" diversos autores com experiência em ambientes online de aprendizagem e ensino discutem diferentes aspectos dessa relação:
  • Ana Matte (ops de novo), em "E a sala de aula, onde fica?", faz algumas comparações entre situações em salas de aulas com paredes feitas de concreto e salas de aula com paredes digitais, discutindo até que ponto se pode afirmar que a relação interpessoal seja mais ou menos difícil em ambiente online.
  • Em "E a postura, onde fica?", Francine Andrade discute a facilidade com que as pessoas, em ambientes online de aprendizagem, perdem os limites do respeito, como se o fato de estarem na internet pudesse proteger suas identidades.
  • Agda Mendonça retoma o tema em "Ensino a Distância: relações interpessoais quando a Aula está na Rede", pelo aspecto da responsabilidade.
  • Aline Akar discute, em "Convivência online", a realização de trabalhos em grupo, dentre outras coisas.
  • Finalmente, Clayton Vilaça focaliza a relação de aprendizagem, em "A Relação Professor/Aluno em ambientes digitais de ensino"


Convidamos todos a participarem deste debate, que vai durar até o dia 6 próximo.

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L