Ver Feed RSS

Gustavinho

Internet via Rede Elétrica - Entenda como

Avalie este Post de Blog
PLC: entenda a conexão à internet e em rede por energia elétrica

As conexões de computadores em rede por meio de cabos e via wireless são bem conhecidas e discutidas atualmente. No entanto, há uma alternativa, o PLC (Power Line Communication) que, por conta de ficar emperrada em testes, não conquistou popularidade e ainda não cresceu no mercado.

O PLC é estudado no Brasil desde 2001 e foi esquecido há algum tempo. A tecnologia utiliza a infra-estrutura dos fios de rede elétrica para trafegar sinais de telecomunicações.

“Como a freqüência desses sinais é da ordem de MHz, e a energia elétrica trafega na faixa de Hz, os dois sinais podem conviver no mesmo meio físico, portanto, esta tecnologia não depende que exista energia elétrica, somente os fios”, afirma Gilberto Cardoso, gerente comercial da Eletropaulo Telecom.

Segundo Cardoso, “o PLC usa uma faixa de freqüência menor (narrowband) para a realização da gestão da rede de energia elétrica, como medição remota, automação, corte-religa, entre outros”. Para o usuário se conectar a esta faixa, precisará de um módulo de PLC conectado na tomada e no computador.

O PLC na Europa, também conhecido como HomePlug nos Estados Unidos, também pode ser utilizado para conectar desktops, equipamentos de som e outros eletroeletrônicos em rede. Isso, segundo Walter Merege, gerente de Tecnologia da Semp Toshiba, já pode ser feito em casas ou empresas brasileiras.

Já a conexão à internet por meio de rede elétrica ainda não está disponível no País e tem sido testada por empresas como Eletropaulo Telecom, em São Paulo, Light no Rio de Janeiro, Copel no Paraná e Celg (Companhia Energética de Goiás), sem previsão de conclusão.
“Com relação a preço, acreditamos que o serviço de acesso à internet deverá ter um custo compatível com as tecnologias existentes”, diz Cardoso. Além disso, concorrem com as conexões em banda larga por cabo, ADSL e Wi-Fi.

http://www.homeplugs.co.uk/acatalog/...DSL_Router.jpg
Exemplo de uma rede através da eletricidade.


Fonte: Por Fabio Sanches do IDG Now!
Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de Sukkubus
    Ele diz que ficaria compatível mas no mínimo o usuário teria que rever toda sua parte elétrica para tentar ter o que se espera deste tipo de sinal. Fico pensando em casos como aqui na minha cidade onde às vezes não tem sinal disponível numa rua acima ou abaixo da localização das empresas que fornecem o ADSL devido a falta de investimento na restruturação de antigas ligações. É muito atrasado, ainda.
  2. Avatar de Gustavinho
    Eu ainda acho que é uma novidade que vai explodir durante alguns meses e depois a galera nem vai mais lembrar....pois como diz ae...des de 2001 ja tem equipamentos que fazem a transmissão em rede interna.
  3. Avatar de vagnerricardo
    Penso diferente, Acho que como tudo na Area de T.i, tem estudos e destinos, não é leve em consideração outras tecnologias concorrentes, Adsl, Cabo, Radio, discado
    todos são concorrentes entre sí, mas, todos precisam de certos requisitos para funcionar, o radio precisa de visada e anteas de bom alcançe caso contrario não tem sinal no cliente, o cabo precisa ter tronco livre para a instalação e a net ja tem que ter algum ponto no predio...a ADSl as prestadoras telefonicas tem que ter viabilidade e portas, o discado penca por ter baixa velocidade e tambem é obrigado ter uma linha, creio que na "internet eletrica"(batizemos ela assim) teria que ter uma boa instalação eletrica e tambem, creio que portas para atender os clientes. e outra coisa, pelo menos acontece comigo aqui, que: 90% dos meus clientes que colocam radio não querem ficar na mão de apenas uma empresa até porque sabem que se um dia falhar com algum serviço para tudo..logo se um dia cortarem o telefone pelo menos internet ele ainda vai ter...agora se cortarem a luz o cara fica sem internet tambem...viva o gato! rs
  4. Avatar de fabiouberti
    E acredito que vai ter que crescer muito para se tornar uma realidade acessivel, pois aqui em minha cidade a rede eletrica esta parcialmente sucateada, e com certeza vai exigir um reestruturação da rede consequentemente, gerando custos... e provavelmente não trazendo muito retorno.

    Trorço para que de certo!
  5. Avatar de shuttner
    Tudo bem que PLC parece ser um excelente tecnologia pra internet sem se preocupar em cabear até o cliente mas, e no caso de um curto-circuito? E quando na casa de família onde as mulheres tem secadores de cabelos que geralmente tem 700W?
    O problemas dos cabos de energias que são muito antigos, postes caindo aos pedaços, como vai ficar questão de consumo de energia poderá aumentar o consumo do cliente
    Será que não estão atentando para esses problemas, e outros que poderão surgir?
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L