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I Simpósio Santa Catarina Games - SCGAMES2009

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[Dicas-L]

Florianpolis, SC, Brasil 05, 06 e 07 de junho de 2009

DATAS IMPORTANTES
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Submissão de Artigos: 17 de abril de 2009
Divulgação dos Artigos Aceitos: 08 de maio de 2009
Envio da Versão Final: 18 de maio de 2009

LINK PARA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS
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http://www.univali.br/scgamesclicar em Submissões

APRESENTAÇÃO
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I Simpósio Santa Catarina Games, organizado pelo Curso Supeior de Tecnologia em
Jogos Digitais do Centro de Cincêias Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar)
da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pelo Pólo de Games do Estado de
Santa Catarina, direcionado a todos os pesquisadores, professores e alunos,
de graduação e pós-graduação, de cursos voltados ao desenvolvimento e design
de jogos e áreas afins, do Brasil e do exterior. O evento ser constituído
por sessões técnicas, concurso de trabalhos acadêmicos, sessões de poster,
palestras, mesas redondas referentes a temas relevantes para a área e um
concurso de jogos para novos desenvolvedores. Além disto haverá um espaço
reservado para os debates das empresas do setor. O evento ocorrerá em conjunto
com o GAMEWAY 2009, que considerado o maior evento de games da regio sul,
reunindo jogadores e indústria em Florianpolis, Santa Catarina, e uma ótima
oportunidade para a comunidade de jogos encontrar-se com os seus usuários.

FORMATO DOS ARTIGOS
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Os artigos deverão utilizar o estilo da SBC e deverão ter entre 5 e 7 páginas.

SUBMISSÕES
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Autores são convidados a submeter artigos originais, referentes a
temas relevantes de investigação e aplicação na área de Jogos Digitais
(Tanto desenvolvimento quanto Arte & Design). Os tópicos de interesse
incluem os seguintes, porém não estão limitados aos mesmos.

Tópicos de interesse da Trilha de Desenvolvimento:
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* Agentes Emocionais
* Animação por Computador
* Arquiteturas, motores de jogos e design patterns
* áudio Inteligente para Jogos
* Computação Gráfica
* Computação Móvel
* Física Realística
* Games Massivos Multijogadores
* Hardware Dedicado
* Hardware de Interface
* Inteligência Artificial
* Interface Humano-Computador
* Jogos Educacionais
* Jogos Sérios
* Modelos e Infraestrutura para Jogos em Rede
* Modelagem física e procedural
* Processamento de Vídeo
* Processamento Paralelo CPU-GPU
* Processos de Desenvolvimento e Ferramentas
* Programação de Consoles
* Realidade Virtual
* Renderização Baseada em Vídeo
* Simulações de Resposta a Emergências
* Som Interativo e 3D
* Storytelling
* Técnicas diversas de iluminação e HDR
* Técnicas de Programação para Jogos
* TV Digital Interativa

Tópicos de interesse da Trilha de Arte & Design
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No entanto, no estão limitados apenas a estes itens:


* Projeto de Jogos Digitais: Metodologia projetual, Documentação,
Gerenciamento de Projeto
* Metodologias de apoio ao High-concept dos games.
* Design de Jogos de Computador ou Console.
* Mecânica de Jogos.
* Regras de Jogos.
* Design de Desafios.
* Design de Jogos para Internet.
* Projetos de Jogos Multiusuário.
* Design de Jogos para dispositivos móveis.
* Games para mídias localizáveis (GPS, celular) e mobilidades.
* Design de games com tecnologias em desenvolvimento (bio, nano, RA, etc).
* Interconectividade (blogging, video blogging, podcasting, TV interativa).
* Gamearte: Arte digital usando o jogo como suporte.
* Enredos e Narrativas. Narrativas específicas para games, e outras
aplicadas, como hipertextos, jogos de texto, poesias interativas,
ficções e literatura interativas.
* Design de Interfaces de Jogos.
* Design de Interação para Jogos.
* Design de Som para Jogos.
* Animação para projetos de Jogos.
* Tipografia para projetos de Jogos.
* Level Design.
* Arquitetura e Cenários Digitais para Jogos.
* Design e Personagens. Desenvolvimento de personagens e atores. Avatares.
* Critérios estéticos da composição de personagens. Desenho de concepção.
* Game e Corpo (Espaço, corporificação, tele-presença, dança e
performances artísticas.
* Ergonomia e Usabilidade. Jogabilidade.
* Design para Serious Games.
* Aplicações Especiais para publicidade, Marketing e vendas. Advergames.
* Interface entre os Games e outros gêneros: Cinema, História em
Quadrinhos, Artes Visuais, Música, Literatura.
* Interfaces inovadoras e alternativas (interfaces corporais,
interfaces para desabilitados, interfaces invisveis, interfaces
coletivas).
* Teoria e Filosofia de conceitos relacionados Arte e Design de Games.
* Taxonomia. Generos de Jogos.

Os artigos podem ser escritos em inglês, português ou espanhol.

ORGANIZAÇÃO
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Prof. Rudimar Luis Scaranto Dazzi, Coordenador Geral (rudimar@univali.br)
Prof. Anita Maria da Rocha Fernandes Secretaria (anita.fernandes@univali.br)

Chairs da conferência
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Geral
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Prof. Jacques Dulio Brancher (UEL)

Trilha de Desenvolvimento de jogos digitais
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Esteban Clua (UFF)

Trilha de Design de jogos digitais
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Renato Buchele Rodrigues (UNIVALI)

Trilha de Jogos Educativos e Culturais
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Filomena Moita (UEPB)
Julia Marques Carvalho da Silva (UNIVALI)



Comitê de Programa
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A ser divulgado.

Nossa, só de pensar em artigo me dá até arrepio... estou com o meu para entregar mas sem saber como concluir.
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