Ver Feed RSS

acris

Primeiro dia de FISL: GT Educação em destaque

Avalie este Post de Blog
Estou congelando um pouco aqui no centro de convenções da PUC-RS, é cedo e o calor humano não chegou ainda. O ambiente lotado, animadíssimo, de ontem, é agora apenas promessa para daqui a pouco.
Ao meu lado, a sala especial do GT Educação, agora vazia, mal lembra a movimentação de ontem o dia inteiro, quando tivemos palestras e oficinas e debates e reuniões lotadas e animadas.
A sala especial é um aquário, como gostamos de chamar aqui no fisl os espaços de vidro dentre os standes nos quais diferentes atividades de trabalho concentrado acontecem. Este ano a sala foi patrocinada pelo INOVAPOA (prefeitura de Porto Alegre) e conta com 12 monitores que vieram da UFMG para a organização das atividades, incluindo a emissão de certificados de participação para todos os que assistirem palestras e oficinas na sala Paulo Freire. Os certificados de ontem já foram encaminhados por e-mail.
Os Grupos de Usuários que participaram da organização do GT estão alocados perto da sala, como ponto de referência para todas as atividades: Texto Livre, SLEducacional, Pandorga e FLISOL-DF.
Muitos participantes vieram cumprimentar a organização do GT Educação, e não é pra menos: este ano são mais de 80h de atividades voltadas para este que é um problema crucial para a evolução do software livre: a inclusão digital na perspectiva de uma educação libertária.
O Brasil de norte a sul está aqui representado, mas não só: convidados da América Latina também vieram para este encontro que tem, como uma de suas principais bandeiras, a união de esforços para que a cultura livre seja uma prática consciente da educação em todos os níveis.
Ser educador tem tudo a ver com a liberdade pregada pelo software livre: o compartilhamento de informações, o espírito colaborativo e a cooperação, tão caros à filosofia do software livre, são também os melhores aliados do professor e do estudante, do educante: aquele que ensina e aprende ao mesmo tempo. E, como ensinava Paulo Freire e ennsina o software livre, é na meritocracia, na valorização da identidade do indivíduo na coletividade, na construção de uma coletividade múltipla, variada, que reside o segredo da verdadeira cidadania.
Hoje continuamos a festa, com um momento especialmente voltado à reflexão sobre as 4 liberdades do estudante, na Sala Paulo Freire às 13h.
Esperamos você!

Atualizado 29-07-2012 em 09:09 por acris

Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário