Ver Feed RSS

Laedrus

sysusers - Backup crítico iminente?esta pode ser a solução, alguém já viu algo assim?

Avalie este Post de Blog
Olá pessoal!

Se o Backup (para que se mude o SO ou alguma mudança perigosa) está iminente, e você precisa saber quem vai precisar urgentemente dos dados, eis uma ferramenta que pode te ajudar:

Estou inaugurando meu blog com uma iniciativa que pretendo levar adiante, mas queria a opinião de quem já tem mais experiência que eu, para não ter que reinventar a roda, hehehe.

Um tempo atrás precisei fazer o backup das contas de usuário de um servidor, mas não conhecia nenhuma ferramenta prática que me dissesse quanto de espaço o cara ocupa, a última vez que ele logou E onde está o home dele (neste caso, não era tão padronizado, como pode não ser nos futuros).

Então desenvolvi um pequeno script que compila várias informações de todos os usuários, dando um relatório com: informações extras do passwd, onde está seu home e quanto ocupa, a última vez que logou, se logou.

Fica um relatório legal, e pensei em empacotar RPM e DEB para distribuir e ver o que a galera acha.

Tenho planos futuros para por suporte a buscas em LDAP e NIS(talvez), mas antes de qualquer coisa queria saber da galera mais experiente, se já existe ferramenta de sistema a um yum install de distância que pode te geral um relatório eficiente de uso do servidor, ou seja, que você bata o olho e possa analisar quem usa ou não o servidor, ou a quanto tempo deixou de usar.

estou pensando em batizar de sysusers, uso simples, você dá o comandoa e ele te gera o relatório, claor que terá que ter um man e help, mas antes preciso ver se vale a pena, digam-me.

Atualizado 06-03-2009 em 16:35 por Laedrus

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de Magnun
    Pó... parece bom! você fez todo em shell script??

    O relatório é gerado em que formato??

    Já pensou eu criar uma interface remota??
  2. Avatar de Laedrus
    Fala amigo, esses dias me empolguei e criei o site no sourceforge, estou fazendo na mão por enquanto só para passar a mensagem e o código também.

    Esqueci de dizer antes, o código é em Perl! =) minha linguagem favorita por enquanto

    Por enquanto tem uma foto lá do relatório, e já vou por em breve o código para que possam baixar e testar também.

    só não entendi a interface remota?? você pode até mandar a saída para um arquivo e disponibilizar via web, mas eu não faria isso, sendo que a idéia é que o admin tenha um controle maior de quem está usando o server.

    Até a noite o código já está lá, o mais atualizado.
    Atualizado 12-03-2009 em 00:29 por Laedrus
  3. Avatar de Magnun
    A idéia é você ter um cliente pra acessar o "servidor" e emitir relatórios, visualizar a utilização, fazer configurações e etc...

    Quando tiver pronto põe o link do sourceforge ai!
  4. Avatar de Laedrus
    Ah maneiro, mas de repente pode ser feito até por SSH, já vi muita gente fazendo por exemplo checagem remota de Nagios do tipo

    ssh [email protected] -C "sysusers" >> report.txt

    Mas um cliente que pudesse ser adaptado como plugin do Nagios =) mas primeiro quero melhorar o principal, que tem muito a evoluir ainda.

    Linux System Users Information Report

    Já dá pra ver o relatório, o código até a noite vai pra lá!
  5. Avatar de Magnun
    Massa, vou dar uma olhada! vlw

+ Enviar Comentário