Ver Feed RSS

lipeiori

WiMAX: acesso à Internet para 800 milhões de pessoas

Avalie este Post de Blog
WiMAX Forum prevê que mais de 800 milhões de pessoas terão acesso à próxima geração de redes WiMAX em 2010

Já existem cerca de 460 implementações WiMAX em 135 países

Os primeiros dispositivos móveis de 3.5GHz já receberam a certificação do WiMAX Forum


Portland, Oregon – Fevereiro de 2009 – O WiMAX Fórum® anuncia que os Provedores de Serviços WiMAX já possuem redes que oferecem cobertura para 430 milhões de pessoas em todo o mundo e estão no caminho certo para dobrar a cobertura, atingindo 800 milhões de pessoas até o final de 2010. Além disso, o número total de implementações WiMAX em todo o mundo já se aproxima de 460, em mais de 135 países, para redes fixas, portáteis e móveis. O WiMAX Forum também conquistou marcos importantes, como o selo de certificação aos primeiros produtos WiMAX.

“A cobertura WiMAX já está disponível e é o catalisador do mercado mundial para o acesso à internet de banda larga 4G em países que não querem esperar”, declarou Ron Resnick, presidente e chairman do WiMAX Forum. “Esses novos números de implementações revelam que o ecossistema de internet móvel WiMAX conseguiu um forte crescimento e continuará a satisfazer a demanda do mercado para serviços de banda larga com alta velocidade em 2009. Produtos certificados para a faixa de 3.5GHz darão às operadoras o acesso a equipamentos e dispositivos que eles necessitam para oferecer conexão de banda larga sem fio”.

Com mais de 430 milhões de pessoas já conectadas aos serviços WiMAX e com as novas licenças de espectro previstas para serem alocadas em países como Brasil e Índia, o WiMAX Forum espera ver a aceleração do crescimento da adoção mundial da tecnologia WiMAX em 2009, e o ecossistema pode esperar a continuação do crescimento da base de assinantes à medida em que consumidores e empresas reconhecem a disponibilidade da tecnologia WiMAX como uma alternativa de baixo custo e alta velocidade em relação às demais tecnologias de internet.

“Após diversos anos de desenvolvimento, 2008 foi o ano em que a WiMAX se tornou uma realidade”, declarou Sean Maloney, vice-presidente executivo da Intel. “Tanto em mercados emergentes, quanto nos maduros, empresas e governos estão implementando redes WiMAX 4G para ajudar a reduzir o abismo digital e oferecer acesso móvel e rápido de banda larga a seus cidadãos. Enquanto os países procuram acelerar a adoção da conectividade de banda larga em 2009 em busca da recuperação econômica, a WiMAX está pronta – é a tecnologia certa no momento certo. Não existe a necessidade de esperar – a WiMAX já é uma realidade”.

O WiMAX Forum certifica os primeiros produtos de 3.5GHz
Confirmando o ótimo momento da tecnologia WiMAX, o WiMAX Forum anunciou que a Samsung e a ZTE Corporation receberam o selo de Certificação do WiMAX Fórum, confirmando a aprovação dos produtos para a banda de espectro de 3.5GHz. As estações base da ZTE marcam os primeiros de muitos produtos certificados a saírem do laboratório da Associação de Tecnologia para Telecomunicações (TTA, na sigla em inglês) da Coréia, um dos seis Laboratórios de Certificação Designados pelo WiMAX Forum (WFDCL, na sigla em inglês) em todo o mundo.

A estação base de 3.5GHz da Samsung, a U-RAS Flexible, é uma nova adição aos produtos da Samsung Certificados pelo WiMAX Fórum para as bandas de 2.3GHz e 2.5GHz. A estação base já está sendo utilizada no primeiro serviço comercial WiMAX na Lituânia.

As estações base 9100+R9100 da ZTE também conquistaram a certificação. Isso amplia as freqüências do portfólio da ZTE, que já possui produtos certificados pelo WiMAX Forum para as bandas de 2.6GHz e 2.3GHz.

Seis dos sete principais fabricantes mundiais de equipamentos estão desenvolvendo produtos WiMAX. O WiMAX Forum calcula que até 2011 haverá mais de 1000 produtos móveis certificados pelo WiMAX Forum disponíveis em todo o mundo.

Sobre o WiMAX Forum®
O WiMAX Forum® é uma organização sem fins lucrativos, liderada por membros do setor e formada para certificar e promover a compatibilidade e a interoperabilidade dos produtos banda larga sem-fio baseados no padrão IEEE 802.16/ETSI HiperMAN harmonizado. O objetivo do WiMAX Forum é acelerar a introdução destes sistemas no mercado.

Os produtos certificados pelo WiMAX Forum são interoperáveis e compatíveis com serviços de banda larga fixos, nomádicos, móveis e portáteis. Ao longo dessa linha, o WiMAX Forum trabalha de perto com provedores de serviço e reguladores para assegurar que os sistemas certificados pelo WiMAX Forum atendam os requisitos governamentais e dos consumidores. Por intermédio da série de eventos Congresso WiMAX Forum de exposições e eventos de comércio global, o WiMAX Forum tem o compromisso de promover educação, treinamento e colaboração para ampliar o alcance do ecossistema WiMAX. Para mais informações, visite o link da exposição de negócios em www.wimaxforum.org

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC), líder mundial de inovações em silício, também é líder na fabricação de produtos para computadores, redes e comunicações. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portuguese/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/

“WiMAX Forum”, o logotipo do WiMAX Forum e o logotipo “WiMAX Forum Certified” são marcas registradas do WiMAX Forum. “WiMAX”, “Mobile WiMAX”, “Fixed WiMAX”, “WiMAX Certified” e “WiMAX Forum Certified” são marcas registradas do WiMAX Forum. Todas as outras marcas registradas pertencem aos seus respectivos proprietários.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L