Ver Feed RSS

root@blog:/# chmod o+r *

Curso: Gerenciadores de Boot - Personalizando o boot loader

Avalie este Post de Blog

Veja o restante deste conteúdo aqui



Lembrando que este é um conteúdo livre obtido no CDTC. A abertura dessa série de posts pode ser vista aqui.

Obrigado!

7 - Personalizando o seu boot loader



Introdução - Personalizando o seu boot loader

O GRUB e o LILO permitem algumas personalizações como mudar a cor das letras, a cor do fundo, o tamanho da tela, o nome das imagens e etc. Nessa lição será mostrado como adicionar uma imagem de fundo ao seu boot loader (chamamos de bootsplash).
Personalizando o LILO com bootsplash

O LILO permite que uma imagem de fundo apareça na tela gráfica durante a escolha do sistema operacional. A imagem a ser adicionada deve ter o tamanho 640x480, ter apenas 16 cores e estar no formato bitmap (.bmp). Essa imagem pode ser feita no GIMP ou em qualquer outro programa de criação de imagens, ou pode-se pegar uma imagem qualquer e transformá-la em 16 cores e .bmp .

Quando a imagem já estiver pronta temos que configurar o arquivo lilo.conf para que ele carregue a imagem de fundo. Devemos então adicionar os seguintes parâmetros:

bitmap=<bitmap-file>
bmp-colors=<fg>,<bg>,<sh>,<hfg>,<hbg>,<hsh>
bmp-table=<x>,<y>,<ncol>,<nrow>,<xsep>,<spill>
bmp-timer=<x>,<y>,<fg>,<bg>,<sh>


bitmap=<bitmap-file>
O campo deve ser preenchido com o endereço da imagem que será carregada.

bmp-colors=<fg>,<bg>,<sh>,<hfg>,<hbg>,<hsh>
Esse parâmetro define o valor decimal para as cores das letras que aparecerão na tela. O campo é composto por seis entradas, as três primeiras para o texto normal e as outras para o texto em destaque. Os campos <fg> e <hfg> se referem a cor da letra, <bg> e <hbg> a cor do fundo, <sh> e <hsh> a cor da sombra. Se a cor de fundo não for definida então será definido como transparente. Se a cor de sombra não for definida será usada como padrão 'none' (nenhuma).

bmp-table=<x>,<y>,<ncol>,<nrow>,<xsep>
Esse parâmetro especifica onde aparecerá a tela de menu para a escolha do sistema operacional. <x>,<y> especificam as posições x e y em relação ao canto esquerdo superior. <ncol> é o número de colunas do menu.<nrow> é o número de entradas em cada coluna. Se mais de uma coluna é usada <xsep> é o número de colunas de caracteres entre cada coluna. Os valores das cordenadas x e y devem ser acompanhados pelo sufixo 'p'.

bmp-timer=<x>,<y>,<fg>,<bg>,<sh>
Esse parâmetro é opcional, ele mostra a contagem do parâmetro 'timeout'. <x> e <y> são usados da mesma forma que em 'bmp-table', os campos <fg>,<bg>,<sh> são usados da mesma forma que em 'bmp-colors', com a diferença que <bg> deve ser especificado.

Segue abaixo um exemplo de preenchimento desses campos:

bitmap=/boot/exemplo_bootsplash.bmp
bmp-colors=6,,,3,,
bmp-table=423p,181p,1,8,19
bmp-timer=536p,453p,3,4,,


Não esqueça de dar o comando lilo -v para atualizar o LILO.


Personalizando o GRUB com bootsplash

Assim como o LILO, o GRUB também permite uma imagem de fundo durante a exibição do menu gráfico. Essa imagem deve estar no formato XPixMap (.xpm), ter o tamanho 640x480, ter somente 14 cores e estar no formato do gzip (.gz).

Quando a imagem já estiver pronta temos que configurar o arquivo menu.lst para que ele carregue a imagem de fundo. Devemos então adicionar o seguinte parâmetro:

splashimage=(hdx,x)/GRUB/exemplo_splashimage.xpm.gz


Lembrando que no lugar de (hdx,x)/... deve estar a partição e o diretório onde se encontra a imagem.

Uma maneira interessante de testar as suas imagens é entrando no prompt do grub apertando 'c', depois logue na partição onde estão as imagens (root(hdx,x)) e dê o comando splashimage /GRUB/.../exemplo.xpm.gz . Depois de testadas as imagens altere o arquivo menu.lst e adicione a imagem desejada.


Mudando as cores

Para mudar as cores das fontes do menu utilizamos parâmetro color, esse percebe uma cor que pode ser uma das listadas abaixo:

  • black;
  • green;
  • blue;
  • cyan;
  • red;
  • magenta;
  • brown;
  • light-gray.

O modo de usar é: color light-gray/blue black/light-gray


Desinstalando o boot loader

Se por algum motivo for necessário desinstalar o LILO ou o GRUB você deve repor o MBR com outro boot loader, pois com o MBR vazio nenhum sistema será carregado automaticamente. Nesse curso foi ensinado como instalar o GRUB e o LILO, mas caso seja necessário instalar o carregador do Windows, você deve estar logado no Windows e no prompt digitar o comando fdisk /MBR para reinstalar o boot loader padrão do sistema no MBR. Caso esse comando não funcione e você disponha de um cd de instalação do Windows entre num prompt do DOS e digite: fixmbr

Atualizado 18-01-2010 em 11:39 por Magnun

Categorias
Cursos , Gerenciadores de Boot

Comentários

  1. Avatar de irado
    como sempre acontece com os posts do magnum, a linguagem técnica é apresentada com rara competência, tornando compreensíveis assuntos que, se lidos pelos manuais ou "white papers", são de aridez só comparável a leitura de anotações médicas.

    parabéns é pouco, tenho lido os vários posts (tutoriais sempre muito esclarecedores) mas não posso estar sempre dizendo "parabéns" pro magnum porque senão acabam dizendo que "virei gente, estou bonzinho" - risos.
  2. Avatar de Magnun
    Huahuahaua... Valeu Irado! Mas como já disse antes, esse é um texto livre que consegui no CDTC, não fui eu quem redigiu!

    Mas, curioso você falar! Pois escolhi esse para postar aqui por possuir essa linguagem clara que eu tento usar quando escrevo! Fico feliz que mais alguém notou!

    Novamente obrigado e até mais....
  3. Avatar de Magnun
    Ah, daqui a pouco estou disponibilizando outra parte do "curso de redes" e agora é sobre o TCP então conto com você pra achar os erros, beleza?!

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L