Ver Feed RSS

acris

Netflix no linux

Avalie este Post de Blog
Faz muito tempo que o único motivo pra iniciar um windows em máquina minha era para poder assistir aos filmes no Netflix. O Netflix é um serviço pago, fique claro, mas para quem sempre se esquece de devolver os filmes na locadora, sai imensamente mais barato, além da praticidade de não ter que sair de casa para escolher o filme. O sistema do Netflix roda em Windows e Mac e também PS3; este último é uma tentação e todos meus amigos geeks que usam o Netflix me falaram que é via PS3 que acessam o serviço. Bem, embora o PS3 seja atraente por milhares de motivos além desse, ainda fico com o 2 porque, bem, ando carecendo de verdinhas pra chegar nesse outro patamar.
Quando fiz a assinatura, como não poderia deixar de ser, fiz muito estardalhaço junto à empresa requerendo que funcionasse no Linux, assinei abaixo assinado (sim, até isso existe), mas, causa perdida, fiquei à mercê do sistema operacional que veio, sem que eu pedisse, instalado no meu netbook. Isso por mais de um ano.
Anteontem conheci uma figura bárbara, o Hans Bintje, mocinho de hardware livre, software livre, cerveja livre e outras liberdades interessantes, que ontem me passou um tutorial do youtube para instalar o Neflix no Linux (valeu pela pesquisa!). Foi a motivação que faltava para que eu voltasse a gastar tempo com esse problema (nada como ter, no horizonte, a esperança de estar livre do Windows para sempre).
Segui o passo a passo e tive alguns problemas: já no apt-get update, falhas ao buscar arquivos por problemas ao conectar com o packages.linuxmint.com:http: e, portanto, update incompleto. Achei uma discussão na net sobre isso, aparentemente o problema era nos repositórios mesmo e teria sido resolvido em janeiro (mas... o server caiu...). Lá explica como resolver, mas antes eu decidi tentar dar uma espiada no Synaptic - por algum motivo inexplicável, o gerenciador gráficos de pacotes é sempre minha última opção...).
E there you are! O Netflix estava disponível na lista de pacotes para a instalação.
Foi só escolher e instalar. Da primeira vez deu erro, de conexão de novo, insisti e foi. Ele avisa sobre a não autenticação de alguns componentes, bem, você decide se vai ou não aceitar continuar. Sempre acho mais seguro usar o Wine somente em máquinas não vitais (o Hans Bintje recomendou instalar uma máquina virtual pra isso, boa ideia). No meu caso, é uma máquina de trânsito, nada vital lá dentro, mandei ver e quase tive um treco de emoção ao ver o netflix rodando no Linux, com perfeição!

Os passos abaixo, realizados no Linux Mint, usam o terminal primeiro e depois o Synaptic. No final deste artigo copio os comandos indicados no tutorial da Nixie Pixel, podem ajudar você a escolher um caminho melhor (e de quebra, dão dicas para o fedora).


Siga estes passos e seja feliz:


1) No terminal digite:
Código:
$ sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio
$ sudo apt-get update
Se falhar, tente mudar algum dos repositórios.


2) abra o Synaptic ou o Muon ou o gerenciador de aplicativos de sua preferência. Instale os seguintes pacotes (o mono e o gecko você pode tentar outras versões disponíveis):
netflix-desktop
mono-xsp2
wine1.3-gecko


3) No lançador de aplicativos digite netflix e abra o netflix-desktop. Ou encontre-o no menu Aplicativos → Multimedia.


4) O programa, no primeiro acesso, pede a senha para iniciar a instalação. Nesse momento, o programa faz o donwload do firefox-setup.exe e do silverlightsetup.exe, não desconecte da rede. Se o Gecko ou o Mono não estiverem instaldo, o próprio Wine vai indicar uma opção para instalação, mas recomenda preferir pacotes próprios de sua distribuição, por isso eu os instalei antes.


Concluída a instalação, é só estourar a pipoca e escolher a “fita”

Como o tutorial da Nixie Pixel não está traduzido, resolvi publicar aqui também o passo a passo, afinal, sharing is everything! O tutorial visa o Ubuntu, o Linux Mint e o Fedora. Eu só testei no Mint, Ubuntu based e, portanto, mesma lógica, mas copio abaixo também os passos no Fedora, para quem quiser testar.


No Linux Mint e no Ubuntu:
Código:
$sudo apt-add repository app:ehoover/compholio
$sudo apt-get update
$ sudo apt-get install netflix-desktop
Abre usando o lançador de aplicativos ou pelo menu.


No Fedora:
Código:
$ su -c 'yum -y install wget'
$ wget -c http://sourceforge.net/projects/postinstaller/files/data/Netflixplayer.tar.gz
vai para o diretorio onde está o pacote
Código:
$ tar -xvzf Netflixplayer.tar.gz
$ su -c 'sh Netflixplayer.sh'
Instala inclusive o wine. Abre pelo lançador ou pelo menu.


Aproveito para divulgar a campanha que lancei ontem no facebook, em homenagem ao dia internacional das mulheres: “Não me mande flores, use linux!”. Compartilhe ;-)
Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         noflowerSimLinux.jpeg
Visualizações:	99
Tamanho: 	17,3 KB
ID:      	43270
Categorias
Tutoriais

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L