Ver Feed RSS

Sukkubus

Linux deve ser adotado em maior escala graças à recessão

Avalie este Post de Blog
Ter, 17 Mar, 04h50 97% usam servidores Windows, mas querem trocar.

http://row.bc.yahoo.com/b?P=7We9WMiY...668140%2fV%3d1
Por Rodrigo Martin de Macedo

Uma pesquisa realizada pela IDC em fevereiro mostrou que a crise econômica mundial deve favorecer a adoção de distribuições Linux. O estudo revelou que 72% dos administradores de TI estão avaliando ou já se decidiram mudar por distribuições do sistema de código aberto, tanto em servidores como nas estações de trabalho.

Segundo o site CRN , o estudo foi comissionado pela Novell, responsável pela distribuição SUSE , e foi conduzido com base em entrevistas realizadas com 300 executivos de TI.

Dentre estes, 68% afirmou estar avaliando ou já ter optado pelo aumento da adoção Linux entre as máquinas desktop, sendo que para servidores, campo em que o sistema se destaca, o número sobe para 72%.

A escolha do Linux como alternativa válida para estações de trabalho, embora seja defendida por seus evangelizadores há anos, ainda não se deu em proporções expressivas. Esse interesse de 68% é, portanto, digno de destaque.

O estudo também mostrou que a recessão incentivou 40% dos entrevistados a criar rotinas de trabalho adicionais no Linux nos próximos dois anos, e 49% acredita que o Linux será sua plataforma primária de servidor até 2014.

A motivação principal para a mudança, noticiou o site iTWire , é econômica, com diminuição de custos de licenciamento e suporte. Ao mesmo tempo, a adoção é retraída por fatores como menor número de aplicações e baixa compatibilidade com ambientes Windows, sistema que domina o mercado hoje. Embora nem todos os fatores sejam verdadeiros ou, pelo menos, absolutos, essa é, ainda, a percepção dos executivos a respeito da plataforma livre.

A pesquisa realizada em fevereiro levou em consideração apenas organizações com mais de 100 funcionários com sede ou escritórios na Ásia, Europa e Américas, e mostrou que 55% das empresas possuíam servidores Linux em uso, 39% servidores com outros “sabores” de Unix e 97% servidores com Windows.

Geek | Home


Comentário meio atrasado mas achei interessante correlacionar esse momento mundial x investimento em tecnologia. É a crise! Hoje em dia tudo é crise, oportunismo em alta! Mas pelo menos nesse ponto é um bom momento para quem sabe trabalhar com Linux...
Categorias
Noticias

Comentários

  1. Avatar de stevens144
    mto bom artigo!
  2. Avatar de Sukkubus
    Citação Postado originalmente por stevens144
    mto bom artigo!
    Vou até unir esse lance de "linux para a crise" num tópico que vou abrir lá no Girls...

+ Enviar Comentário





Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L