Ver Feed RSS

acris

linux pronto para desktop?

Avaliação: 2 votos, 4,50 média.
A resposta surgiu da alusão, no tópico, sobre o Linux não estar pronto para uso em Desktop.
Já que não tenho tempo de escrever aqui resolvi copiar essa minha resposta ao
fórum Under-Linux.org > Comunidade > UnderLinux GiRLS http://under-linux.org/forums/iconim...sidade_ltr.gif Linux: Aptidão ou Necessidade?
Àqueles que acompanham o fórum, sorry pela duplicação.


Acho que cabe uma palavrinha de profe, uma que leva o linux e o software livre todo semestre pra sala de aula... mesmo que o tema da aula seja sempre redação (sob diversas abordagens e diferentes objetivos, mas sempre redação e ultimamente sempre para alunas/os de letras).
Em primeiro lugar, fico surpresíssima em ler num post tão recente que o linux não está pronto para desktop. Por dois aspectos diferentes:

1) porque "estar pronto", em software (como aliás em quase tudo na vida) não existe, sempre podemos melhorar, sempre podemos achar um bug e depois podemos resolver e ao resolver achamos uma solução interessante que ninguém pensou antes ou um usuário lembra de algo que falta e bah! tá lá (especialmente se for software livre) uff! Então me espanta alguém esperar um linux "pronto" para desktop... espero mesmo que nunca esteja.

2) Porque eu só uso linux no Desktop. Em casa e no trabalho. E, aliás, acho dificílimo usar o Vista. Já o Linux minha filha usa desde os 7 (tem 9 agora). Começou com gnome, por conta do Edubuntu. Agora usa KDE porque ficou encantada com os efeitos que viu no meu desktop e pediu pra mudar. Ela não tem aparentemente perfil de hacker: ela gosta de chat, de jogos, de fazer suas pesquisas pra escola na internet e de visitar sites como o da turma da mônica. Ela usa windows na escola e nunca achou aqui (linux) mais difícil que lá (windows), ou o contrário.

Isso pode ser explicado de uma forma bem simples: embora eu deteste usar windows, não passo essa ideia pra ela. A ideia é outra: computador não é mistério, sistema operacional não é mistério, você pode. Coisa que se costuma dizer pra meninos muito mais do que pra meninas.

Mas existem limitações? Claro que sim! Não dá pra negar que usar Linux é deixar de comprar um sistema operacional e mais, que é dizer que, se você não pode comprar, nã precisa piratear pra usar computador. Ou seja, é dizer que você tem escolha e ela não depende só do seu bolso. É contrapor-se a grandes empresas. É tornar-se uma pedra no sapato. O que quero dizer com isso? Quero lembrar que se a placa de som que eu comprei (e isso é verdade) não funciona no Linux (comprei pro projeto, uma placa caríssima, alguém quer comprar?), isso não é porque o Linux é ruim, mas porque a empresa que fez a placa também acha mais importante manter as relações comerciais com a Apple e a Microsoft e vai continuar distribuindo os CDs para Mac e Windows sem divulgar nenhum driver que porventura alguém consiga criar para fazer a dita cuja funcionar no Linux.

Mesma coisa acontece com algumas impressoras, câmeras de vídeo e outros apetrechos mais usados que placas de som externas. Negar que essa dificuldade tenha um cunho político/social/econômico é fugir do verdadeiro problema.

Eu só levo o Linux para a sala de aula porque acredito que a universidade é muito mais do que passar conhecimento como quem passa receita de bolo: trata-se de um exercício de cidadania.

Atualizado 08-04-2009 em 09:02 por acris

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de alamdias
    Excelente texto. Exemplifica a mais pura realidade !
  2. Avatar de jeanfrank
    Texto bastante interessante e inteligente

    A alguns meses atrás não concordaria com alguns detalhes mas a gente vai evoluindo... inegavelmente me envolvi com o mundo linux e software livre e estou gostando d+ disto tudo... aqui na minha cidade fui o primeiro a ministrar cursos sobre software livre na época o recem lançado BrOffice mas não foi pra levantar nenhuma bandeira foi por que um pessoal de uma universidade precisava dominar um pouco dele...depois disto voltei minhas atenções para os velhos programas da microsoft e diga-se de passagem quando comecei a trabalhar com informática propriamente com treinamento isto em 1995, aqui no interior do interior de goias não sabiamos nem o que era linux e posso afirmar que se não fosse os softwares da microsoft não estaria aqui hoje teclando estas palavras, concordo com as maximas de que o windows é ruin, instavel, vulneravel, pago, etc mas não acredito que muitos de nós estaria aqui hoje discutindo sobre informática, linux, windows, melhor, pior, gratuito, pago... então acho que o Bill Gates teve sim um papel importante no desenvolvimento de todo a industria de computação a nivel mundial assim como a IBM, Intel e tantas outras então acho louvavel a questão do linux pra desktop ou não estando pronto ou não, aqui utilizo debian como proxy paralelo ao mikrotik e está show de bola e com a ajuda do rodrigo manga e luciano m4d3 coloquei pra rodar perfeito e não paguei 1 centavo por isto... em tempo quando fechei um contrato com uma empresa aqui de agronégocio eles exigiram que trabalha-se com windows original, pagarão as licenças não lembro o quanto mas não ficou barato, os programas que eles usavam não tinha e não tem suporte pra rodar sobre o linux mas fazer o que paciêcia... vamos trabalhar mais ainda pra que um dia todos tenham a possibilidade de utilizar este maravilhoso sistema operacional o linux em suas mais váriadas distro(debian minha preferida)... é isto pessoal.

    abraços
  3. Avatar de Sukkubus
    Simplesmente fiquei encantada com seu texto. Sábias palavras!
  4. Avatar de soul123
    Gostei do tópico!!!
    Faz pouco tempo que comei usar o linux na minha vida, sempre usava o Rwindows.
    O linux esta evoluindo muito, no novo debian tem ótima cara para desktop, agora não sei dos outros...
    Hoje o debian esta ótimo, tem aplicativos que pode emular programs que funciona em windows para o linux...

    Gostei do tópico.. o linux esta ganhado mercado por ser um software livre...

    Ser livre é bom de mais..
  5. Avatar de aglalp
    Foi bom ler este artigo.

    Já que estou há mais de 10 anos sem mexer com o Linux.
    Mas são tantas distrib. que estou meio atordoado, pois preciso para instalar Junos e testes como desktop também.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L