Ver Feed RSS

Magal

Curso:Como funciona o Proxy (Do Básico ao Avançado)

Avalie este Post de Blog

Curso: Como funciona o Proxy (Do Básico ao Avançado)



No link abaixo você vai encontrar o curso completo.

http://homepages.dcc.ufmg.br/~mlbc/c...all/index.html


Uma pequena introdução sobre o Proxy para iniciantes


Normalmente um computador se conecta direto com o servidor web. Quando vc digita www.nomexxxxx.com.br o seu computador obtem o IP do servidor (através do DNS, que é outro servidor) e conecta direto, ponto a ponto.
As vezes, não é interessante que essa conexão direta aconteça. A idéia aí é usar um computador intermediário que irá controlar/administrar as conexões com os servidores web. Isso pode ser útil quando uma rede local tem muitos computadores. Em vez de cada computador interno estabelecer a conexão direta, eles se conectam ao proxy, que é quem de fato faz a conexão.

Com o uso de um proxy o administrador da rede pode determinar quais sites podem ser acessados por quais computadores da rede interna. Pode também determinar a prioridade da conexão, a velocidade que cada computador da rede interna vai ter economizando banda de acesso a internet. Um proxy também pode economizar acesso a internet fazendo o "cache". Assim, se um computador acessa um site, uma cópia desse site é baixada e guardada na memória do proxy. Se um outro computador acessa o mesmo site, o proxy entrega o site imediatamente, sem precisar baixar o site novamente. O usuário do segundo computador vai ter a impressão que o site baixou bem mais rápido e a internet sequer foi usada.

Quando o proxy estabelece a conexão com o servidor, o IP que aparece é o do proxy e não do computador que solicitou o acesso. O proxy (no caso squid) identifica quem está usando o site através dele, em outras palavras, por default ele repassa o IP interno para a internet.
No entanto, o proxy registra o Ip de cada computador que utiliza seus serviços. Isso significa que embora o site destino não tenha condições de saber o IP do computador, o administrador do proxy tem. Igualzinho a um intermediário.

Essa técnica de proxy pode ser utilizada para contornar restrições que o administrador da rede criou. Como o acesso ao proxy é liberado, a partir do proxy vc pode acessar o que vc quiser. Uma rede bem administrada impedirá o acesso a proxies também.

Como é que o proxy funciona ? Simples: ele recebe uma requisição de site de um computador cliente. O proxy anota o endereço do requisitante e tenta acessar o site que ele pediu. Quando o site responde, o proxy recebe o conteúdo, lembra-se para quem foi solicitado e retransmite para o requisitante. Esse processo pode gerar uma leve demora na velocidade mas normalmente esse demora é imperceptível na maioria das vezes.

Atualizado 27-01-2009 em 00:03 por Magal

Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L