Ver Feed RSS

acris

UEADSL: Walter Benjamin e Cultura Livre

Avalie este Post de Blog
Nesta edição do UEADSL2015.1, os colaboradores do grupo Texto Livre, membros do SLEducacional e pós-graduandos na área de Linguística, Simone Garofalo e Gleidston Ali nos presenteiam com uma inusitada, mas muito pertinente, relação entre o famoso texto do filósofo Walter Benjamin, da Escola de Frankfurt, "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica", e a Cultura Livre, como filosofia de compartilhamento, colaboratividade, liberdade e meritocracia na criação e divulgação da arte.

A obra de arte na era da internet precisa de discussões desse quilate pois é por onde podemos compreender melhor a relação desigual de forças entre artistas e indústria cultural, que acaba por fazer vingar leis restritivas em nome de direitos autorais distorcidos já que, do ponto de vista dos autores, trata-se mais de "deveres autorais" do que direitos, visto que estes últimos pertencem à empresa que intermedia a relação entre o público e o artista. Cabe ressaltar: leis que afetam não somente os artistas, mas toda a população que está, de alguma e qualquer forma, interagindo na internet.

A conferência já está publicada (http://ueadsl.textolivre.pro.br/2015...programacao/53) e você já pode iniciar a interação com a autora, bastando, para tanto, cadastrar-se como ouvinte no evento (http://ueadsl.textolivre.pro.br). Os participantes receberão certificados pelo Laboratório SEMIOTEC/FALE/UFMG, com 36h de atividades, a partir da leitura e comentário de pelo menos 3 trabalhos apresentados neste evento durante o período de 12 a 19 de junho.

Em nome da Comissão Organizadora do UEADSL2015.1, damos as boas vindas a todos os interlocutores que passarem por nosso sítio.

O UEADSL é um evento totalmente online e sem custos para os participantes, promovido pelo grupo Texto Livre/Laboratório SEMIOTEC, da FALE/UFMG, desde 2010. Apoio: CAED/UFMG

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L