Ver Feed RSS

acris

Texto Livre nova mente

Avalie este Post de Blog
Ou seria novas mentes?

O Texto Livre começa este semestre sob nova direção: Dani_re e Leleobhz comandam o espetáculo. Eu já estava criando teia de aranha no cargo e ano passado fiz pouca coisa pelo grupo, estava mais do que na hora de termos novos ares.

Continuo na revista, no evento e como professora voluntária.

A revista Texto Livre nunca recebeu tantas submissões quanto agora. A maioria dos trabalhos é sobre documentação em software, especialmente software livre, o que faz do próximo número uma promessa bem interessante. No entanto, a natureza dessas submissões nos fez (aos editores, eu e o Dilson) o óbvio: precisamos de pareceristas além do nosso querido campo da semiótica. Assim, comecei a entrar em contato com várias pessoas para ajudarem a compor nosso corpo editorial. Aproveito para pedir sugestões de nomes. Como se trata de um periódico científico, o parecerista precisa ser, no mínimo, mestre (preferencialmente doutor), para ter alguma experiência com a escrita acadêmica além de conhecimento de causa.

O IV EVIDOSOL já tem data marcada: 3 a 5 de junho de 2009 (2009? jura? afe...). Tinhamos sempre preferido o finalzinho do semestre, mas dessa vez resolvemos testar um novo período por vários motivos, incluindo a data do FISL desse ano, ao qual, se tudo der certo, novamente iremos com a Underlinux e o Texto Livre de mãos dadas (será o terceiro ano seguido). Estamos estudando algumas novidades, como mini-cursos e um seminário de projetos na área. Se alguém tiver uma idéia e quiser juntar-se a nós, be welcome!

A turma de voluntários do ano passado ainda está terminando um dos projetos mais gostosos, que foi a gravação dos carimbos do Tuxpaint em português do Brasil, num projeto com o SLEducacional. A gravação foi feita por quatro meninas voluntárias (crianças... não se assanhe ). Como decidimos fazer um trabalho de qualidade, usamos uma técnica de gravação que insere as palavras num contexto prosódico estável, ou seja, numa frase que garante estabilidade de melodia e ritmo. Agora estamos fazendo a parte chata: segmentar essas frases para extrair as palavras que vão para o programa. O Bill Kendrick, autor do TuxPaint, está esperando.

Para a turma de voluntários desse semestre estamos organizando uma palestra com o Rubens Queiros, do Dicas-L, só pra começar. A idéia é centrar fogo num único projeto durante o semestre, mas ainda há muita água para rolar. Aproveito para dar as boas vindas aos novos voluntários da UFMG, que estão chegando essa semana.

Quanto a escrever nesse blog: prometo que tentarei voltar com mais freqüência, dependendo das folgas que o Setfon e o Texto Livre me derem.
Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L