Ver Feed RSS

Magal

Pró atividade

Avalie este Post de Blog

Pró atividade



Como se chama aquela qualidade que todo patrão gostaria de ver em seus colaboradores e em seus líderes? Pró atividade. É uma das palavras do momento. Ela até já deixou de ser uma qualidade para elevar-se ao grau de virtude. Todos crêem que são pró ativos, mas na realidade muitos confundem o conceito. Há os que pensam que ser pró ativo é ter iniciativa; Outros, que é a orientação pela ação rápida. Vamos colocar os "pingos nos is".

Um dos significados do prefixo "pró" significa antecipação, algo que acontece antes. A pessoa pró ativa está sempre se antecipando aos acontecimentos, fazendo até mesmo alguma espécie de previsão para poder atuar de uma determinada forma planejada. Logo, a pró atividade não é sair queimando pneu e agir de qualquer maneira. É necessária uma análise do contexto, identificação e seleção de alternativas e imaginação dos resultados de cada cenário. Isto leva algum tempo. Claro que nunca se tem certeza do que poderá acontecer mas, com um bom planejamento, maximizamos as chances de sucesso.
Então ser pró ativo significa tomar a iniciativa? Também, mas não apenas isso. A iniciativa por si só é uma reação, e não uma ação. Quando adicionamos a esta um questionamento positivo do processo, além do planejamento, então chegamos à pró atividade. Um exemplo: Um instrutor, dando uma palestra, pergunta quem poderia tirar cópias xerox de um artigo. Alguém rapidamente se oferece como voluntário. Muito bem, demonstrou iniciativa; A pessoa pró ativa se oferece como voluntária e também sugere algo do tipo: "Podemos escanear o artigo?" ou "Que tal pedirmos para alguém colocar o artigo no formato word ou Power Point?" Trata-se de um questionamento visando a melhoria do processo ou do resultado.
Pensando um pouco além, este questionamento positivo é a base para toda mudança que pode ocorrer em referência a algum assunto. Iniciativa pode levar a mudanças, mas de maneira inconsistente. Questionamento positivo e planejamento sem a iniciativa da execução não passam de sonhos num pedaço de papel. A pró atividade é quase a própria mudança (quase porque, em alguns casos, a mudança, num contexto macro, normalmente ocorre sem planejamento, e muito rapidamente) uma vez que é a soma da iniciativa com o questionamento positivo e com o planejamento. Some-se a ela a criatividade, e vamos chegar à inovação. Criatividade sem pró atividade não passa de um monte de idéias que podem ser ou não ser úteis. Pró atividade sem criatividade resultará em mudança de pouco ou curto impacto. Mudanças que valem a pena começam com uma certa dose de criatividade. A estas mudanças dá-se o nome de inovação.
Resumindo:
PRÓ ATIVIDADE = INICIATIVA + QUESTIONAMENTO POSITIVO + PLANEJAMENTO
INOVAÇÃO = PRÓ ATIVIDADE + CRIATIVIDADE
Agora que já você já sabe o que é pró atividade, o próximo passo é utilizá-la para desenvolver a capacidade de inovação de sua empresa. O que é preciso melhorar? Minha sugestão é começar pelo planejamento ou o questionamento positivo. Iniciativa e criatividade são características mais presentes nos brasileiros. Boa sorte!


Alfredo Posse Lago (fredulago@ig.com.br) é consultor e palestrante na área de desenvolvimento de pessoas, com cursos no Brasil e no exterior. É Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo, pós graduado em Administração pela Fundação Vanzolini e Executive MBA pela Business School São Paulo.

Atualizado 26-01-2009 em 00:59 por Magal

Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L