Ver Feed RSS

lipeiori

Padrão único para Linux em fase de teste

Avalie este Post de Blog
Uma grande dificuldade no desenvolvimento de aplicativos para Linux é a diversidade de distribuições, cada uma com nomes e locais diferentes para programas e bibliotecas. Para eliminar esse problema, o padrão Linux Standard Base (ou LSB, como é mais conhecido) entra agora na fase de teste de sua quarta versão.

A Linux Foundation está convidando os interessados para testar a versão 4.0 beta da especificação LSB. Em seu site, o grupo de trabalho da fundação responsável pela tarefa apresenta cinco metas para os testes. Quem se interessar deve:

* experimentar as novas especificações ;
* testar a compatibilidade de aplicativos com a LSB 4.0. Para isso foi criado o Linux App Checker;
* criar seus próprios aplicativos com auxílio do SDK (kit de desenvolvimento de software) da LSB;
* avaliar a compatibilidade do sistema com a LSB 4.0 e também com o LSB Distribution;
* ajustar aplicativos de acordo com as implementações de exemplo da LSB.

Com suas ferramentas e especificações, a LSB busca aumentar a semelhança --- e portanto a compatibilidade --- entre as centenas de distribuições Linux. A especificação engloba definições claras para programas e bibliotecas. Para as localizações e nomes de diretórios, ela se baseia no padrão FHS (Filesystem Hierarchy Standard), assim como nos padrões já totalmente estabelecidos (desde os anos 1980) POSIX e Single Unix Specification.

Quem obtiver resultados nos testes deve repassá-los à Linux Foundation. Para isso, há uma lista de emails e um canal IRC (irc://irc.freestandards.org/#lsb).
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L