Ver Feed RSS

Mr_Dom

Anatel regulamenta internet banda larga pela rede elétrica

Avalie este Post de Blog
Sistema já está sendo testado em cinco estados.
Aneel estuda regras de exploração do serviço.


Internet de banda larga é a internet dos sonhos de todo internauta, mas até agora ela é cara e não está disponível em todos os lugares. Mas a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) regulamentou nesta segunda-feira (13), a internet banda larga poderá chegar à sua casa de um jeito muito fácil: pela tomada de luz.

http://jg.globo.com/

O analista de sistemas Jefferson Teixeira depende da internet para trabalhar, mas desde que se mudou para a casa nova em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, não conseguiu ter o serviço de banda larga. Já são três meses de tentativas. E se houvesse internet na tomada da energia elétrica?

"Acho que seria a solução porque poderia colocar em qualquer parte da casa", diz Teixeira.

O sistema já existe e foi regulamentado nesta segunda pela Anatel. Funciona mais ou menos como uma TV a cabo. A empresa que fornece o serviço de internet libera o sinal para rede de energia elétrica. Esse sinal viaja pelos fios até a casa do usuário. Lá ele vai precisar de um aparelho, ligado a qualquer tomada da casa, que vai permitir o acesso à internet em alta velocidade.

No Brasil, o sistema já está sendo testado em Barreirinhas, no Maranhão; em Goiânia; São Paulo; Santo Antônio da Platina, no Paraná e em Porto Alegre.

O internauta brasileiro vai ter que esperar um pouco mais essa nova internet, que só vai estar disponível depois de um acordo entre as empresas de telecomunicações e as concessionárias de energia elétrica. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já está estudando o assunto para criar as regras de exploração do serviço.

Em São Paulo, o engenheiro Clinton Namur é uma das pessoas que participaram do teste da internet via rede elétrica. Ele pode acessar a web na cozinha ou, se preferir, também na sala. É só plugar o computador em qualquer tomada da casa. A conexão também ficou mais rápida.

“Achei fantástica essa ideia, que eu abracei desde o começo. Para mim está atendendo perfeitamente”, diz Namur.

Fonte: http://g1.globo.com
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de Gustavinho
    Se ja tava dificil, agora com rede eletrica vai ficar mais.....e ainda não para ai.

    Vem a Anatel impor suas regras e licenças.
  2. Avatar de pabloferretti
    Eles dizem que as Concessionárias não poderam explorar o Serviço, e que terão que locar o meio físico para empresas de Telecom para prestar o serviço, mas quem garante que eles não criarão empresas secundárias e vão favorecer a si próprio na hora de locar o meio físico ? Se ao menos nós provedores que tivermos uma estrutura já consolidada e uma boa carteira de clientes tivermos chance de participar de uma Licitação para poder Locar essa estrutura já ta bom! Eu fico pensando em tudo que investi foram 3 anos de serviço duro, pouco mais de 250 mil investido, hoje tenho uma carteira de 800 clientes em 4 municípios diferente, nas minhas contas vou começar realmente a ganhar dinheiro daqui a uns 3 meses, será que vai dar tempo de recuperar pelo menos o que investi ? E tem outra, a infra-estrutura de redes que essas empresas têm é absurda, eles conseguem vender 10 megas sei lá por R$100,00 enquanto eu pago R$9900,00 /mês para a telefônica por 10 mbps, estou com medo...
  3. Avatar de jorgeprg
    A tendência da internet é comunicação sem fio... Apostar numa tecnologia via cabo, por mais barata que seja, é voltar ao tempo, restringir o progresso... é só dar uma olhada em matérias sérias como esta: Último Segundo - iG Tecnologia - Uma experiência com a internet total
  4. Avatar de kakinho
    Citação Postado originalmente por jorgeprg
    A tendência da internet é comunicação sem fio... Apostar numa tecnologia via cabo, por mais barata que seja, é voltar ao tempo, restringir o progresso... é só dar uma olhada em matérias sérias como esta: Último Segundo - iG Tecnologia - Uma experiência com a internet total
    Concordo amigo, sai muito mais caro que uma internet sem fio...

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L