Ver Feed RSS

interhome

[DICA] 06 - Energia solar - dúvidas comuns

Avalie este Post de Blog
https://www.facebook.com/notes/mikro...42351925853076

DÚVIDAS COMUNS

· Como é feita a instalação da placa solar fotovoltaica?

O módulo deve ser instalado em um local ensolarado e sem sombras, orientado para a direção norte, com inclinação de acordo com a tabela disponível Aqui, devendo ser encoberto durante sua instalação para evitar a geração de corrente elétrica. A fixação deve ser feita em suportes, telhados ou perfis resistentes à corrosão e ao sol e a ventos fortes e tempestades. Lembre-se que o painel poderá ficar lá por mais de 20 anos. O painel fotovoltaico já vem com furação para fixação, por isso, não é recomendado fazer novos furos. Isto causa a perda da garantia e enfraquece sua estrutura. É recomendado deixar um espaço entre o módulo e a superfície em que ele está fixado para reduzir a temperatura e evitar a condensação de água na parte traseira. Certifique-se que a polaridade está correta e utilize a fiação mais curta possível. Verifique anualmente o painel, a fiação, a estrutura e os acessórios. A chuva e o vento naturalmente limpam o painel solar, entretanto, caso seja necessário limpar o painel, utilize somente água e uma esponja macia, sem detergentes.

Como é feita a instalação do controlador de carga e da bateria?

O primeiro passo é cobrir o painel solar fotovoltaico para que ele não produza eletricidade. Em seguida, conectar a placa fotovoltaica ao controlador de carga. Posteriormente, a bateria deve ser conectada ao controlador de carga e descarga. A bateria deve ficar o mais próximo possível do controlador, em geral, entre 30 cm e 01 metro. Por último, as lâmpadas devem ser ligadas na saída do controlador de carga. Durante a instalação é preciso atenção à polaridade das ligações. Utilize como referência cabos vermelhos para positivo e cabos pretos para negativo. O controlador de carga deve ficar em local seco, protegido e ventilado. Nunca instale o controlador em locais húmidos. Ele aquece quando está em funcionamento, por isso deve ser fixado em uma superfície não inflamável. Para evitar mau contato, os parafusos dos conectores devem ficar bem apertados. O controlador de carga não necessita de cuidados especiais. Antes da instalação, recomendamos ler atentamente o manual de instruções que acompanha o produto.

· Posso utilizar uma bateria automotiva em vez de uma bateria estacionária em um sistema com energia solar fotovoltaica?

O recomendado é utilizar apenas baterias estacionárias. Porém, as baterias automotivas poderão ser uma opção economicamente mais viável em aplicações onde as baterias forem descarregadas mais esporadicamente e com profundidade de descarga pequena. Caso as baterias para veículos sejam utilizadas, a sua vida útil será menor e o fabricante poderá reduzir ou invalidar a garantia fornecida.

· Porque as baterias estacionárias geralmente são mais caras do que as baterias automotivas?

Ao contrário das baterias para veículos, as baterias estacionárias podem ser utilizadas diariamente em ciclos de carga e descarga bem mais profundos. Também são mais resistentes e podem ter durabilidade superior a 04 anos.

Avalie nosso Post e nos ajude a continuar escrevendo. Obrigado.

Atualizado 03-12-2013 em 16:44 por interhome

Categorias
Artigos

Comentários

  1. Avatar de Genis
    muito bom a materia, mais onde posso pegar mais informações, do tipo tamanho, onde comprar.
  2. Avatar de interhome
    Neste material encontraras informações que irão lhe ajudar a entender e dimensionar o seu sistema. Não conheço eles diretamente.
    http://www.solarbrasil.com.br/Cartil...lar%202010.pdf
  3. Avatar de RickBrito
    bacana, alem do meio ambiente agradeçer, hoje em dia a energia solar ja faz parte de grandes projetos, ja que pode fornecer energia em lugares remotos. so precisam melhorar as formas de armazenamento e os custos.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L