Ver Feed RSS

MarceloGOIAS

Testado: rádio/cartão sem antena danifica se colocado em funcionamento

Avalie este Post de Blog
Colegas de Forum,

após deparar com rádios, cartões (PCI e mini-PCI) danificados, incluindo equipamentos de ERB celular coloquei-os na bancada. Peguei outros em perfeito estado de funcionamento e também testei na bancada com e sem antena.

Bem, como os profissionais da área sabem cartões e rádios não podem realmente serem ligados sem antena. Os antigos radio-amadores sabem bem disso: rádio em funcionamento somente com antena (e bem acoplada ao sistema), pois ocorre que o sinal elétrico (que alimenta e faz funcionar o rádio) é transformado em sinal eletromagnetico e o mesmo precisa ser dispersado no espaço (pela antena) sob pena de acúmulo no transceptor ou no cabo (onda estacionária). Esse acúmulo sem dispersão pode gerar re-alimentação e danificar o sistema de RF. Em linguagem popular: em vez da onda seguir até a antena a mesma fica "parada" no transceptor gerando onda estacionária, harmônicos e retorno de carga ao circuito de transmissão/recepção do rádio/cartão. Resultado: o mesmo danifica, seja diminuindo drasticamente a potência ou mesmo parando de funcionar.

Quem usa Mikrotik sabe que é possível controlar a potência de transmissão dos cartões. Quem configura o AP em "Regulatoy Domain" - por exemplo - e aumenta a potência dos cartões o ganho da antena é diminuído automaticamente para que o ganho de potência final (E.I.R.P) permaneça enquadrado dentro das normas de transmissões radio-elétrica do país escolhido. Logo, o equipamento que é ligado sem nenhuma antena o seu transmissor passa também a operar no máximo de sua capacidade para que o sistema compense a falta da antena; ou seja, mais uma possibilidade do radio/cartão ser danificado.

Resumo: quando os colegas forem testar as placas e rádios testem somente com antena, mesmo que seja aquela antena portátil e pequena que vem com o equipamento. Mini-PCI principalmente: jamais a teste sem uma antena. Nâo vale ligar apenas o cabinho (pigtail). Coloque uma antena acomplada ao cabo, mesmo que seja de 5dBi. Caso não tenha nenhuma antena no rádio/cartão deixe o equipamento desligado. Entretanto, o melhor cabo para testes (e para uso) é o de 50 Ohm, adequado a transceptores.

Resolvi postar esta mensagem mesmo que haja outras no forum simplesmente para reforçar e avisar aos colegas. Fato comprovado, eu garanto: rádio em funcionamento somente com antena, senão pode acontecer de seu equipamento parar de funcionar mesmo sendo novo.
__________________
Telecomunicações, Informática e Serviços de Engenharia
(62) 3093-3392
[email protected]

Projetos de SCM, Elétricos (eletrotécnica) e de Telecomunicações em Geral (incluindo emissoras de Rádio, TV e TV por Assinatura).
Projetamos, montamos e configuramos redes (dados, internet, telefônica, VOIP e celular, enlaces), provedores e servidores de qualquer porte.
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de rrinfor
    Isso é preocupante, principalmente para quem compra pela internet, pois a loja deve fazer testes, eu mesmo ja recebi junto com o equipamento (RB + Mini-Pci) screenshots dos testes realizado pela loja onde fiz a compra para informar que esta tudo ok, recomendo então a galera mandar o link desse artigo para a sua lista de fornecedores! :-)

    Abraços
  2. Avatar de 1929
    Esta, do fornecedor enviar junto os testes realizados é realmente uma boa.
    Pois, como vai dar garantia sem saber se não foi por mau uso do comprador? Segurança para os dois lados sempre é bom.
    Mas com certeza serão poucos os fornecedores que farão isso.
    A menos que nós façamos pressão ao comprar, exigindo os testes.
    Qual foi este fornecedor?
  3. Avatar de MarceloGOIAS
    Bem amigos,

    sem falar que muitos vendedores não entendem quase nada de eletrônica; ou seja, o "cara" acha que está fazendo um favor ou dever de comprovar o funcionamento do equipamento, mas pode estar danificando-o.
  4. Avatar de 1929
    É mesmo, eu havia esquecido.
    Os testes tem que ser feito com a antena no lugar, por precaução, senão não tem valor.

    Sai um pouco do tema, mas este tipo de teste deveria ser feito também com antenas. O fabricante deveria anexar um laudo específico para cada unidade.
  5. Avatar de MarceloGOIAS
    Entendi 1929,

    lógicamente compreensível. Fazer testes de equipamentos de rádio sem antena pode não demonstrar também a sua verdadeira eficiência.

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L